Projeto de lei autoriza criação de feriados em dias de jogos da Copa

A presidente Dilma Rousseff assinou o projeto da Lei Geral da Copa na sexta-feira, em MG

 

 

O Executivo do Congresso publicou nesta segunda-feira o projeto da Lei Geral da Copa, no qual autoriza a criação de feriados nacionais, estaduais e/ou municipais em dias de jogos da Copa das Confederações de 2013 e do Mundial de 2014, que serão realizados no País.

“A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que sediarão os Eventos poderão declarar feriados os dias de sua ocorrência em seu território”, cita o 41º dos 46 artigos publicados pela Casa Civil nesta segunda.

O conjunto de leis ainda cita que caberá à Federação Internacional de Futebol (Fifa) a definição dos preços dos ingressos para os jogos dos eventos que serão realizados no Brasil e também a proteção das marcas das empresas que patrocinarão os eventos. Segundo o artigo 16, “reproduzir, imitar ou falsificar indevidamente quaisquer símbolos oficiais de titularidade da Fifa” pode resultar em pena de detenção de três meses a um ano ou multa.

O projeto ainda criminaliza uma prática ilegal amplamente difundida em território em eventos não apenas esportivos, mas também culturais: cambistas. Em parágrafo único na seção “Crimes relacionados ao evento”, a lei prevê multa ou detenção de três meses a um ano ao ato de “sem autorização da Fifa ou de pessoa por ela indicada, vincular o uso de ingressos, convites ou qualquer espécie de autorização de acesso aos Eventos a ações de publicidade ou atividades comerciais, com o intuito de obter vantagem econômica”.

Como já previsto, o projeto traz como décimo artigo a insenção da Fifa no pagamento ao Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) referente a retribuições até 31 de dezembro de 2014.

A União prevê, ainda, proibir o ingresso de torcedores a estádios ou a quaisquer eventos relacionados à Copa caso estes estejam portando ou ostentando “cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, de caráter racista, xenófobo ou que estimule outras formas de discriminação”, ou, então, entoando “cânticos discriminatórios, racistas ou xenófobos”.

Conforme o artigo 37, há a possibilidade de criação de “Juizados Especiais, varas, turmas ou câmaras especializadas para o processamento e julgamento das causas relacionadas aos Eventos”.

A Lei Geral da Copa, porém, ainda necessita ser aprovado para entrar em vigor. O projeto ainda será debatido no Congresso Nacional.

 

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Um casulo, diversas borboletas e muitos conteúdos nacionais

Interessante pensar que carregamos o potencial de transformação, que...

Uma conversa com Carmen Luz sobre o cinema feminino em movimento

Revista Vogue O mundo esperou 93 anos para ver uma...

“Mercedes” retrata o valor da primeira bailarina negra do Theatro Municipal !

A estética negra como poética cênica do Grupo EMÚ...

para lembrar

Morre dançarina de funk Lacraia

Marco Aurélio Silva da Rosa, mais conhecido como a...

Primeira negra a ganhar o título, Miss Vilhena admite sofrer preconceito

Mais velha dos três filhos da dona-de-casa Maria Maia...

Candomblé Bantu e a importância dos afro-saberes na educação

Kamila Gomes Borges – Maganza Muxinandê, de Uambulu...

A visão política e social da música Reggae

Os amantes do reggae e interessados em mais conhecimentos...
spot_imgspot_img

Pensamento de Milton Santos sobre a questão do negro foi silenciado pela academia

O geógrafo Milton Santos foi um dos maiores pensadores, autor de uma importante obra que tratou de temas como o espaço urbano e as...

Coletivo Coletores apresenta videomapping inédito na fachada do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo no aniversário de São Paulo

Nos dias 24 e 25 de janeiro de 2025, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo receberá em sua fachada uma projeção em vídeo inédita do Coletivo Coletores, duo...

Ação do CCBB Educativo – Arte e Cultura homenageia a origem negra e indígena da cidade de São Paulo, em seu aniversário de 471 anos

Na data em que a cidade de São Paulo celebra o seu 471º aniversário, dia 25 de janeiro, o programa CCBB Educativo – Arte e Cultura realizará uma...
-+=