Projeto em estações de trem busca ajudar vítimas de violência doméstica no Rio

Um projeto do governo estadual do Rio de Janeiro, em parceria com o Banco Mundial, vai ajudar mulheres vítimas de violência doméstica e oferecer creches públicas em estações de trem da região metropolitana. O projeto Via Lilás foi lançado hoje (2) na estação de trem de Bonsucesso, na zona norte da capital.

Por Vitor Abdala , da Agência Brasil

Em 14 estações haverá terminais de computador disponíveis para prestar informações às mulheres sobre violência doméstica, como legislação, dados sobre a rede de saúde e formas de denunciar esse tipo de crime.

Também serão criadas duas casas Lilás, na Pavuna, na zona norte do Rio, e em Nova Iguaçu. Esse espaço oferecerá cursos, atividades culturais, atendimento jurídico e de saúde. Também está prevista a instalação de quatro creches, que serão administradas pelas prefeituras do Grande Rio, próximas a quatro estações ferroviárias.

Danusia Tomaz, vítima de violência doméstica, preside a Associação de Moradores do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade. “Eu já sofri violência com meus primeiro e segundo maridos. Cinco meses atrás, fui vítima mais uma vez, mas dessa vez eu denunciei. Não tive vergonha de denunciar. e as mulheres não têm que ter vergonha nenhuma. Eles têm que ser punidos. A gente não pode ficar a vida inteira apanhando.”

A diretora executiva do Banco Mundial, Sri Mulyani Indrawati, disse que o Brasil tem hoje a melhor lei contra a violência doméstica do mundo, a Lei Maria da Penha, mas ressalou que ainda há um longo caminho a percorrer na equidade de gênero, já que as mulheres ainda recebem os menores salários e têm taxa de desemprego mais alta.

+ sobre o tema

STJ regride Lei Maria da Penha

Um Ministro do Superior Tribunal de Justiça, entendeu que...

“Se a bandeirinha é bonitinha, que vá posar na Playboy”

A agressão verbal contra a auxiliar Fernanda Uliana prova...

para lembrar

ONU cita Lei Maria da Penha como pioneira na defesa da mulher

Sancionada em 2006, a lei aumentou as punições em...

Analise da lei do estupro

Introdução O vil delito de estupro, que sempre representou a...

Mulheres denunciam violência de gênero crescente em todo o país

Mais de meio milhão de mulheres são estupradas todos...
spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove...
-+=