Projeto piauiense, chamado Quilombo Mimbó, é premiado no Brasil

 

 

O grupo de dança Quilombo Mimbó, de Amarante, foi selecionado para receber, nessa segunda feira (7), o 2° Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras no Rio de Janeiro. Ao todo, 20 projetos culturais que refletem a arte matriz africana de Norte a Sul do Brasil foram premiados, são dez trabalhos em artes visuais, cinco de dança e cinco de teatro.

A iniciativa é do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), em parceria com a Fundação Palmares, e com patrocínio da Petrobras. O projeto piauiense e de mais quatro estados irão receber R$ 80 mil, cada. O valor total da premiação é de R$ 1,1 milhão em prêmios para utilização na montagem e execução das produções culturais. O prêmio é uma oportunidade de os grupos artísticos terem acesso a mais recursos para que possam continuar trabalhando.

A iniciativa do projeto é dar mais visibilidade aos artistas afro-brasileiros no país. Segundo a representante do Cadon, Ruth Pinheiro, a maioria deles não é reconhecida pelo trabalho que faz. “é um prêmio que reconhece a qualidade do trabalho desses artistas, a maioria tem dificuldade de trabalhar com arte e acabam fazendo dela um projeto em segundo plano”, disse.

Criado há dois anos e formado por 20 integrantes e cerca de 100 colaboradores o grupo de dança Quilombo Mimbó é um dos maiores representantes da cultura afrodescendente no Estado. O quilombo piauiense já havia sido premiado anteriormente pela Fundação Palmares.

Os projetos vencedores são os seguintes:

Dança – Quilombo Mimbó, do Piauí; Aratemiolé, de Santa Catarina; Terreiro Contemporâneo de Dança 2ª edição, de Minas Gerais; Festival de Danças Poéticas Negras, de Goiás; e Catirandê – A Dança Afro do Tocantins, do Tocantins.

Teatro – Quilombo dos Silva: As Memórias da Negra Resistência Urbana em um Espetáculo Teatral, do Rio Grande do Sul; Abolição, de Minas Gerais; Mães negras – Teatro das Oprimidas, de Goiás; Casemiro Côco em Lendas Emaranhadas, do Maranhão; e O Griot e os Espíritos da Terra – Da Era Cantida aos Dias Atuais, do Pará.

Artes visuais – Ó Que Rua Tão Comprida, do Rio Grande do Sul; Vila das Oyás, de São Paulo; Objeto/Oriki: Corpus e Habitus = arte, de Minas Gerais; Cavalo de Santo, do Rio de Janeiro; Afro Retratos, de São Paulo;Terra Renascida – Novos Olhares para a Invernada dos Negros, do Rio Grande do Sul; A Gira, de Pernambuco; Mestre do Coco Pernambucano, de Pernambuco; Quilombos Emigrantes – História do Cocalinho, do Tocantins; e Processos do Silêncio, da Bahia.

 

 

Fonte: Portalaz

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Aláfia, para além da “África teórica”

Por Igor Carvalho, Uma banda que carrega em sua música...

Casa Branca do Engenho Velho

Casa Branca do Engenho Velho, Sociedade São Jorge do...

Iemanjá a Rainha do Mar

Iemanjá é a Rainha do Mar e as suas...

Hoje na história, 15 Dia da Umbanda : Homenagem pede respeito e fim do preconceito

A Câmara realizou nesta segunda-feira (12), sessão solene em...
spot_imgspot_img

Saiba quem é Mayara Lima, a princesa de bateria que viralizou na internet

Mayara Lima, cujo vídeo ensaiando com a bateria da Paraíso do Tuiuti em perfeita sincronia viralizou na última semana, tem só 24 anos, mas mais da...

Semana de 22: clubes negros mostraram um Brasil além de A Negra, de Tarsila

O mês de fevereiro de 1922 foi bastante agitado em São Paulo por conta do início daquele que viria a ser o marco do...

Festival Perifericu celebra processos artísticos LGBTQIA+ realizados nas periferias

São Paulo, janeiro de 2022 - O Perifericu – Festival Internacional de Cinema e Cultura da Quebrada, evento que tem como objetivo valorizar as...
-+=