Promoção da igualdade racial está na agenda do Congresso Nacional

SEPPIR acompanha o andamento de projetos em tramitação no legislativo relativos à promoção da igualdade e de combate à discriminação racial

SEPPIR propõe a realização de audiências públicas, debates e seminários acerca da política da promoção da igualdade racial.

A temática racial está na pauta do Congresso Nacional. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, por meio de sua Assessoria Parlamentar, acompanha o andamento de projetos, atuando de forma a defender as proposições que contribuam para o avanço da pauta e rejeitando as que possam implicar em retrocessos e perda de direitos da população negra. Atualmente, a Secretaria possui um banco de dados com mais de 180 proposições. Destas, 31 têm maior relevância para a questão racial, em sua maioria na área de ações afirmativas.

Somente para este ano, existem 10 proposições prioritárias tramitando na Câmara dos Deputados e Senado Federal nas áreas de ações afirmativas e comunidades tradicionais. Destaque para a Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 02/2006, que cria o Fundo de Promoção da Igualdade Racial, cujo objetivo é promover a igualdade de oportunidades e inclusão social da população negra, principalmente em políticas voltadas à habitação, educação e formação profissional deste segmento, sem prejuízo de investimento em outras áreas.

Outras propostas importantes para a SEPPIR são o Projeto de Lei – PL nº 7447/2010, que estabelece diretrizes e objetivos para as políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais; e o PL nº 2853/2008, que institui isenção do Imposto Territorial Rural para os imóveis rurais de propriedade de remanescentes de comunidades quilombolas.

Entre as proposições já sancionadas favoráveis à população negra, destacam-se o PL nº 3198/2000, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, bem como o Projeto de Lei da Câmara – PLC nº 180/2008, que objetivou assegurar 50% das vagas das universidades federais e estaduais e das instituições de ensino técnico federais para estudantes oriundos de escolas públicas. Vale destacar que a ação de combate ao racismo no futebol presente na Lei Geral da Copa (fruto do PL nº 2330/2011), sancionada em 2012, é resultado de articulação da SEPPIR durante análise e aprovação da proposta no Congresso Nacional.

A articulação da SEPPIR com o poder legislativo federal também se dá por meio do diálogo constante com parlamentares sobre o papel e atribuições do órgão, além da intermediação e aproximação destes com lideranças tradicionais de matriz africana, quilombolas e ciganas do país. A Secretaria também propõe a realização de audiências públicas, debates e seminários acerca da política da promoção da igualdade racial, participando de atividades que tratam de temas como violência contra a juventude negra, cotas para negros no serviço público, combate à discriminação das tradições africanas.

Todo esse esforço é no sentido da institucionalização e transformação das demandas da população negra em normas legais. Há 10 anos, a SEPPIR atua nessa perspectiva, articulando com órgãos da administração pública em vários níveis de governo em busca da promoção da igualdade racial no país.

 

Fonte: Seppir

+ sobre o tema

Leci Brandão: ‘Todos nós temos os pés na África’

Em participação no programa Pé na África, da TV...

Médicos acusados de retirar órgãos de criança viva são julgados em Minas

Foram as apurações da morte da criança, em 2000,...

Dilma quer médicos militares atendendo na rede pública de saúde

Proposta que tramita no Congresso foi elaborada após...

Rejeitado, homem ateia fogo na ex-namorada

A inglesa teve 16% do corpo queimado e está...

para lembrar

Nota sobre os crimes de racismo no anteprojeto de reforma do código penal

Por: Rodnei Jericó da Silva, Maria Silvia Ap. de...

Rosário dos Pretos ganha exposição permanente

'Irmandade do Rosário dos Pretos: Quatro Séculos de...

Zumbi prepara programação para mês da consciência negra

A Faculdade Zumbi dos Palmares prepara para novembro,...

Unegro São Paulo realiza jantar em homenagem a Orlando Silva

Na terça-feira (13), a União de Negros pela...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=