O Fundo Baobá para Equidade Racial e o Instituto Unibanco está destinando até R$ 30 mil para escolas e ONGs desenvolverem projetos de equidade racial, voltados para juventude negra.
O Edital Gestão Escolar para Equidade – Juventude negra, iniciativa do Baobá – Fundo para Equidade Racial, do Instituto Unibanco e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a colaboração técnica do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a implementação de práticas inspiradoras de gestão escolar que busquem elevar resultados educacionais dos jovens negros e das jovens negras.
Período de inscrições
prorrogada até 17 de outubro de 2014
PÚBLICO-ALVO
Escolas públicas de Ensino Médio e Organizações com interesse na área da Educação e superação das desigualdades raciais
Este edital é direcionado a escolas públicas de Ensino Médio e organizações com interesse na área da Educação e superação das desigualdades raciais.
- Escolas que busquem diminuir a desigualdade racial na escola; que busquem valorizar a diversidade; que venham implemen- tando a Lei 10.639/2003; e/ou escolas interessadas no objeto deste edital.
- Organizações com experiência na implementação da Lei no 10.639/2003; no combate ao racismo no ambiente escolar; na promoção do direito à educação; na promoção dos direitos dos jovens; na realização de pré-vestibulares comunitários; na produção de materiais e metodologias que subsidiem a dis- cussão do tema; na formação de professores; e/ou organiza- ções interessadas no objeto deste edital. Ainda que a proposta seja apresentada por uma organização não governamental, deverá contar com a parceria de uma escola de Ensino Médio.
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
O projeto deve ser apresentado por escolas públicas de Ensino Médio ou por organizações sem fins lucrativos (que estejam formalmente registradas), em parceria com uma escola pública. Veja os documentos necessários
- Se o projeto for apresentado por escolas públicas de Ensino Médio, estas deverão ser representadas pelas Associações de Pais e Mestres(APM), Caixas Escolares e outras instituições similares.
- Os projetos devem ser preferencialmente enviados por e-mail.
É necessário preencher o formulário para inscrição do projeto que se encontra na página da internet do Fundo Baobá: www.baoba.org.br e enviá-lo ao endereço eletrônico [email protected] com o assunto Edital “Gestão escolar para a Equidade – Juventude negra”.
- Cada organização poderá apresentar no máximo 1 (um) projeto.
- As solicitações de apoio a este edital deverão ter valor máximo de R$ 30.000 (trinta mil reais). Isso não impede que o custo total do projeto seja maior e que haja financiamento de outras fontes.
- Os projetos deverão prever duração total de 12 (doze) meses.
- Para permitir a participação de proponentes com acesso limitado à internet, também serão aceitas propostas enviadas pelo correio, cujo envio não deve ser duplicado por e-mail.