Prorrogado até dia 17/10 o Edital para Gestão Escolar para juventude negra

O Fundo Baobá para Equidade Racial e o Instituto Unibanco está destinando até R$ 30 mil para escolas e ONGs desenvolverem projetos de equidade racial, voltados para juventude negra.

Getty Images

O Edital Gestão Escolar para Equidade – Juventude negra, iniciativa do Baobá – Fundo para Equidade Racial, do Instituto Unibanco e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a colaboração técnica do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a implementação de práticas inspiradoras de gestão escolar que busquem elevar resultados educacionais dos jovens negros e das jovens negras.

Período de inscrições
prorrogada até 17 de outubro de 2014

PÚBLICO-ALVO

Escolas públicas de Ensino Médio e Organizações com interesse na área da Educação e superação das desigualdades raciais

Este edital é direcionado a escolas públicas de Ensino Médio e organizações com interesse na área da Educação e superação das desigualdades raciais.

  • Escolas que busquem diminuir a desigualdade racial na escola; que busquem valorizar a diversidade; que venham implemen- tando a Lei 10.639/2003; e/ou escolas interessadas no objeto deste edital.
  • Organizações com experiência na implementação da Lei no 10.639/2003; no combate ao racismo no ambiente escolar; na promoção do direito à educação; na promoção dos direitos dos jovens; na realização de pré-vestibulares comunitários; na produção de materiais e metodologias que subsidiem a dis- cussão do tema; na formação de professores; e/ou organiza- ções interessadas no objeto deste edital. Ainda que a proposta seja apresentada por uma organização não governamental, deverá contar com a parceria de uma escola de Ensino Médio.

 

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

 

O projeto deve ser apresentado por escolas públicas de Ensino Médio ou por organizações sem fins lucrativos (que estejam formalmente registradas), em parceria com uma escola pública.  Veja os documentos necessários

  • Se o projeto for apresentado por escolas públicas de Ensino Médio, estas deverão ser representadas pelas Associações de Pais e Mestres(APM), Caixas Escolares e outras instituições similares.
  • Os projetos devem ser preferencialmente enviados por e-mail. 

É necessário preencher o formulário para inscrição do projeto que se encontra na página da internet do Fundo Baobá: www.baoba.org.br e enviá-lo ao endereço eletrônico [email protected] com o assunto Edital “Gestão escolar para a Equidade – Juventude negra”.

  • Cada organização poderá apresentar no máximo 1 (um) projeto.
  • As solicitações de apoio a este edital deverão ter valor máximo de R$ 30.000 (trinta mil reais). Isso não impede que o custo total do projeto seja maior e que haja financiamento de outras fontes.
  • Os projetos deverão prever duração total de 12 (doze) meses.
  • Para permitir a participação de proponentes com acesso limitado à internet, também serão aceitas propostas enviadas pelo correio, cujo envio não deve ser duplicado por e-mail.

Acesse o edital e baixe o formulário de inscrição na página do Fundo Baobá

+ sobre o tema

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a...

Leia: Pedagogias Hip-Hop e as culturas juvenis nas escolas

Com o objetivo de dialogar com estudantes e profissionais...

Enem: prazo para pedir atendimento especializado vai até 6 de junho

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino...

para lembrar

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples

Quando usar vírgula? A vírgula é um dos elementos...

Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar

Existe muito preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar...

Palavras de Origem Africana usadas em nosso vocabulário

Palavras de Origem Africana usadas em nosso vocabulário de A...
spot_imgspot_img

Estudantes têm até as 23h59 desta sexta para fazer a inscrição no Enem

O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina às 23 horas e 59 minutos (no horário de Brasília)...

Festival LED: Projeto SETA participa de mesa dedicada ao debate sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros e indígenas

No dia 14 de junho (sábado), a partir das 14h, o “Festival LED – Luz na Educação”, realizado no Museu do Amanhã, promoverá a...

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a prorrogação das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Inicialmente programadas para...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.