Prova do Enem 2018: veja 8 dicas de como se preparar

Confira dicas para intensificar a sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Por Isabella Moretti, do Via Carreira 

Estudantes de todo o país devem iniciar a preparação para o Enem. (Foto: iStock)

prova do Enem 2018 está sendo muito aguardada por estudantes de todo o Brasil. Você já iniciou a sua preparação para o exame? Caso a resposta seja “não”, leia a matéria e confira algumas dicas úteis para turbinar os estudos nos próximos meses.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação aplicada pelo MEC para facilitar o ingresso no Ensino Superior e medir a qualidade da educação. A nota obtida por cada candidato é usada como principal critério de classificação no SiSu (Sistema de Seleção Unificada) e Prouni (Programa Universidade para Todos).

A prova do Enem 2018 será composta por 180 questões objetivas e uma proposta de redação. Neste ano, o exame acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro.

No primeiro dia de prova, os estudantes precisam resolver questões de Linguagens (Português, Literatura, Artes, Educação Física e língua estrangeira) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Também cabe a cada candidato elaborar uma redação coerente com o tema. O tempo disponível para a realização da prova é de 5h 30m.

No segundo dia, a prova é composta por questões de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). Os candidatos contam com 4h30 para responder 90 perguntas.

Como se preparar para a prova do Enem 2018?

Confira a seguir como se preparar para a prova do Enem 2018 e conquistar uma boa nota:

1 – Esteja atento

Mesmo faltando meses para o Enem, é importante ficar atento e ir se preparando. O estudante deve se informar sobre os prazos e as novas regras do MEC.

2 – Elabore um cronograma de estudos

O primeiro passo para conseguir estudar é organizar bem o tempo. Desta forma, o estudante precisa elaborar um plano de estudo, distribuindo nos dias da semana todo o conteúdo que precisa revisar a tempo do Enem. Com a rotina organizada, com certeza a tarefa de estudar vai se tornar mais simples e menos desesperadora.

3 – Estude as provas antigas

Há anos o Enem mantém o mesmo formato e continua avaliando as mesmas habilidades dos estudantes. Uma forma de conseguir melhorar a nota no exame é refazendo as provas anteriores e identificando as principais dificuldades.

4 – Aposte nas novas mídias

Na internet, é possível encontrar uma série de videoaulas, apostilas e exercícios para o Enem. Outra sugestão interessante é agregar o universo mobile a rotina de estudo, isto é, instalando aplicativos gratuitos no celular que ajudam a estudar para o Enem.

5 – Tire as dúvidas com o professor

Se o material didático não for suficiente para esclarecer as dúvidas sobre uma questão, vale à pena pedir a ajuda de um professor.

6 – Treine a redação

A única forma de melhorar a escrita é escrevendo. Desta forma, vale à pena tentar refazer as redações das provas anteriores e também estudar sobre possíveis temas que podem cair em 2018. Confira algumas dicas de Vitor Rodrigues, que conseguiu tirar nota 1000 na redação do Enem.

7 – Conheça os temas mais abordados

Alguns assuntos são recorrentes no Enem, como é o caso dos combustíveis renováveis, Leis de Newton, Ecologia, Modernismo, Interpretação de Texto, entre outros. Veja a seguir os temas mais cobrados de algumas disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Biologia
  • História
  • Sociologia e Filosofia

8 – Fique por dentro das notícias

Para ter um bom desempenho no Enem, é fundamental ficar por dentro dos assuntos atuais. O estudante deve acompanhar telejornais, ler revistas e visitar os portais de notícias na internet.

E aí? Gostou das dicas de preparação para a prova do Enem 2018? Caso você tenha alguma sugestão, deixe um comentário.

+ sobre o tema

Educação e PEC241: retrocesso de mais de 80 anos

Garantia de percentual dos impostos para ensino foi estabelecida...

Discalculia, o transtorno por trás da dificuldade de aprender matemática

"O fracasso na matemática ─ assim como o fracasso...

Leci Brandão exalta a importância dos negros acessarem o Ensino Superior

A Deputada Estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) em discurso na...

para lembrar

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

Sul-africanos protestam contra desigualdade na educação

Os protestos se multiplicam nos campi sul-africanos e assumem...

Edital Gestão Escolar para Equidade – Juventude Negra 2016 – Inscrições Prorrogadas

Edital Gestão Escolar para Equidade - Juventude Negra 2016...

Cineasta investiga educação em comunidades negras do Brasil e EUA

Gabriela Watson iniciou em 2014 uma jornada para entender...
spot_imgspot_img

Geledés participa de audiência sobre Educação das meninas e mulheres negras na Câmara dos Deputados

Geledés – Instituto da Mulher Negra participou, nesta quinta-feira 21, de audiência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, da qual...

Unilab, universidade pública mais preta do Brasil, pede ajuda e atenção

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) surgiu com a proposta de fazer a integração de alunos de países africanos de língua...

Cotas, sozinhas, não acabam com a desigualdade

Há uma demanda crescente para que as universidades de alto prestígio (ou de elite) aumentem a diversidade étnico-racial e socioeconômica de seus alunos. Nessa...
-+=