PSB deve anunciar hoje que não lançará candidato à Presidência

Em SP, PT tenta retirar Skaf da disputa contra Mercadante; socialistas resistem

A cúpula do PSB se reúne hoje e, independentemente do resultado da consulta feita aos Estados, vai anunciar que o deputado federal Ciro Gomes não será candidato a presidente da República. Até ontem à noite, vários Diretórios Estaduais ainda não tinham enviado a resposta sobre a candidatura.
Para não adiar a retirada de Ciro da disputa, a Executiva do partido preferiu mudar o discurso. Antes usada como “álibi” para o apoio ao PT de Dilma Rousseff, agora a consulta é classificada apenas como um “subsídio a mais”. “A decisão é autônoma, única e exclusiva da Executiva. O levantamento é apenas mais um subsídio”, disse o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral.
Ciro não deve comparecer à reunião de hoje. “Seria muito desagradável para ele”, resumiu Amaral. Já o presidente da legenda, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, chega a Brasília hoje de manhã.
Na semana passada, o PSB entregou ao coordenador político da campanha de Dilma, Fernando Pimentel, uma lista de exigências para um acordo nacional. Ontem, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que esses acordos podem não sair. “Isso é meio esquisito. O PT não tem o comando sobre todas as legendas. Se tivéssemos, os cenários em muitos Estados seriam diferentes”, disse.
O senador e pré-candidato petista ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, afirmou que espera ter o apoio do PSB, que lançou a pré-candidatura do presidente da Fiesp, Paulo Skaf. “Se o PSB quiser vir para a coligação, será muito bem recebido”, disse Mercadante à Rádio Bandeirantes.
Mesmo diante do cortejo do PT, o PSB ainda resiste em abrir mão de lançar Skaf e negociar sua indicação como vice de Mercadante. “A possibilidade de o Skaf ser vice do Mercadante hoje é a mesma de o Mercadante ser vice dele”, disse o deputado Márcio França.
O PSB negocia o apoio do PC do B e o do PR. “Se fecharem com a gente, PC do B e PR elegem um deputado federal com 80 mil votos. Se fecharem com eles [PT] vão precisar de 130 mil eleitores para fazer um deputado”, argumenta França.
“Temos pesquisas que mostram que 65% dos paulistas gostam do jeito tucano de governar. 31% do eleitorado vota com eles [PSDB], mas outros 34% gostariam de experimentar alguma coisa nova. Esses votos não vão migrar direto para o PT”, disse o deputado, para justificar o espaço para a candidatura de Skaf. (MARIA CLARA CABRAL e DANIELA LIMA)

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

O sonho de Mãe Stella

No último sábado no Shopping Bela Vista tive a...

Obama comemora queda do desemprego

Foram criados 243 mil novos postos de trabalho. Número...

25/09 – Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma lidera com 50% Serra cai 1 ponto e Marina sobe 1 e tem 11%

Candidata petista venceria a eleição no primeiro turno; Marina...

Obama telefona para novo presidente peruano

Segundo a Casa Branca, presidente parabenizou colega e disse...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...

Pepe Mujica e o compromisso radical com a democracia 

A morte de Pepe Mujica marca um ciclo raro na política latino-americana, o de um líder que falou olhando nos olhos, que escolheu a...

Brasil sobe 5 posições no ranking global de desenvolvimento humano, aponta relatório da ONU

O Brasil subiu cinco posições no ranking global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado nesta terça-feira (6) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.