Psiquiatra chama modelo negra de ‘aberração da natureza’ e é suspenso de universidade americana

Enviado por / FonteDa Revista Monet

O Dr. Jeffrey Lieberman é chefe do departamento de psiquiatria da universidade de Columbia, e seu post com declaração racista e misógina foi compartilhado pela própria modelo Nyakim Gatwech

A Universidade de Columbia suspendeu o Dr. Jeffrey Lieberman, chefe do departamento de psiquiatria da universidade, depois que ele sugeriu que a pele de uma modelo negra seria uma “aberração da natureza”. O psiquiatra da escola, retweetou uma foto do modelo sul-sudanêsa-americana Nyakim Gatwech, escrevendo na legenda: “Seja uma obra de arte ou uma aberração da natureza, ela é uma bela coisa para se ver”.

A prestigiada instituição de ensino não forneceu uma declaração oficial sobre os comentários de Lieberman, mas confirmou que ele foi suspenso de seu cargo de chefe de departamento na quarta-feira devido aos comentários e também foi removido como psiquiatra-chefe do Centro Médico Irving da Universidade de Columbia/Hospital Presbiteriano de Nova York.

Post de psiquiatra considerado racista (Foto: reprodução instagram)

“Twittei da minha conta pessoal uma mensagem racista e sexista. Preconceitos e suposições estereotipadas que eu não sabia que tinha foram expostos – para mim e para você – e estou profundamente envergonhado e muito arrependido”, escreveu Lieberman em um e-mail na terça-feira para professores e funcionários que foi fornecido ao The New York Post.

“Um pedido de desculpas meu à comunidade negra, às mulheres e a todos vocês não é suficiente. Eu machuquei muitos e estou começando a entender o trabalho pela frente para fazer as mudanças pessoais necessárias e, com o tempo, recuperar sua confiança”, acrescentou.

A declaração também custou a Lieberman seu cargo como diretor do Instituto Psiquiátrico do Estado de Nova York, administrado pelo Departamento Estadual de Saúde Mental. “O Escritório de Saúde Mental tomou medidas imediatas depois de saber dos comentários ofensivos e inapropriados do Dr. Lieberman nas mídias sociais”, comunicado emitido na quinta-feira.

Gatwech, que involuntariamente se viu no centro da controvérsia, respondeu aos comentários de Lieberman no Instagram, dizendo: “Eu amo minha pele escura e meu apelido de ‘Rainha Escura”.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Coalizão Negra registra queixa-crime contra Pazuello por racismo

Na quarta-feira (2), advogadas da Coalizão Negra por Direitos protocolaram...

A liberdade que meus filhos negros não terão

O episódio do instrutor de surfe Matheus Ribeiro, acusado de...

Remove, derruba ou segura a estátua?

A questão identitária gera embates no espaço público a...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=