PSOL cogita Áurea para 2018

Chico Alencar, que desistiu de encabeçar chapa, indica vereadora de BH para disputa à Presidência

Por Bernardo Miranda

A vereadora de Belo Horizonte Áurea Carolina (PSOL) será indicada como um dos nomes para disputar a Presidência da República pelo partido, em 2018. A recomendação de Áurea partiu do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ). Ele era o nome de consenso da legenda para a disputa ao Planalto, mas desistiu de encabeçar a chapa e irá se candidatar a uma das vagas ao Senado, pelo Rio de Janeiro. Além da vereadora belo-horizontina, são cotados para a indicação o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, e o professor de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Nildo Ouriques.

Segundo Chico Alencar, o sucesso da campanha realizada em Belo Horizonte pelo PSOL, em 2016, fortalece a escolha pelo nome da parlamentar mineira. Áurea foi a vereadora mais votada, com 17 mil votos, e o partido conseguiu duas cadeiras na Câmara Municipal. “A campanha na capital mineira foi extremamente criativa e alcançou resultados exemplares. Esse histórico faz com que a indicação de Áurea seja viável. Ela também agregaria na questão da representatividade, por ser mulher e negra”, explicou.

Áurea Carolina recebeu a possibilidade de indicação para a disputa à Presidência com surpresa, mas comemorou o reconhecimento do que tem sido realizado na capital.

“É um sinal de que nosso trabalho está tendo visibilidade. Também que o fenômeno das eleições em Belo Horizonte foi nacionalmente reconhecido. Foi um importante esforço, de uma construção coletiva, para mudar os corpos das pessoas que ocupam o espaço do poder, dando representatividade às mulheres, às mulheres negras”, afirmou.

Áurea destacou que ter uma mulher negra disputando o posto mais alto do poder político vai além da garantia de representatividade. “Significa que haverá um comprometimento com políticas públicas para redução das desigualdades e de um real trabalho democrático para participação de todos nesse processo”, disse.

Prioridade. O deputado Chico Alencar explicou que decidiu deixar a disputa pela Presidência para aumentar as chances de o PSOL ter um maior número de representantes no Poder Legislativo. Segundo o parlamentar, essa é a prioridade do partido nesse momento e, por isso, não seria viável sacrificar um candidato com chances de ser eleito para o Congresso em uma disputa no Executivo.

“A nossa prioridade é continuar com bancadas fortes no Legislativo. A Presidência está no vértice desse processo de fortalecimento das bancadas, mas a gente sabe que nós não temos ainda uma potência, nacionalmente, para uma disputa ao Executivo”, disse.

Por esse motivo, os nomes que estão sendo cogitados para a candidatura do PSOL estão com quadros que não ocupam cargos no Congresso atualmente. No caso de Áurea, ela poderia se candidatar ao cargo de presidente sem perder a vaga na Câmara Municipal.

Embora também tenha sido citado como opção do PSOL, Guilherme Boulos ainda não é filiado ao partido. Além disso, a negociação para sua candidatura depende da disposição de Boulos de enfrentar o ex-presidente Lula, a quem é muito ligado. Oficialmente, o único pré-candidato do PSOL é o professor Nildo Ouriques.

Senado

Consulta. Chico Alencar diz que a decisão de tentar o Senado foi tomada depois de ampla pesquisa, em que foram ouvidas mais de 40 mil pessoas. O resultado foi que o Legislativo era a melhor escolha.

Vereadora defende consulta democrática

Apesar da indicação de seu nome para a candidatura à Presidência, a vereadora Áurea Carolina (PSOL) destaca que o mais importante não é o nome a ser escolhido, mas a construção de uma plataforma política realizada com consulta democrática.

“Seria importante construir os melhores caminhos de uma agenda programática com amplo diálogo com as forças populares, para que a consolidação de nomes venha sustentada com práticas transformadoras para fazer do país um lugar mais justo”, afirmou.

O único pré-candidato oficial do PSOL, o professor de Economia da UFSC, Nildo Ouriques, defende que as eleições de 2018 vão colocar o partido como protagonista no campo da esquerda. “Acredito que teremos uma janela de oportunidade de crescimento. E defendo que a discussão de quem será o candidato seja feita de forma democrática, por prévias, e não por uma escolha da direção do partido”, disse.

Minientrevista

Áurea Carolina

Vereadora de Belo Horizonte 

Como você recebe a notícia de que é um dos nomes cogitados para a disputa à Presidência pelo PSOL? Fico muito feliz e honrada de saber que o Chico Alencar indicou meu nome. Isso é fruto de uma construção coletiva, da importância do processo político que aqui foi vitorioso, com o movimento Muitas que possibilitou a minha eleição. Diz também da representatividade das mulheres negras no espaço de poder.

Na campanha em Belo Horizonte houve uma participação popular forte na definição dos candidato e das propostas defendidas. É possível repetir o modelo na Presidência? O modelo adotado aqui não pode simplesmente ser copiado para a Presidência, mas certamente ele serve de inspiração para a construção de um sistema com ampla participação popular. É importante que haja prévias para escolha do candidato e que haja uma colaboração da sociedade na formulação de nossas propostas.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=