Professora Vanda Machado receberá Medalha Anísio Teixeira

Os membros da Comissão de Educação, Esporte e Lazer, da Câmara Municipal de Salvador aprovaram, durante a reunião realizada na tarde desta quarta-feira (18/10), a proposta apresentada pelo vereador Sílvio Humberto (PSB) de que a homenageada deste ano com a Medalha Anísio Teixeira, seja a professora e escritora Vanda Machado.

Por Vereador Sílvio Humberto em seu blog 

Foto: Reprodução/silviohumberto.org

A honraria, concedida anualmente pela Comissão a profissionais que se destacam na área da educação, foi criada no ano 2000 e carrega o nome de um dos maiores e mais reconhecidos educadores do Brasil e do mundo. Para o vereador Sílvio Humberto, autor da indicação do nome da educadora, a trajetória de Vanda Machado, que é doutora em Educação e pesquisadora da cultura afro-brasileira, justifica e dignifica a homenagem.

“A professora Vanda Machado é um dos grandes nomes da educação no nosso estado e no País. A sua dedicação à formação crítica dos alunos e a sua luta contra a desigualdade racial, mais do que justificarem, enobrecem esta Casa Legislativa, que tem também como finalidade o bem comum”, defendeu o vereador.

A homenageada tem a sua trajetória acadêmica dedicada à Educação Étnico-racial e é criadora do Projeto Político Pedagógico Irê Ayó, na Escola Eugenia Anna dos Santos, no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá (São Gonçalo do Retiro). O projeto obteve o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e se tornou uma referência no ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira muito antes da chegada da Lei 10.639/2003.

Audiência – A Comissão, presidida pelo vereador Sidninho (Podemos), deliberou ainda uma audiência com o novo secretário municipal de Educação, Bruno Barral, para o próximo dia 26 de outubro. Na pauta do encontro, a votação dos gestores escolares para a próxima gestão.

+ sobre o tema

Ava DuVernay será 1ª negra a dirigir filme de US$ 100 milhões

Ava DuVernay fará história com seu novo projeto, Uma Dobra...

Rotina de professoras negras será retratada em documentário sobre Diáspora Africana

Podemos construir uma escola que valorize a ancestralidade africana?...

para lembrar

‘A sociedade precisa reconstruir o imaginário social da mulher negra’, diz Sueli Carneiro

Conselheira de Notório Saber do Conselho Nacional dos Direitos...

Morre a atriz Léa Garcia, aos 90 anos

Morreu nesta terça-feira, aos 90 anos, a atriz Lea...

13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior precisam...

Mulheres negras são maioria entre jovens que não trabalham nem estudam

Os dados completos constam do estudo Juventude, Desigualdade e...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=