Professora Vanda Machado receberá Medalha Anísio Teixeira

Os membros da Comissão de Educação, Esporte e Lazer, da Câmara Municipal de Salvador aprovaram, durante a reunião realizada na tarde desta quarta-feira (18/10), a proposta apresentada pelo vereador Sílvio Humberto (PSB) de que a homenageada deste ano com a Medalha Anísio Teixeira, seja a professora e escritora Vanda Machado.

Por Vereador Sílvio Humberto em seu blog 

Foto: Reprodução/silviohumberto.org

A honraria, concedida anualmente pela Comissão a profissionais que se destacam na área da educação, foi criada no ano 2000 e carrega o nome de um dos maiores e mais reconhecidos educadores do Brasil e do mundo. Para o vereador Sílvio Humberto, autor da indicação do nome da educadora, a trajetória de Vanda Machado, que é doutora em Educação e pesquisadora da cultura afro-brasileira, justifica e dignifica a homenagem.

“A professora Vanda Machado é um dos grandes nomes da educação no nosso estado e no País. A sua dedicação à formação crítica dos alunos e a sua luta contra a desigualdade racial, mais do que justificarem, enobrecem esta Casa Legislativa, que tem também como finalidade o bem comum”, defendeu o vereador.

A homenageada tem a sua trajetória acadêmica dedicada à Educação Étnico-racial e é criadora do Projeto Político Pedagógico Irê Ayó, na Escola Eugenia Anna dos Santos, no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá (São Gonçalo do Retiro). O projeto obteve o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e se tornou uma referência no ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira muito antes da chegada da Lei 10.639/2003.

Audiência – A Comissão, presidida pelo vereador Sidninho (Podemos), deliberou ainda uma audiência com o novo secretário municipal de Educação, Bruno Barral, para o próximo dia 26 de outubro. Na pauta do encontro, a votação dos gestores escolares para a próxima gestão.

+ sobre o tema

Ava DuVernay será 1ª negra a dirigir filme de US$ 100 milhões

Ava DuVernay fará história com seu novo projeto, Uma Dobra...

Rotina de professoras negras será retratada em documentário sobre Diáspora Africana

Podemos construir uma escola que valorize a ancestralidade africana?...

Eleita deputada em Portugal, primeira negra de origem africana participa de palestras em Salvador

Joacine Katar participou do Fórum Marielles, e estará em...

para lembrar

Sepultando os meus mortos à sombra das tamareiras

"Sepultando os Meus Mortos" (memórias, 1935) e "À Sombra...

13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior precisam...

Higiene mental

Assisti à temporada inteira de uma série sobre casas...

Conselhão debate ações de igualdade racial com ministra Luiza Bairros

  A ministra da Secretaria de Políticas...
spot_imgspot_img

Ser menina na escola: estamos atentos às violências de gênero?

Apesar de toda a luta feminista, leis de proteção às mulheres, divulgação de livros, sites, materiais sobre a valorização do feminino, ainda há muito...

Como a educação antirracista contribui para o entendimento do que é Racismo Ambiental

Nas duas cidades mais populosas do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, o primeiro mês do ano ficou marcado pelas tragédias causadas pelas...

Negra Li mostra fantasia deslumbrante para desfile da Vai-Vai em SP: ‘Muita emoção’

A escola de samba Vai-Vai está de volta ao Grupo Especial para o Carnaval 2024, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, neste sábado...
-+=