PSOL pede a Eduardo Leite investigação sobre ameaças de morte a vereadores negros no RS

Enviado por / FonteO Globo, por Jan Niklas

Bancada do partido também encaminhou ofício ao presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre ataques racistas e LGBTfóbicos

Após parlamentares da bancada negra da Câmara Municipal de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, serem ameaçados de morte, o PSOL pediu investigação do caso ao governador do estado, Eduardo Leite (PSDB). A bancada do partido na Câmara dos Deputados também enviou ofício para Arthur Lira (PP-AL), enfatizando a gravidade do caso e pedindo posicionamento do presidente da casa.

No último dia 6, os vereadores da capital gaúcha Karen Santos (PSOL), Matheus Gomes (PSOL), Laura Sito (PT), Daiana Santos (PCdoB) e Bruna Rodrigues (PCdoB) foram alvos de ameaças, ataques racistas e LGBTfóbicos através de mensagens de email.

Segundo divulgou o PSOL, uma pessoa que se identifica como moradora do Rio de Janeiro disse que iria até Porto Alegre para executar os parlamentares. O e-mail diz ainda que a Câmara de Vereadores da capital gaúcha seria um espaço destinado a “homens brancos de bem”.

Os parlamentares da bancada negra registraram um boletim de ocorrência sobre o caso. A vereadora Karen Santos afirmou que denunciou o e-mail “criminoso, com conteúdo extremamente violento, racista, machista e misógino” na delegacia de crimes cibernéticos, em Porto Alegre.

Já o vereador Matheus Gomes apontou que as ameaças foram acompanhadas de agressões racistas com uso das expressões como “macacas fedorentas”,  “aberrações” e “símios”. Ele afirmou ainda que o governador Eduardo Leite se comprometeu com o grupo em priorizar o tema com a secretaria de Segurança Pública do estado.

No ofício eviado pela bancada do PSOL ao presidente da Câmara, Arthur Lira,  o partido diz que a tentativa de intimidação dos parlamentares da bancada negra demonstra que as instituições precisam reagir com vigor contra a violência política e racial.

“No contexto de ascensão da extrema-direita, a situação em que se encontra o país é de enorme gravidade e demonstra uma escalada de violência que coloca em risco a própria democracia brasileira”, destaca um trecho do documento.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...