PT ameaça processar vice de Serra por acusações contra Dilma e partido

BRASÍLIA e SÃO PAULO – O PT ameaça entrar com uma ação na Justiça contra o candidato a vice na chapa do tucano José Serra, o deputado Indio da Costa (DEM-RJ). Em entrevista ao site Mobiliza PSDB, Indio acusou o PT de estar ligado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao narcotráfico. Para ele, o PT está envolvido com “o que há de pior”. No Twitter, Indio chamou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, de “ateia e esfinge do pau oco”, em resposta à crítica de Dilma de que ele seria um candidato improvisado, que teria caído do céu.

Irritado com os ataques, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, coordenador da campanha de Dilma, disse que decidirá nesta segunda-feira, com os advogados, se processará Indio.

São declarações de um desqualificado. A que ponto chega a política. Quando se coloca uma pessoa sem capacidade para concorrer, ela se deslumbra e fala bobagens. É a mesma coisa que pegar um jogador da terceira divisão e botar para jogar no Maracanã. Estamos pensando em processar. O problema é que ele (Indio) não vale o custo do papel necessário para a petição – disse Dutra.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), chamou Indio de “babaquara”.

– Acho que o Serra está profundamente arrependido de ter cedido à pressão do DEM. Ele (Indio) é um boboca.

Os ataques causaram constrangimento entre os tucanos. Serra não quis comentar o assunto. Na saída do velório do secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barrada Baratas, ele demonstrou irritação ao ser abordado por jornalistas sobre o tema. Seus colegas de partido, no entanto, tentaram deixar Indio da Costa isolado em suas afirmações. Aloyzio Nunes Ferreira, candidato a senador, discordou de Indio:

– Eu não vejo ligação, e não há nada que me faça ter uma análise dessas. Minhas críticas ao PT são outras. Não acho que Serra pense dessa maneira.

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire, disse não acreditar que Indio tenha feito ligação entre as Farc e o PT:

– Não se tem nenhuma notícia disso (da suposta ligação).

DEM sai em defesa e acusa PT

Mas o DEM saiu em defesa de Indio. O partido acusou o PT de viés autoritário e de querer censurar a oposição e a Justiça Eleitoral. Para o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), o PT não aceita críticas:

– Todo mundo sabe da ligação do PT com todos os regimes totalitários de esquerda do mundo. O representante das Farc é fugitivo da Justiça e tem status de exilado no Brasil. Eles (o PT) não querem nem a oposição, nem a Justiça. Só que eles não estão na Venezuela. Com a Dilma, aparece muito mais o viés autoritário do PT. Lula era mais jeitoso.

Neste domingo, Indio não quis dar entrevistas e não tratou da polêmica em seu Twitter. Passou o dia em compromissos particulares.

Fonte: Globo

+ sobre o tema

‘Criança não é mãe’: manifestantes em todo o Brasil protestam contra PL da Gravidez Infantil

Diversas cidades do país receberam na noite desta quinta-feira...

É sórdido condenar vítima de estupro por aborto

É sórdido e apequena a política o Projeto de...

Geledés repudia decisão da Câmara sobre aborto

Geledés – Instituto da Mulher Negra vem a público...

Mulheres vão às ruas contra PL que equipara aborto a homicídio; confira locais dos atos

Mulheres vão às ruas de diversas partes do país...

para lembrar

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

Subindo morro

Sob o título "Santander busca consumidores em favela",...

Uma coisa é o pensamento conservador. Outra, é o dodói

A esquerda foi para a rua na redemocratização do...

Vandalismo em obra no Rio de Janeiro demonstra racismo e deve ser abolido

No Espaço em Obra desta semana, Guilherme Wisnik comenta o ato...

Taxação dos super-ricos tem que ser encarada de frente, diz Neca Setubal

Maria Alice Setubal diz que não saiu ilesa daquele 2014. O ano era de eleição presidencial, e Neca, como é conhecida, integrava o núcleo duro...

Salário menor na advocacia é mais frequente entre mulheres e negros

A proporção de advogados na menor faixa salarial da categoria é maior entre negros e mulheres, segundo levantamento da OAB (Ordem de Advogados do Brasil) que...

Insegurança alimentar na infância afeta desenvolvimento socioeconômico do país

Com os R$ 150 que sobram após pagar as contas, Brenda Ketlin, 24, consegue comprar pão, arroz e feijão. Essa se tornou a base...
-+=