PT ameaça processar vice de Serra por acusações contra Dilma e partido

BRASÍLIA e SÃO PAULO – O PT ameaça entrar com uma ação na Justiça contra o candidato a vice na chapa do tucano José Serra, o deputado Indio da Costa (DEM-RJ). Em entrevista ao site Mobiliza PSDB, Indio acusou o PT de estar ligado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao narcotráfico. Para ele, o PT está envolvido com “o que há de pior”. No Twitter, Indio chamou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, de “ateia e esfinge do pau oco”, em resposta à crítica de Dilma de que ele seria um candidato improvisado, que teria caído do céu.

Irritado com os ataques, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, coordenador da campanha de Dilma, disse que decidirá nesta segunda-feira, com os advogados, se processará Indio.

São declarações de um desqualificado. A que ponto chega a política. Quando se coloca uma pessoa sem capacidade para concorrer, ela se deslumbra e fala bobagens. É a mesma coisa que pegar um jogador da terceira divisão e botar para jogar no Maracanã. Estamos pensando em processar. O problema é que ele (Indio) não vale o custo do papel necessário para a petição – disse Dutra.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), chamou Indio de “babaquara”.

– Acho que o Serra está profundamente arrependido de ter cedido à pressão do DEM. Ele (Indio) é um boboca.

Os ataques causaram constrangimento entre os tucanos. Serra não quis comentar o assunto. Na saída do velório do secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barrada Baratas, ele demonstrou irritação ao ser abordado por jornalistas sobre o tema. Seus colegas de partido, no entanto, tentaram deixar Indio da Costa isolado em suas afirmações. Aloyzio Nunes Ferreira, candidato a senador, discordou de Indio:

– Eu não vejo ligação, e não há nada que me faça ter uma análise dessas. Minhas críticas ao PT são outras. Não acho que Serra pense dessa maneira.

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire, disse não acreditar que Indio tenha feito ligação entre as Farc e o PT:

– Não se tem nenhuma notícia disso (da suposta ligação).

DEM sai em defesa e acusa PT

Mas o DEM saiu em defesa de Indio. O partido acusou o PT de viés autoritário e de querer censurar a oposição e a Justiça Eleitoral. Para o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), o PT não aceita críticas:

– Todo mundo sabe da ligação do PT com todos os regimes totalitários de esquerda do mundo. O representante das Farc é fugitivo da Justiça e tem status de exilado no Brasil. Eles (o PT) não querem nem a oposição, nem a Justiça. Só que eles não estão na Venezuela. Com a Dilma, aparece muito mais o viés autoritário do PT. Lula era mais jeitoso.

Neste domingo, Indio não quis dar entrevistas e não tratou da polêmica em seu Twitter. Passou o dia em compromissos particulares.

Fonte: Globo

+ sobre o tema

STF forma maioria para validar lei que expulsa empresa por escravidão em SP

O plenário do Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta...

União Africana classifica escravidão e regime colonial de genocídio

Líderes de países africanos deram um novo passo na...

Quilombolas pedem maior participação em debates sobre a COP30

As comunidades afrodescendentes e quilombolas pedem mais espaço nos...

para lembrar

Ok, cadê o resto?, diz chefe de diversidade de Biden ao ver muitos brancos no Brasil

É difícil para os EUA saírem por aí dando...

Eleitor de Rondônia é o primeiro a pedir título pela internet no Brasil

Fonte: UOL Notícias - Lançado na segunda-feira depois...

O que as pesquisas eleitorais não conseguiram prever

Em alguns estados, as pesquisas de intenção de voto...

Conselho de Ética da Câmara instaura processo sobre Bolsonaro

Iolando Lourenço Repórter da Agência Brasil   Brasília - O presidente do...

Imposto de Renda 2025: prazo começa nesta segunda; veja mudanças e quem precisa declarar

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começa nesta segunda-feira (17) e se estende até 30 de maio. Vídeo: Imposto de Renda...

Tribunais dizem que Trump não é rei

Na política ninguém renuncia ao poder voluntariamente. Essa premissa levou os arquitetos do constitucionalismo moderno a engendrarem sistemas de freios e contrapesos, de forma...

Musk sugere anistia para policial que matou George Floyd

O bilionário Elon Musk sugeriu repesar a condenação da Justiça contra Derek Chauvin, o policial que assassinou George Floyd, em 2020. O agente que...
-+=