PT mira Frank Aguiar para vice de Mercadante em SP

Por: Beto Silva

O PT estadual quer usar a mesma fórmula utilizada em São Bernardo na eleição de 2008, um dos fatores fundamentais para tornar possível a vitória de Luiz Marinho (PT) naquela ocasião. O partido pretende popularizar a candidatura de Aloizio Mercadante (PT) ao governo paulista com o vice-prefeito da cidade Frank Aguiar (PTB) como vice.

 

As conversas sobre a composição do petebista na chapa petista surgiram nos eventos em comemoração ao Dia do Trabalho, sábado. O político-forrozeiro foi convidado para integrar a candidatura majoritária e gostou da ideia. Assim como o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que convenceu Frank a estar ao lado de Marinho dois anos atrás.

Dirigentes das duas legendas já trabalham para concretizar a aliança. Pelo lado do PTB, o próprio cãozinho terá a difícil missão de convencer o presidente estadual da sigla, deputado Campos Machado, e a cúpula partidária a romper com o tucanato. Do lado petista, o presidente estadual da legenda Edinho Silva está à frente do diálogo.

Mesmo com a aproximação do PT estendida ao Estado – até então estava restrita ao município -, o forrozeiro ressalta que sente-se lisonjeado em ser assediado. E, ao contrário do que ocorreu em 2008, quando negava veementemente que seria vice de Marinho, o político cantor fala agora que o projeto de parceria é possível. “Meu desejo é voltar para Brasília (como deputado federal), mas ser vice-governador de um Estado como São Paulo é uma honra para qualquer político”, observa.

“Mas não podemos tomar nenhuma decisão enquanto ospartidos não conversarem”, completou o petebista, dizendo-se “lulista” – independentemente da configuração da sigla, trabalhará pela eleição da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) à Presidência.

Frank tem ciência de sua participação na chapa de Mercadante para alavancar a candidatura petista ao Palácio dos Bandeirantes, por ser artista, famoso e popular. “Marinho também não tinha popularidade. Com Mercadante será a mesma coisa”, avalia Frank.

Caso se efetive a parceria PT-PTB, o vice-prefeito não precisa deixar o cargo na administração de São Bernardo, beneficiado pela legislação. Assim como se optar pela candidatura a deputado federal. (Colaborou Sérgio Vieira)

PTB de São Paulo tem compromisso com o PSDB

A cúpula petebista tem compromisso firmado com as candidaturas tucanas em São Paulo, mesmo estando fora do chamado G-4 (candidatos a governador, a vice-governador e dois senadores), grupo encabeçado pelo PSDB, com apoio de DEM e PMDB.

Apesar de fato concreto, o convite a Frank Aguiar pode ter somente o intuito de tumultuar essa parceria em âmbito estadual. O vice-prefeito de São Bernardo não tem penetração na executiva estadual petebista, por isso o posicionamento da legenda se torna quase irrefutável. O PTB fará convenção partidária para bater o martelo em suas convicções dia 23 de junho.

Cãozinho é taxativo ao comentar o fato de o PTB manter fidelidade ao PSDB, mesmo sendo deixado de lado no principal arco de alianças do Estado – o senador petebista Romeu Tuma concorrerá à reeleição isolado, sem apoio. “Não podemos esquecer que os tucanos não quiseram o PTB nas chapas. Então, não podemos ficar chorando para o PSDB”, avalia Frank.

Para o presidente estadual do PT, o político-cantor é “liderança representativa” que pode acrescentar à chapa encabeçada por Mercadante ao Palácio dos Bandeirantes. “Essa possibilidade começou a ser discutida no (evento) de 1º de Maio. Agora é importante criar diálogo entre os partidos. O PTB é nosso aliado em diversas cidades. O PT está de portas abertas em todas as circunstâncias, seja para conversar sobre vice (governador) ou senador”, discorre o dirigente.

“Vejo essa parceria com bons olhos. Claro que depende muito da vontade do PTB. Mas Frank, que é uma figura querida por todos nós, vai liderar esse processo de diálogo”, conclui Edinho, coordenador da campanha de Mercadante.

Fonte:  Diário do Grande ABC

+ sobre o tema

Kamala supera expectativas e encurrala Trump no debate

Na categoria previsões furadas, o governador da Flórida, o...

Caso Marighella: MPF pede condenação de 37 ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma nova ação...

“A gente precisa sair desse luto e ir para a luta”, diz Macaé Evaristo

Depois de ser anunciada como a nova ministra dos Direitos...

para lembrar

Bancada ruralista rejeita e critica homenagem à Chico Mendes na Câmara

Grupo classificou como ‘infeliz' a escolha do nome do...

Somos programados para acreditar em algum deus?

A religião – a crença em seres sobrenaturais, incluindo...

Sakamoto: Atropelar de jet ski e fugir de helicóptero. É o Brasil cinematográfico

Uma das primeiras reportagens que produzi como jornalista foi...

“Quase todo o Brasil cabe nessa foto”

 Pondo em discussão o episódio envolvendo a atriz Fernanda...

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em meio a denúncias de assédio sexual, o presidente...

Comunicado sobre a demissão do ministro Silvio Almeida

Nota à Imprensa Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início...

Anielle confirma a ministros ter sido vítima de assédio de Silvio Almeida

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi ouvida por colegas ministros no Palácio do Planalto nesta sexta (6). Ela confirmou que foi vítima...
-+=