PT mira Frank Aguiar para vice de Mercadante em SP

Por: Beto Silva

O PT estadual quer usar a mesma fórmula utilizada em São Bernardo na eleição de 2008, um dos fatores fundamentais para tornar possível a vitória de Luiz Marinho (PT) naquela ocasião. O partido pretende popularizar a candidatura de Aloizio Mercadante (PT) ao governo paulista com o vice-prefeito da cidade Frank Aguiar (PTB) como vice.

 

As conversas sobre a composição do petebista na chapa petista surgiram nos eventos em comemoração ao Dia do Trabalho, sábado. O político-forrozeiro foi convidado para integrar a candidatura majoritária e gostou da ideia. Assim como o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que convenceu Frank a estar ao lado de Marinho dois anos atrás.

Dirigentes das duas legendas já trabalham para concretizar a aliança. Pelo lado do PTB, o próprio cãozinho terá a difícil missão de convencer o presidente estadual da sigla, deputado Campos Machado, e a cúpula partidária a romper com o tucanato. Do lado petista, o presidente estadual da legenda Edinho Silva está à frente do diálogo.

Mesmo com a aproximação do PT estendida ao Estado – até então estava restrita ao município -, o forrozeiro ressalta que sente-se lisonjeado em ser assediado. E, ao contrário do que ocorreu em 2008, quando negava veementemente que seria vice de Marinho, o político cantor fala agora que o projeto de parceria é possível. “Meu desejo é voltar para Brasília (como deputado federal), mas ser vice-governador de um Estado como São Paulo é uma honra para qualquer político”, observa.

“Mas não podemos tomar nenhuma decisão enquanto ospartidos não conversarem”, completou o petebista, dizendo-se “lulista” – independentemente da configuração da sigla, trabalhará pela eleição da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) à Presidência.

Frank tem ciência de sua participação na chapa de Mercadante para alavancar a candidatura petista ao Palácio dos Bandeirantes, por ser artista, famoso e popular. “Marinho também não tinha popularidade. Com Mercadante será a mesma coisa”, avalia Frank.

Caso se efetive a parceria PT-PTB, o vice-prefeito não precisa deixar o cargo na administração de São Bernardo, beneficiado pela legislação. Assim como se optar pela candidatura a deputado federal. (Colaborou Sérgio Vieira)

PTB de São Paulo tem compromisso com o PSDB

A cúpula petebista tem compromisso firmado com as candidaturas tucanas em São Paulo, mesmo estando fora do chamado G-4 (candidatos a governador, a vice-governador e dois senadores), grupo encabeçado pelo PSDB, com apoio de DEM e PMDB.

Apesar de fato concreto, o convite a Frank Aguiar pode ter somente o intuito de tumultuar essa parceria em âmbito estadual. O vice-prefeito de São Bernardo não tem penetração na executiva estadual petebista, por isso o posicionamento da legenda se torna quase irrefutável. O PTB fará convenção partidária para bater o martelo em suas convicções dia 23 de junho.

Cãozinho é taxativo ao comentar o fato de o PTB manter fidelidade ao PSDB, mesmo sendo deixado de lado no principal arco de alianças do Estado – o senador petebista Romeu Tuma concorrerá à reeleição isolado, sem apoio. “Não podemos esquecer que os tucanos não quiseram o PTB nas chapas. Então, não podemos ficar chorando para o PSDB”, avalia Frank.

Para o presidente estadual do PT, o político-cantor é “liderança representativa” que pode acrescentar à chapa encabeçada por Mercadante ao Palácio dos Bandeirantes. “Essa possibilidade começou a ser discutida no (evento) de 1º de Maio. Agora é importante criar diálogo entre os partidos. O PTB é nosso aliado em diversas cidades. O PT está de portas abertas em todas as circunstâncias, seja para conversar sobre vice (governador) ou senador”, discorre o dirigente.

“Vejo essa parceria com bons olhos. Claro que depende muito da vontade do PTB. Mas Frank, que é uma figura querida por todos nós, vai liderar esse processo de diálogo”, conclui Edinho, coordenador da campanha de Mercadante.

Fonte:  Diário do Grande ABC

+ sobre o tema

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional...

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

para lembrar

Coronavírus: transparência em 90% dos estados brasileiros é insuficiente

Avaliação da OKBR considerou conteúdo, formato e nível de...

Os ateus são ‘mais pacíficos’

A religião é uma das mais eficazes e...

Luislinda, a Iansã de toga – Por: Fernanda Pompeu

A cena poderia ter saído da cabeça de...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como marca, jeitinho no DNA, não é trivial que uma Turma de cinco ministros do Supremo...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...
-+=