PT volta a administrar São Paulo depois de oitos anos

Por: Iolando Lourenço e Marcos Chagas

Brasília – Depois de oito anos, o PT retoma o comando da maior e mais importante cidade do Brasil. A vitória de Fernando Haddad – ex-ministro da Educação na gestão petista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff – significa a interrupção de um ciclo em que a capital paulistana foi comandada pela dobradinha PSDB e Democratas (DEM). Haddad venceu com 54,5% o candidato do PSDB José Serra, que obteve 44,4% dos votos válidos.

A última petista a governar a cidade foi a atual ministra da Cultura, Marta Suplicy, no período de 2001 a 2004. A então prefeita do PT perdeu para José Serra, derrotado hoje. Dois anos depois, o tucano deixou a prefeitura nas mãos do vice, Gilberto Kassab – à época no DEM e atualmente um dos fundadores do PSD – para disputar o governo do estado.

Fernando Haddad foi escolhido pessoalmente pelo ex-presidente Lula para disputar a prefeitura da capital. A ex-prefeita Luiz Erundina (PSB) chegou a ser escolhida candidata à vice-prefeita na chapa de Haddad, mas desistiu da vaga, que foi ocupada por Nádia Campeão (PCdoB). Erundina foi a primeira petista a governar a capital paulista.

O prefeito eleito construiu um ampla coligação, inclusive com políticos tradicionalmente adversários do PT como Paulo Maluf (PP). No segundo turno, Fernando Haddad recebeu o apoio do PMDB do candidato derrotado no primeiro turno, Gabriel Chalita. No discurso de vitória, Haddad fez questão de agradecer ao vice-presidente da República, Michel Temer – presidente licenciado do PMDB – pelas articulações políticas em favor de sua candidatura.

No início do ano, o prefeito eleito de São Paulo deixou o Ministério da Educação para se lançar pré-candidato. Na ocasião, ela tinha menos de 5% das intenções de votos.

O cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto avaliou que Fernando Haddad aproveitou o desgaste do PSDB e do DEM para alcançar a vitória. “[Esse grupo] vinha com uma administração mal avaliada e uma fadiga de quem estava [no poder] em São Paulo há mais de 20 anos”.

Barreto disse ainda que não acredita em transferências de votos de Lula e Dilma para o prefeito eleito. “O maior mérito do ex-presidente Lula foi analisar o momento e impor um candidato novo mesmo que ninguém acreditasse nele.”

 

 

Fonte: EBC

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

Dilma anuncia que conferência Rio+20 será adiada para 20 de junho

Evento sobre meio ambiente seria realizado no Rio de...

O melhor de todos, Michael Jordan, entra para o Hall da Fama

Fonte: Estado de São Paulo - Michael Jordan, considerado por...

para lembrar

Em sessão solene na Câmara, ministra destaca reaproximação do Brasil com países africanos

Luiza Bairros lembrou a intenção do governo brasileiro de...

Lula sanciona reajuste de 7,7% para aposentados, diz Mantega

Por: Nathalia Passarinho   Para compensar, equipe econômica fará...

CCJ do Senado aprova indicação de Luís Roberto Barroso para STF

  A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=