Pulseira é desculpa para crime, diz psicóloga

Para sexóloga da Unifesp, violência contra a mulher continuaria ocorrendo mesmo se pulseiras coloridas não existissem

A maior parte das jovens não utiliza as pulseirinhas com essa conotação sexual; usam porque é bonita, afirma Maria Claudia Lordello

Crimes recentes de estupro e homicídio envolvendo jovens que usavam as “pulseiras do sexo” levantaram uma polêmica: elas devem ser proibidas? A resposta, para a psicóloga e sexóloga da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Maria Claudia Lordello, é não. Para ela, as pulseiras coloridas são apenas uma desculpa dos agressores para cometê-los. E proibi-las, como fez Londrina (PR), não resolve o problema.

Criadas na Inglaterra, as pulseiras coloridas viraram moda no Brasil. Elas podem ser usadas em um jogo em que quem arrebenta o acessório recebe uma retribuição da dona da pulseira. Se a pulseira for roxa, vale beijo de língua; se preta, sexo. (TALITA BEDINELLI)

 

FOLHA – É possível responsabilizar as pulseiras pelos crimes?
MARIA CLAUDIA LORDELLO
– As pulseiras não são o problema. Elas estão sendo usadas para justificar uma questão anterior, que é a falta de limites. A questão do estupro está muito mais relacionada com a falta de respeito em relação à mulher. Se não fosse a pulseirinha, o crime seria cometido por outro motivo.

 

FOLHA – Como assim?
MARIA CLAUDIA
– Para o agressor, a menina que usa a pulseira está dando uma permissão [para o sexo], o que nem sempre é o caso. A maior parte das jovens não utiliza as pulseirinhas com essa conotação sexual. Usam porque é bonita esteticamente.

 

FOLHA – Mas há o jogo do sexo.
MARIA CLAUDIA
– Sim, e ele veio para uma faixa etária que ainda está descobrindo a sexualidade, é vulnerável. Mas em alguns desses casos recentes vemos que a própria menina se expôs ao risco. O crime ocorre por essa exposição, não pela pulseira.

 

FOLHA – Como os pais devem agir?
MARIA CLAUDIA
– Proibir o uso da pulseira não vai adiantar. O problema tem relação com a informação que esses jovens estão recebendo. A educação sexual tem que acontecer dentro de casa. Há uma falta de vigilância em relação aos filhos, de como eles se comportam fora de casa. O jovem naturalmente tem curiosidade, quer se arriscar. Hoje a gente vive uma liberdade maior e a educação do filho é mais complicada, exige uma abertura maior dos pais principalmente em relação à questão sexual.

 

FOLHA – E qual é o papel do Estado neste caso?
MARIA CLAUDIA
– Entendo que num curto prazo o Estado ache que pode resolver o problema proibindo a venda das pulseiras. Seria necessária uma solução a longo prazo, um investimento por parte do Estado em educação sexual.

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Negras e negros estão mais próximos do feminismo do que brancos no Brasil, aponta pesquisa

Datafolha também mostra que quase metade dos homens evangélicos...

Juarez Xavier: “Não existe meritocracia em sociedades desiguais”

Em entrevista à #tvCarta, o professor de Jornalismo Juarez...

Aulas sobre “masculinidade” diminuem índices de violência contra a mulher

Para pesquisadores, meninos devem ser ensinados sobre os aspectos...

O que fazer para ajudar quem está num relacionamento abusivo

Todo mundo já esteve ou conhece alguém que esteve...

para lembrar

Contra agressão a Dilma, Gleisi lança movimento pela dignidade feminina

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) reagiu "indignada" aos adesivos...

Feministas se elegem vereadoras em busca de representatividade para mulheres

Em 2016, um grupo de vereadoras se elegeu prometendo...

Um amor que bagunce meu cabelo e não minha vida

Eu, mais que tudo, quero um amor que compartilhe...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=