Quando o futebol vai lutar contra a homofobia?

Nos últimos anos, o cerco ao racismo no futebol apertou. Acompanhamos a punição de clubes e torcedores. Por mais que ainda aconteça, ofender uma pessoa por conta da cor da pele não é mais tolerável nos gramados e arquibancadas. Por outro lado, quando os xingamentos e o preconceito atinge a orientação sexual, há um retumbante silêncio, uma naturalização na homofobia. É natural chamar árbitros, atletas e torcedores de veados.

Do Soujec

Isso pode ser comprovado por uma recente moda que pegou nas arquibancadas de diversos estádios pelos país. Quem acompanha o futebol já deve ter, em algum momento, escutado o grito “ooooooo bicha”, entoado todas as vezes em que o goleiro adversário vai bater o tiro de meta. A “novidade” foi trazida ao Brasil pela torcida do México durante a Copa do Mundo de 2014. Os mexicanos gritavam “oooo puto”, que é o mesmo que bicha.

O que deveria ser um ato condenado por todos torna-se, no contexto do jogo, um mantra, um artifício natural utilizado pela torcida para tentar desestabilizar o rival. Assim como em todos os lugares, a homossexualidade vira argumento para desmerecer o outro.

Em Joinville, na Arena, não é diferente. Toda as vezes que o goleiro vai repor a bola, os torcedores que sentam atrás do goleiro fazem ecoar o grito de bicha. A homofobia é tão naturalizada que as pessoas não param para pensar nem mesmo no público homossexual que frequenta o estádio. Não há o mínimo de empatia. No fim das contas, é como se fossem invisíveis.

Outro problema dessa naturalização se reflete dentro de campo. Não podemos ser ingênuos de imaginar que não há homossexuais no futebol. Eles existem, porém, a cultura do futebol impede que eles se assumam. Esses atletas não encontram um ambiente seguro e acolhedor para exercer livremente a própria sexualidade. Algo parecido aconteceu com os negros no começo do futebol, que eram impedidos de defender os clubes.

As pessoas vão acabar dizendo: “ah mas é brincadeira, não pode falar mais nada agora”. Se for homofóbico e ofender alguém, não pode mesmo ou, pelo menos, não deveria ser permitido. A punição exemplar aplicada aos racistas deveria ser empregada também a quem ainda xinga com base na orientação sexual.

Agora, tão pior quanto essa atitude dos torcedores é o silêncio da diretoria. É uma obrigação da diretoria tornar o estádio um ambiente acolhedor para toda a torcida. Além do mais, o clube perde a oportunidade de se posicionar publicamente contra a homofobia, ressaltando que respeita todos e todas. Existe a campanha contra o racismo no Estadual deste ano, mas aliado a isso quero muito ver um dia o enfrentamento em relação ao machismo e à homofobia. É um passo fundamental para tornar o futebol mais democrático.

¡Unamos fuerzas en pro de la diversidad, #Incondicionales!Entérate cómo: http://goo.gl/yPQsBq#AbrazadosPorElFútbol

Publicado por Selección Nacional de México em Terça, 29 de março de 2016

A prova de que é possível combater a homofobia no futebol foi dada pela Confederação do México, que iniciou uma campanha para pedir o fim do tal grito de “puto”. Há até alguns jogadores que aparecem no vídeo reforçando o pedido. Além disso, a Fifa também já puniu algumas seleções por conta de xingamentos homofóbicos.

 

Texto enviado por Alexandre Perger
Jornalista formado no Bom Jesus Ielusc. Fanático torcedor do Joinville, desde o saudoso tempo do Ernestão. Um sujeito que detesta o futebol moderno e que sonha em ver esse esporte devolvido ao povo.

+ sobre o tema

Drag queen é agredida com golpes de foice em São Gonçalo

Jovem de 19 anos estava em uma lanchonete no...

Renda de casais homoafetivos é 65% maior do que a de heterosexuais, diz IBGE

O levantamento, de acordo com economista, potencializa o chamado...

Joseane Borges: 1ª mulher trans do Piauí com título de bacharel em Serviço Social

Joseane Gomes Santos Borges é a primeira mulher transexual...

para lembrar

Atletas africanos mantém hegemonia na São Silvestre

As primeiras colocações, no entanto, confirmaram a hegemonia dos...

Serena Williams vence em Pequim e garante volta ao topo do ranking mundial

Fonte: Globoesporte - A americana Serena Williams garantiu...

Anderson Silva campeão dos pesos médios

O UOL Esporte Entrevista recebe nesta segunda-feira, 13 de...

Decatletas lutam por vaga na equipe que irá ao Pan de Guadalajara

Prazo para líderes do ranking e índices é 28...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...
-+=