Quem são a primeira mulher e o primeiro homem negro em uma missão rumo à Lua

Enviado por / FonteG1, por Marina Pagno

Artemis II deve partir no final de 2024 para voar ao redor da Lua. Outras missões à Lua foram compostas apenas por homens brancos. No total, quatro astronautas foram escolhidos pela Nasa para a nova jornada.

Pela primeira vez, uma mulher e um homem negro foram escolhidos para participar de uma viagem à Lua organizada pela NasaChristina Hammock Koch será especialista de missão e Victor Glover será o piloto da missão Artemis II, que será lançada no final de 2024 para voar ao redor da Lua. Os dois são astronautas e trabalham na Nasa há 10 anos.

Os nomes dos participantes da nova jornada foram anunciados pela agência espacial norte-americana nesta segunda-feira (3). Em outras missões à Lua, a tripulação foi composta apenas por homens brancos. A escolha de Christina e Victor faz parte de uma promessa da Nasa de levar mais diversidade às explorações espaciais.

Essa é a primeira viagem à Lua desde a última missão Apollo, em 1972. Os astronautas ainda não vão pousar no satélite natural. Também fazem parte da missão Reid Wiseman e Jeremy R. Hansen.

Conheça a trajetória dos dois astronautas que farão história rumo à Lua no ano que vem:

Recordista e pioneira: quem é Christina Hammock Koch

Christina tem 44 anos, nasceu em Michigan, no centro-oeste dos Estados Unidos, e cresceu no estado da Carolina do Norte. Foi selecionada como astronauta da Nasa em 2013.

Christina Hammock Koch foi selecionada como astronauta da Nasa em 2013 — Foto: Nasa/Divulgação
  • É a mulher que ficou o maior tempo contínuo no espaço até agora: 328 dias;
  • Em 2019, participou da primeira caminhada espacial feminina, ao lado da astronauta Jessica Meir, e de outras cinco caminhadas espaciais, totalizando 42 horas e 15 minutos em atividade.

Na Nasa, foi engenheira de voo na Estação Espacial Internacional (ISS) em três expedições, contribuindo para “centenas de experimentos em biologia, ciências da Terra, pesquisa humana, ciências físicas e desenvolvimento tecnológico”, diz a agência espacial norte-americana.

Christina é formada em engenharia elétrica e física e possui um mestrado em engenharia elétrica. Antes de se tornar astronauta, sua carreira esteve voltada para o desenvolvimento de instrumentos de ciência espacial e a engenharia de campo científico remoto.

Seis meses na estação espacial: quem é Victor Glover

Victor tem 46 anos, nasceu e cresceu na Califórnia, nos Estados Unidos. Entrou para o quadro de astronautas da Nasa em 2013.

  • Fez seu primeiro voo espacial em 2020;
  • Foi o primeiro homem negro a participar de uma missão de longa duração (seis meses) a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Também atuou como engenheiro de voo na estação espacial em uma expedição e “contribuiu para muitas coisas enquanto estava a bordo da estação, incluindo investigações científicas, demonstrações de tecnologia, cultivo de plantações e tirar centenas de fotos da Terra”, segundo a Nasa. O astronauta completou 168 dias em órbita e participou de quatro caminhadas espaciais.

Antes de ingressar na Nasa, foi piloto de testes da Marinha dos Estados Unidos e era membro do Legislativo no Senado norte-americano. Acumulou 3 mil horas de voo em mais de 40 aeronaves, mais de 400 pousos interrompidos em porta-aviões e 24 missões de combate.

Victor Glover foi selecionado como astronauta da Nasa em 2013 — Foto: Nasa/Divulgação

Saiba mais sobre as próximas missões à Lua:

  • Na Artemis II, prevista para o final de 2024, os quatro astronautas vão decolar no foguete SLS da Nasa – o mais poderoso do mundo – e viajarão a bordo da cápsula Orion, acoplada no topo do foguete;
  • A cápsula se desprenderá uma vez no espaço e os levará para a Lua, mas sem pousar;
  • A data de lançamento é esperada para novembro de 2024;
  • O feito de pousar novamente na Lua vai ficar reservado à Artemis III, que será a primeira missão tripulada da agência espacial a desembarcar em nosso satélite natural desde 1972;
  • A Nasa pretende fazer história com o programa e pousar nessa fase a primeira mulher e a primeira pessoa não-branca na superfície lunar.

“Essa missão irá levar mais que astronautas. Ela irá levar a esperança de milhões de pessoas ao redor do mundo”, disse Bill Nelson, administrador-geral da Nasa.

Na ordem, os astronautas Jeremy R. Hansen, Victor Glover, Christina Hammock Koch e Reid Wiseman. — Foto: Nasa/Reprodução

“Pela primeira vez em mais de 50 anos, esses indivíduos – a tripulação da Artemis II – serão os primeiros seres humanos a voar para as proximidades da Lua. Na tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro canadense em uma missão lunar, e todos os quatro astronautas representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”, disse a diretora Vanessa Wyche, do NASA Johnson Space Center.

A tripulação da Artemis II, que, pela 1ª vez, terá entre astronautas que vão em missão à Lua uma mulher e um homem negro. — Foto: NASA/DIVULGAÇÃO

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

para lembrar

Mercado de Trabalho – 13 de Maio: data para refletir

O que as empresas que atuam no Brasil podem...

Para não ter diversidade, um ambiente respeitoso e inclusivo na empresa

Há aqueles que não querem diversidade em suas empresas....

‘Nude não é uma cor, mas sim um conceito’

Quando lançou sua primeira coleção de sapatos nudes em...

Hoje na história: Dia da África celebra cultura e história do continente

Uma das principais raízes brasileiras ganha destaque nesta semana...

USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+

O programa USP 60+ completa 30 anos de sua criação e está com as inscrições abertas para o primeiro semestre de 2024. A abertura de vagas se...

É preciso sair da superfície

Há no Brasil um movimento pró-inclusão de bolsistas negros em universidades e escolas particulares de alto padrão. Na esfera pública, semana passada foi sancionada lei que...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=