Quer estudar na Alemanha? Agora é de graça

São Paulo – A Alemanha aboliu completamente as mensalidades das universidades em todo o seu território. A gratuidade também vale para estudantes internacionais: agora qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, pode estudar lá sem pagar nada.

Por Claudia Gasparini, do EXAME

Segundo um ranking da consultoria QS, o país é o quarto destino mais popular do mundo entre estudantes de ensino superior.

Comparadas a instituições de outros países, como os Estados Unidos, as universidades alemãs já cobravam mensalidades relativamente baixas, de acordo com o site ThinkProgress.

Em média, o aluno precisava pagar cerca de 500 euros por semestre, além de ter direito a diversos benefícios, como transporte barato ou gratuito entre cidades.

A gratuidade na oferta de educação superior é uma tendência em diversos europeus, com algumas exceções, como o Reino Unido.

Gabrielle Heinen-Kjajic, ministro da Baixa Saxônia – a última região alemã a abolir as mensalidades –  disse ao site German Pulse que a decisão foi tomada porque “não queríamos um ensino superior que dependesse da riqueza dos pais [do estudante]”.

+ sobre o tema

para lembrar

Manaus: Professores decidem por greve geral contra retorno das aulas presenciais

Professores decidem por greve geral contra retorno das aulas...

Projeto sobre graduação de professores vai à sanção presidencial

A Câmara dos Deputados aprovou,dia (12), texto do Senado...

Curso de extensão gratuito sobre História da África inscreve até o dia 30

O Grupo de Estudo das Populações Negras (GEPN) do...

A educação de meninas negras na pandemia

Suelaine Carneiro, Coordenadora de Educação e Pesquisa de Geledés,...
spot_imgspot_img

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)

Termina nesta sexta-feira (7) o prazo para realização das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os estudantes têm até 23h59...

Analfabetismo: Sul e Sudeste têm vantagem histórica, mas o futuro aponta para resultados mais promissores no Nordeste

Num intervalo de 11 dias, duas importantes pesquisas sobre analfabetismo foram divulgadas. Há três semanas, o Censo de 2022 do IBGE revelou o retrato do...

Geledés Retoma Roda de Diálogos com Meninas Negras em 2024 para fortalecer trajetórias educacionais

Geledés - Instituto da Mulher Negra retomou a iniciativa da Rodas de Diálogos com Meninas Negras em 2024, que vem se desenvolvendo desde 2023,...
-+=