Quero ser professor

Segundo o Ministério da Educação, os professores da rede pública da educação básica em todo o Brasil tiveram aumento real (já descontada a inflação) de 18% entre os anos de 2003 e 2008. No entanto, a profissão ainda segue desvalorizada salarialmente, uma vez que profissionais com mesma escolaridade em outras ocupações recebem mais do que os docentes.

Fonte: Envolverde

Na semana em que se comemora o Dia do Professor, o EducaRede convidou José Carlos Antonio, educador há 27 anos, para falar aos estudantes que desejam seguir carreira, sobre as delícias e as agruras da profissão. “É possível e necessário transformar pessoas, formar bons cidadãos e mudar a sociedade como um todo.  Tenho me empenhado nessa transformação a cada novo dia”, diz José Carlos, que é formado em Física, professor efetivo do Ensino Médio da rede pública paulista e formador do EducaRede.
O profissional falou também sobre a formação do professor, mercado de trabalho, salário, a rotina de um docente e a importância das novas tecnologias para a educação. Confira a entrevista:

EducaRede – Qual é o perfil de um jovem que deseja ser professor de educação básica? É preciso ter vocação para ser professor?

José Carlos Antonio – Como em qualquer profissão, “ter vocação” significa querer muito e estar disposto a enfrentar os desafios e exigências da profissão. Ninguém nasce com dom para coisa alguma e é isso que nos garante o livre arbítrio de poder ser o que quisermos; mas só querer não é poder, é preciso muita dedicação, muito estudo e muita determinação. Ser professor é uma responsabilidade muito grande, pois o professor educa pessoas e se torna co-responsável pelos futuros papéis que elas vão desempenhar no mundo. Para vir a ser um bom professor, é preciso ser inteligente, comunicativo, criativo e dinâmico, pois será necessário estudar a vida toda e gostar disso, aprender a lidar com crianças, adolescentes e adultos e, acima de tudo, ter espírito inovador e gostar de enfrentar desafios.

EducaRede – Como é a formação inicial de um professor? O que ele aprende em uma faculdade de educação?

José Carlos Antonio – A formação depende do tipo de professor que ele será, ou seja, do público para o qual vai dedicar seu trabalho. Professores que lidam com crianças em idade pré-escolar e nas séries iniciais têm uma formação diferente dos que lidam com crianças maiores e adolescentes. Para a pré-escola e séries iniciais, é preciso cursar Pedagogia e alguma especialização (há várias modalidades), embora ainda existam cursos de nível médio para a formação de professores para as séries iniciais. Já para os terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental (5a a 8a séries/6o a 9o anos) e para o Ensino Médio, é necessário ter uma formação específica na disciplina que o professor escolher (Matemática, Letras, Química, Física etc.) em um curso específico para professores (Licenciatura). Evidentemente, dada a escassez de professores para algumas disciplinas (Química e Física, principalmente) ou em algumas regiões com poucos centros formadores de professores, temos ainda muitos profissionais com formação inadequada, incompleta ou insuficiente que, no entanto, estão lecionando. E é bom lembrar que, ao invés de culparmos esses professores por sua formação precária, devemos agradecê-los, apoiá-los e ajudá-los a completarem sua formação, pois não fossem eles não haveria professor algum ensinando para essas turmas.

EducaRede – É importante o professor estar sempre se aperfeiçoando? Como?

José Carlos Antonio – É fundamental que qualquer profissional se aperfeiçoe durante sua vida toda e, no caso do magistério, isso é uma exigência inata da profissão, pois o mundo muda, e muda rápido, e a escola educa para o mundo, e não para si mesma. Assim, é fundamental que a escola e seus professores estejam em constante mudança e aperfeiçoamento. Isso é uma necessidade, não é uma opção. No magistério público há quase sempre algum programa de aperfeiçoamento ocorrendo, muito embora nem sempre esses programas sejam suficientemente “inteligentes” para permitirem que a maioria dos professores possa usufruir deles. Mas tanto na rede pública quanto na particular, os professores devem encarar o seu aperfeiçoamento como um investimento em sua própria carreira; um investimento que traz como retorno um professor melhor a cada dia, ainda que seu salário nem sempre melhore proporcionalmente. Na verdade, o professor não tem que ser bom porque assim merecerá melhores salários, ele tem que ser bom porque seus alunos precisam de bons professores.

EducaRede – Como é o mercado de trabalho para o professor de educação básica e como ingressar na docência?

José Carlos Antonio – O mercado de trabalho para o professor de educação básica é amplo, estável e sempre promissor, pois educação é uma necessidade permanente e a cada dia que passa torna-se mais prioritária. Não há desenvolvimento, igualdade e paz social, segurança e padrões razoáveis de qualidade de vida em países onde a educação não tenha sido priorizada. Os países desenvolvidos não o são por decreto próprio ou por herança histórica, o são porque em dado momento passaram a priorizar a educação como meio eficaz de desenvolvimento. O Brasil tende a ingressar no grupo dos países desenvolvidos e já começa a perceber que só conseguirá esse ingresso quando investir pesadamente em educação. Todo esse cenário é bastante promissor para a carreira do magistério em geral e, em particular, para o professor do ensino básico. Há muitas formas de ingressar na docência. A mais comum consiste em fazer um curso de licenciatura ou outro que o capacite a trabalhar com o tipo de público para o qual pretende se dedicar. Hoje em dia já é um consenso estabelecido que os professores devam buscar também especializações e pós-graduações.

EducaRede – Quanto ganha em média um professor de educação básica?

José Carlos Antonio – Depende do professor, de sua formação, sua competência, da localização geográfica onde trabalha e do tipo de escola (pública ou particular) onde leciona. Portanto, não há um único salário, mas sim um leque imenso de possibilidades. Os salários variam desde valores irrisórios e ilegais (abaixo do valor do salário mínimo) até números bastante significativos e da ordem de 10 a 20 salários mínimos mensais. Evidentemente que entre os dois extremos existe uma grande massa de professores que vivem com salários intermediários e baixos em relação à importância estratégica de seu trabalho. Na média, considerando o país todo e os valores correspondentes aos salários de início de carreira, o valor recebido por 40 horas semanais gira em torno de R$ 1.500,00 (cerca de 3,2 salários mínimos).

EducaRede – Como é o dia-a-dia de um professor? Quais as principais características da profissão?

José Carlos Antonio – Para alguns o dia-a-dia é cansativo e estressante, para outros é divertido. Isso depende muito do perfil do professor e do perfil da escola onde ele trabalha. Professores mais bem preparados e escolas mais bem geridas e cuidadas costumam resultar em um dia-a-dia tranquilo. Já no outro extremo temos um estresse às vezes insuportável. O trabalho do professor não ocorre apenas dentro da sala de aula. Na verdade ocorre, em grande parte fora dela, na preparação das aulas e atividades que serão vivenciadas com os alunos. Há também uma parte burocrática do trabalho que é feita fora da sala de aula (corrigir provas, tarefas, trabalhos etc.) e é preciso dedicar um tempo razoável ao aperfeiçoamento constante.

EducaRede – Você mantém um blog chamado Professor Digital, no qual discute e reflete sobre o papel do professor nesse contexto das novas tecnologias. Quais são as principais mudanças que as tecnologias trouxeram para a docência?

José Carlos Antonio – As tecnologias digitais em geral, e os computadores e a Internet em especial, trouxeram para o professor ferramentas que potencializam e facilitam seu trabalho. Ensinar usando os computadores e a Internet é muito mais fácil e divertido do que fazê-lo apenas com giz e lousa. Eu, particularmente, uso os computadores e a Internet porque sem eles meu trabalho seria mais cansativo, menos produtivo e, principalmente, mais chato para mim e para meus alunos. O uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) é relativamente recente, tem cerca de duas décadas apenas, e só começou a se disseminar para valer nos últimos anos, mas já permite que se conclua que é um instrumento facilitador para o professor e para o aluno. É claro que computadores não geram bons professores, mas bons professores podem ser ainda melhores se usarem bem os computadores.

EducaRede – Quais as dificuldades e as vantagens (prós e contras) em ser professor atualmente no Brasil?

José Carlos Antonio –  Acho que uma grande dificuldade que os professores enfrentam atualmente, e que os coloca em desvantagem, diz respeito a sua própria auto-estima. De tanto ouvir dizer que a Educação vai mal, que a escola é ruim e que os professores são os culpados, muitos passaram a acreditar nisso e se sentem impotentes, incapazes e debilitados. Isso é o que chamamos de “profecia autorrealizável”, ou seja, acaba-se acreditando na mentira e tornando-a uma verdade. Eu conheci milhares de professores e vi todos os tipos diante de mim. Para alguns, a profissão é excelente, embora sempre queiram mais e melhores condições de vida e trabalho. Para outros, a profissão é péssima e eles sentem que só vai piorar, porque nada podem fazer senão lamentar. Portanto, os prós e contras estão muito mais desenhados nas lentes de quem vê do que na realidade que está diante dessas lentes. É possível e necessário transformar pessoas, formar bons cidadãos e mudar a sociedade como um todo, mas isso passa muitas vezes por uma transformação pessoal anterior, pois é difícil mudar o mundo se não somos capazes de mudar nem a nós mesmos. Eu vejo possibilidades onde alguns vêem problemas. Tenho me empenhado nessa transformação a cada novo dia. Nem sempre obtenho o sucesso que gostaria, mas posso dormir sossegado toda noite, pois penso que sei qual é meu papel e tento realizá-lo todos os dias, em todas as aulas, com todos os alunos.

 

+ sobre o tema

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...

Lei torna obrigatória a notificação de casos de bullying no Rio

Os casos de bullying e de violência contra...

Para Haddad, falhas em questões do Enem estarão na ‘taxa de tolerância’

Gabarito oficial do Exame deve ser divulgado nesta terça-feira...

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

para lembrar

MEC divulga datas para inscrições no Sisu. Veja as datas

O ministério afirma que haverá três chamadas subsequentes após...

Prazo de matrícula dos aprovados no Sisu termina nesta quinta

O prazo de matrícula dos cerca de 16 mil...

Aluno que fizer reforço de matemática receberá R$ 50 em SP

Estudantes que frequentarem aulas de reforço de matemática em...

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=