Quilombolas da Bahia são finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2023

Enviado por / FonteDo Correio 24h

A premiação é promovida pelo Jornal Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab

Os quilombolas Ananias Viana e Jucilene Viana Jovelino, do Território Kaonge (BA), em Cachoeira, no Recôncavo baiano, estão entre os nove finalistas do Prêmio Empreendedor Social, na categoria “Soluções que inspiram”. Com a Rede de Cidadania Quilombola, eles concorreram com 348 inscritos. O resultado do vencedor será divulgado no dia 24 de outubro, através de votação popular pelo link https://empreendedorsocial2023.folha.com.br/.

A premiação é promovida pelo Jornal Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab, uma das comunidades do Fórum Econômico Mundial. O Território Quilombola da dupla já possui a regularização fundiária encaminhada pelo Incra que, atualmente, está para publicação para decreto de interesse social da terra.

De acordo com Ananias Viana, a indicação é resultado de uma longa história de trabalho, organização coletiva, dedicação à sustentabilidade e a transversalidade dentro da comunidade. “Estamos muito felizes em sermos finalistas. Mas gostaríamos de ir além e sermos os vencedores”, confidencia ele.

A categoria do “Soluções que inspiram”, em que os quilombolas baianos concorrem, destaca as inciativas que combatem racismo, violência e desigualdade social, de raça, gênero e/ou fortalecem a cidadania e comunidades.

Rede de ações

A Rede de Cidadania Quilombola é resultado de uma iniciativa do Centro de Educação e Cultura Vale do Iguape (Cecvi) que envolve 18 comunidades quilombolas. Desde a sua criação em 2002, o Cecvi tem Viana e Jucilene à frente.

O Vale do Iguape trata-se de uma microrregião do município de Cachoeira, composta por comunidades quilombolas que se constituíram a partir de antigos engenhos de açúcar.

Da Rede se desdobraram grupos comunitários para a extração do óleo de dendê, o cultivo da ostra, a mariscagem, o cultivo de ervas medicinais utilizadas por benzedeiras para fazer remédios e xaropes, além da adoção da apicultura.

O turismo de base comunitária é outra atividade coletiva desenvolvida. Destaca-se a Festa da Ostra que acontece no Kaonge de 13 a 15 de outubro.

O que atrai a atenção de pesquisadores e até da mídia, de acordo com Viana, é a maneira com que as comunidades desenvolvem o trabalho coletivo e obtêm sucesso.

“É simples. Não acreditamos em coletividade sem sustentabilidade. Mas cada um tem a sua individualidade de fazer as plantações em suas roças”, pontua ele. Além disso, Viana acrescenta que “quando trabalhamos com amor e com o envolvimento das pessoas, avançamos”.

Premiação

De acordo com o regulamento da premiação, os finalistas e o vencedor escolhidos pelo leitor são contemplados com mentorias, capacitação e possibilidades de networking que deverão ser usufruídos ao longo de 2024. Além disso, o projeto vencedor ganha o troféu Empreendedor Social 2023.

Além de votar, os leitores e internautas também podem fazer doações a partir de R$ 5 para fortalecer o empreendimento escolhido. É possível registrar o voto mais de uma vez. Na hora de votar, é obrigatório fornecer o seu e-mail e o seu CEP.

Ao acessar a página, procure o terceiro conjunto de fotos em que está escrito “Rede de Cidadania Quilombola” e a foto de Ananias Viana e Jucilene Viana Jovelino.

+ sobre o tema

Educação básica é etapa crucial para instituir uma política de equidade

Desde 2020, nutrimos a expectativa de que o país...

Mulher que xingou aluna de ‘preta horrorosa’ chega à delegacia para depor

A suspeita chegou na delegacia nervosa e negou ser...

Violência no RJ vitimou 15 grávidas desde 2017, afirma plataforma Fogo Cruzado

A morte de Kathlen Romeu, grávida de quatro meses, na...

para lembrar

Apreensões sobre o racismo norte-americano

A pequena cidade de Ferguson, no Missouri (centro dos...

‘Branco é pureza’: após polêmica, Nivea pede desculpa e remove publicidade racista

A Nívea lançou nos últimos dias peças publicitárias para...

Mulher de Amarildo está desaparecida há 10 dias, diz família

A mulher do pedreiro Amarildo de Souza, Elizabeth Gomes...

Em pleno 2017, negros são amarrados em poste de Comunidade Quilombola

É difícil de acreditar que em pleno ano de...
spot_imgspot_img

Alunos de escola particular de SP fazem protesto no Shopping Pátio Higienópolis contra abordagem racista de segurança do local

Alunos do Colégio Equipe, em Higienópolis, fizeram uma manifestação nesta quarta-feira (23), após adolescentes negros - estudantes da escola - denunciarem uma abordagem racista...

Uma elite que sabe muito, mas entende pouco

Em uma manhã qualquer, entre um brunch com avocado e uma conversa sobre alguma viagem à Europa, um membro de uma típica parcela da...

Em memória dos Pretos Novos

Os mortos falam. Não estou me referindo a nenhum episódio da série de investigação criminal CSI (Crime Scene Investigation) ou à existência de vida após a...
-+=