Racismo na Europa de Leste monitorizado

Fonte: UEFA –

O Centro de Monitorização Anti-Racismo da Europa de Leste inicia funções este mês, em Varsóvia, capital da Polónia. O recém-criado centro – que conta com o apoio da UEFA – irá monitorizar, pesquisar e documentar casos de racismo verificados na região, onde se incluem os países organizadores do UEFA EURO 2012™, Polónia e Ucrânia.

 

 

Questão pertinente


“O crescimento do significado social do futebol na Polónia e Ucrânia na antecâmara do Campeonato da Europa de 2012 constituiu uma excelente oportunidade para destacar a pertinente questão do racismo e da xenofobia na Europa de Leste”, referiu o sociólogo Rafal Pankowski, coordenador do Centro de Monitorização. “O nosso ponto de partida será o racismo no futebol, mas vemo-lo num contexto mais global de discriminação na sociedade em geral”, acrescentou o coordenador adjunto, Jacek Purski.

 

 

Projecto FARE

O centro é parte integrante de um projecto de desenvolvimento da FARE (Rede Pan-Europeia Contra o Racismo no Futebol) na Europa de Leste, que terá a duração de três anos e contará com fundos da UEFA, tendo em vista o UEFA EURO 2012™. Este financiamento provirá, entre outras coisas, das receitas do licenciamento das transmissões do UEFA EURO 2008™. O projecto conta, também, com o apoio do sindicato dos jogadores, FIFPro, que, juntamente com a UEFA e a FARE, organizou a conferência “Unidos Contra o Racismo”, em Varsóvia, no passado mês de Março, cuja anfitriã foi a Federação Polaca de Futebol.

 

 

Objectivos

Os objectivos centrais do projecto passam por apoiar a preparação do torneio e de actividades anti-discriminação, através de programas de formação, comunicação e parcerias com organismos governamentais, comités locais e cidades anfitriãs. Outros objectivos passam por trabalhar junto de comunidades de minorias étnicas de forma a combater a discriminação e aumentar a visibilidade da FARE e dos seus programas na Europa de Leste. O objectivo final será construir uma base de recursos capaz de suportar na Europa de Leste a realização, a longo prazo, de outras campanhas anti-discriminação através do futebol.


 

Ampla abrangência


O projecto terá, igualmente, uma vasta área de influência, abrangendo vários países, com forte incidência na Hungria e Eslováquia. A monitorização terá lugar em outras nações – Roménia, Bulgária, Rússia, Bielorrússia e República Moldava – e pretende ainda explorar outras potenciais actividades de consciencialização.

Matéria original

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Após apontar racismo em prova, ex-aluna da UFF é denunciada à Justiça

Quatro anos após denunciar por racismo uma professora do...

Morte de policial em Osasco-SP é denunciada à OEA

Poderia ser mais um caso suspeito de resistência...

Salvador terá postos fixo e móvel para denúncias de racismo no carnaval

Posto fixo irá operar na sede no Procon, no...

Maior acusado de agressão a homossexuais na Avenida Paulista pode ir a júri

Jovem foi indiciado por tentativa de homicídio, formação de...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=