RACISMO NA ITÁLIA: Berlusconi: “Menos imigrantes igual a menos crimes”

Polémica em Itália após declarações de Silvio Berlusconi. Para o primeiro-ministro italiano, menos imigrantes é igual a menos crimes. A equação política foi apresentada ontem, durante um Conselho de Ministros para aprovar um plano contra a máfia, em Reggio Calabria, no sul do país.

“Uma redução do número de extracomunitários em Itália significa menos forças a preencherem as fileiras do crime organizado”, afirmou o chefe do executivo italiano. Mais tarde, na televisão, Berlusconi precisou que falava apenas dos imigrantes clandestinos.

Mas a frase caiu mal e a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados em Itália manifestou-se revoltada por Berlusconi estigmatizar os imigrantes.

Quanto à oposição, o Partido Democrata fala em racismo. “As declarações são muito graves, é um incitamento ao racismo. Por outro lado, são infundadas porque os imigrantes que vivem no nosso país são necessários para a nossa economia”, afirmou Livia Turco.

Este mês, a cidade de Rosarno, no sul, foi palco de violentos confrontos raciais. Dois imigrantes africanos foram alvejados e os trabalhadores sazonais responderam com carros incendiados e lojas vandalizadas. Os residentes contra-atacaram e pelo menos 70 pessoas ficaram feridas. O governo decidiu, então, levar mil imigrantes para cidades periféricas.

Fonte: Euronews

 

+ sobre o tema

Massacre em Manaus e as falácias do empirismo pró-encarceramento

Brasil prende mal e muito, investiga pouco e mata...

Candidaturas indígenas crescem 88% em 2020: “Não queremos ninguém falando por nós”

“Temos voz sim, mas como sempre querem nos silenciar,...

Artemisa Candé fala sobre identidade e movimento negro, racismo e luta contra o preconceito

Filha de professores, a guineense Artemisa Candé chegou ao...

para lembrar

spot_imgspot_img

Se liga, meu irmão

Além de marcar mais uma festa da democracia, as eleições municipais de 2024 deixam claro e evidente que o antirracismo, apesar de previsto na Constituição Federal de...

Mães de vítimas denunciam assassinatos em Conselho da ONU

"Meu filho tinha 16 anos quando foi tirado de casa por 23 policiais militares no estado da Bahia, Brasil, em outubro de 2014", disse...

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...
-+=