RACISMO NA ITÁLIA: Berlusconi: “Menos imigrantes igual a menos crimes”

Polémica em Itália após declarações de Silvio Berlusconi. Para o primeiro-ministro italiano, menos imigrantes é igual a menos crimes. A equação política foi apresentada ontem, durante um Conselho de Ministros para aprovar um plano contra a máfia, em Reggio Calabria, no sul do país.

“Uma redução do número de extracomunitários em Itália significa menos forças a preencherem as fileiras do crime organizado”, afirmou o chefe do executivo italiano. Mais tarde, na televisão, Berlusconi precisou que falava apenas dos imigrantes clandestinos.

Mas a frase caiu mal e a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados em Itália manifestou-se revoltada por Berlusconi estigmatizar os imigrantes.

Quanto à oposição, o Partido Democrata fala em racismo. “As declarações são muito graves, é um incitamento ao racismo. Por outro lado, são infundadas porque os imigrantes que vivem no nosso país são necessários para a nossa economia”, afirmou Livia Turco.

Este mês, a cidade de Rosarno, no sul, foi palco de violentos confrontos raciais. Dois imigrantes africanos foram alvejados e os trabalhadores sazonais responderam com carros incendiados e lojas vandalizadas. Os residentes contra-atacaram e pelo menos 70 pessoas ficaram feridas. O governo decidiu, então, levar mil imigrantes para cidades periféricas.

Fonte: Euronews

 

+ sobre o tema

O racismo mata: aqui, nos EUA, na África e em todo lugar

#wecan'tbreath - (não podemos respirar) Em uma mesma semana, vimos...

Efeito Madonna no Rio

Uma mulher. Uma mulher de 65 anos. Uma artista...

Porteiro preso há 3 anos em investigação com erros é solto

O porteiro Paulo Alberto da Silva Costa, de 37...

para lembrar

A Justiça Militar nos pisoteia

Na próxima vez que o policial militar que pisou no...

“Orgulho de ser branco” – Mais diversidade significa menos gente branca

“Orgulho de ser branco”: negros não entram Grupo no...

A (auto) cobrança sobre nossos corpos

Ao tratar do Movimento Negro é nítida as especificidades...
spot_imgspot_img

Nem a tragédia está imune ao racismo

Uma das marcas do Brasil já foi cantada de diferentes formas, mas ficou muito conhecida pelo verso de Jorge Ben: "um país tropical, abençoado...

Futuro está em construção no Rio Grande do Sul

Não é demais repetir nem insistir. A tragédia socioclimática que colapsou o Rio Grande do Sul é inédita em intensidade, tamanho, duração. Nunca, de...

Kelly Rowland abre motivo de discussão com segurança em Cannes: ‘Tenho limites’

Kelly Rowland falou à imprensa sobre a discussão que teve com uma segurança no tapete vermelho do Festival de Cannes durante essa semana. A cantora compartilhou seu...
-+=