RACISMO NA USP: Polícia apura denúncia de racismo em moradia estudantil

Fonte: Anjos e Guerreiros –

Aluna foi insultada em reunião que discutia furto de dinheiro de associação.
Inquérito foi aberto na Delegacia de Crimes Raciais, em São Paulo.

 

A polícia abriu inquérito para apurar denúncia de racismo durante uma reunião entre as pessoas que vivem na residência estudantil da Universidade de São Paulo (USP).

O encontro havia sido convocado no dia 11 deste mês por integrantes da associação de moradores do Conjunto Residencial da USP (Crusp), que fica na Cidade Universitária, para discutir o furto de dinheiro do caixa da entidade.

A aluna do curso de história Luanda Dessana Ferreira dos Santos, 26 anos, que era a tesoureira na época do ocorrido, começou a ser acusada do crime. No calor da discussão, um rapaz que nem seria aluno da USP teria insultado a universitária com palavrões. Luanda conta que rebateu e disse que ele era racista, ao que o rapaz teria retrucado: “Sou mesmo racista”.

Ela diz não conhecer o rapaz, sabe apenas o seu primeiro nome. Segundo Luanda, ele seria namorado de uma estudante da USP, que também teria ameaçado Luanda. “Ela disse que iríamos acertar isso lá fora.” Um boletim de ocorrência foi registrado, dois dias depois da reunião, na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), no Centro de São Paulo. O rapaz responderá por injúria racial e a estudante, por crime de ameaça. O G1 tentou localizar o rapaz e a estudante, mas não conseguiu.

Um membro da associação, que pediu para não ser identificado, contou ao G1 que, no momento da discussão, a mesa que coordenava a reunião repudiou o ato de racismo. “A gestão não compactua com esse tipo de atitude.” Ele conta que as reuniões são abertas e qualquer um pode participar. No entanto, segundo ele, depois do ocorrido, o rapaz acusado de racismo não apareceu mais.

Caixa


O dinheiro da associação, chamada de AmorCrusp, vem da locação de espaços comerciais, como uma lanchonete e um Xerox, em um dos blocos do Crusp. O arrecadado no mês gira em torno de R$ 5.000, diz Luanda. Com ele, paga-se uma faxineira para os blocos e alguns secretários da associação. Também são promovidas atividades, como a semana de consciência negra. No dia das eleições para reitor, por exemplo, o bandejão (restaurante universitário) não funcionou e o churrasco para os moradores do Crusp foi pago com dinheiro da associação.
Quando entra algum aluguel, o dinheiro é depositado numa caixa de madeira, que tem uma abertura em cima que a assemelha a uma urna eleitoral. “O depósito pode ser feito por qualquer pessoa. Depois, o tesoureiro vai lá, abre a caixa e dá baixa no valor.” Segundo Luanda, a caixa sumiu por alguns dias do cofre. Por isso, diz, não é possível saber quanto havia nela. “Várias pessoas têm a chave do cofre. De qualquer maneira, eu fiz um boletim de ocorrência do furto da caixa.”

A Reitoria da USP informou que não interfere na gestão da associação de moradores do Crusp. Disse ainda que só poderá abrir uma sindicância interna se o caso for levado até a Ouvidoria da universidade, o que ainda não aconteceu.

Matéria original

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Organizações denunciam onda de racismo na Europa

Por: Francisco Pedro   Uma dezena de organizações ligadas à defesa...

Mantida Ação Penal contra procurador por racismo na internet

Para diferenciar injúria de racismo é preciso observar o...

Mulher negra não é fantasia de carnaval

"Black face" é ferramenta de opressão e não desculpa...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=