Racismo na Vice – ‘É por isso que todo mundo deveria transar com uma negra pelo menos uma vez na vida’

POR: ANA CAROLINA NUNES

Uma exaltação duvidosa à mulher negra foi feita pela versão brasileira da revista Vice, distribuída na Augusta, um dos maiores polos de hipsters (descolados) de que se tem notícia. Na seção “Dos & Don´ts”, que fica no site, foi publicada a foto de uma mulher negra usando uma camiseta dos Rolling Stones. A legenda: “É por isso que todo mundo deveria transar com uma negra pelo menos uma vez na vida. Mesmo que ela viva no depósito de uma bodega”. A foto foi replicada na página da Vice no Facebook. E muitos pensaram o que você acaba de pensar: Oi?!

A Vice é conhecida por abordar questões polêmicas abertamente e sem pudores. Suas fotos são escolhidas a dedo para provocar. Mas, desta vez, eles perderam a mão. É o que o povo está dizendo. Até o momento em que o post esteve no site (sim, eles tiraram a coisa do ar logo depois de solicitarmos entrevista), havia apenas 18 comentários. Apenas um elogiou a iniciativa. Os outros 17, todos fervorosos, classificaram a legenda como “racista”, “sem noção”, “lixo”, “escroto” e daí pra baixo. Chegaram até a ameaçar chamar a polícia. Não sabemos se algo nesse sentido foi feito. Mas muitas pessoas denunciaram o conteúdo racista para a administração do Facebook.

Uma dessas pessoas é a analista de mídias sociais Juliane Cintra. Assim que viu a publicação, ficou indignada, fez questão de compartilhar e denunciar. “Como mulher negra, me senti muito ofendida. Ouvimos há anos esse tipo de coisa, somos encaradas como objetos há milênios. No caso do post da Vice, acho que a agressão foi ainda mais chula. Eu senti nojo!”, afirma. Juliana está preparando uma carta aberta de repúdio à iniciativa ao lado de pessoas dos movimentos negro e feminista.

Há duas horas, a Vice publicou o seguinte:

“Pessoal, estamos cientes da ofensa causada por um post que traduzimos da gringa, mas já o apagamos. Pela nossa existência, perdão”.

Na boa? Eles estão tirando sarro da coisa toda. É nessas que você vê que por baixo das camisetas mais cool podem viver as pessoas mais conservadoras. Pessoas que ouvem bandas sensacionais, leem livros ótimos e assistem a filmes cabeça, mas pensam de um jeito muito tacanho. Elas poderiam fazer ótimas piadas, mas não sabem brincar.

 

 

Fonte: Jezebel

+ sobre o tema

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=