Racismo nas empresas

A forte reação dos consumidores mostra que estes não estão mais dispostos a tolerar comentários e atitudes racistas das empresas e dos empresários.

Por Jorge Fonseca de Almeida, do Jornal Negócios 

Recentemente um empresário sul-africano branco, Adam Catzavelos, em férias na Grécia colocou nas redes sociais um pequeno vídeo em que descreve a praia paradisíaca onde se encontrava rematando com um comentário racista.

A onda de protesto no seu país e um pouco por todo o mundo foi tal que a própria família, face a um boicote dos produtos e serviços que fornece, o veio, para salvar a situação, renegar e acusar de racista afastando-o de todas as empresas que possuem e retirando-lhe mesmo a participação acionista que detinha. O próprio irmão colocou online um vídeo em que o acusa de racista empedernido.

Nike: imagem de modelo negro com balaclava foi alvo de críticas (Nike/Divulgação)

Mas a onda de prejuízos causados não se circunscreveu ao negócio familiar atingindo em cheio a multinacional Nike. É que a mulher de Adam Catzavelos é uma das gestoras dessa marca de artigos desportivos e o boicote e a fúria dos consumidores alastraram também aos produtos desportivos que comercializa.

Segundo a agência Reuters, várias lojas da Nike fecharam em Joanesburgo e a redução de vendas foi suficientemente grande para obrigar a empresa a demarcar-se dos comentários de Adam Catzavelos e a emitir um comunicado afirmando o seu empenhamento numa sociedade plural e inclusiva.

Outro caso recente foi o da H&M, empresa sueca de moda, que teve de retirar um anúncio racista e pedir desculpas pelo seu ato. As reações contra a campanha publicitária racista envolveram celebridades do mundo da música e do desporto como o famoso basquetebolista afro-americano LeBron James. Alguns artistas patrocinados pela H&M cancelaram os seus contratos em protesto. De acordo com o Washington Post, a empresa tem vindo a envolver-se em mais casos de racismo nos últimos anos. Note-se que as cotações desta multinacional nórdica afundaram cerca de 60% nos últimos anos.

A forte reação dos consumidores mostra que estes não estão mais dispostos a tolerar comentários e atitudes racistas das empresas e dos empresários.

Em muitos países, os consumidores estão bem alerta reagindo de pronto contra estas atitudes, noutros, como em Portugal, a consciência está a despertar. As associações de consumidores e cívicas têm aqui um papel importante de sensibilização do público.

Mas, em geral, é hoje bem claro que o racismo não será tolerado nos mercados e que as empresas que persistam nessa via ou que acolham racistas nos seus quadros dirigentes pagarão um preço elevado em termos de vendas e lucros.

É caso para dizer que o crime não compensa. Ainda bem.

P.S. – No meu artigo da semana passada escrevi que não existiam clubes de carros em Portugal. Vários leitores e amigos atentos chamaram-me a atenção para a presença de três clubes desta natureza no nosso país. No entanto, o baixo volume de negócios e mesmo o encerramento de um outro mostram que as condições de mercado não são as melhores para este negócio, mantendo assim o principal ponto do artigo: de que as políticas erradas de transportes e de horários laborais, impedem o florescimento de clubes de carros. Aos que ajudaram a repor a verdade, o meu sincero agradecimento.

Economista

 

Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

+ sobre o tema

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente...

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

para lembrar

Seminário Respostas ao Racismo

 Respostas ao Racismo Produção acadêmica e compromisso político em tempos...

O racismo dos seguranças de uma escola em Brasília, por Hony Riquison

Era uma festa beneficente de uma escola dita progressista,...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=