Nova CLT dificulta combate ao racismo e a intolerância religiosa, diz ministro do TST

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão apontou a mudança na indenização por danos morais na relação de emprego – trazida pela reforma trabalhista – como um dos maiores obstáculos no combate ao racismo e à intolerância religiosa na atualidade. Para ele, a mudança é inconstitucional, pois “colide com o direito à ampla reparação e até com o Código Civil”. A declaração foi dada durante o Simpósio Nacional Negro(a), Afro-religioso(a), Quilombola: racismo e intolerância religiosa no Brasil e seus reflexos no mundo do Trabalho, em Brasília.

Do  Solidário Noticias

Foto: Aldo Dias/TST

O ministro também criticou a definição do valor da indenização pelo salário do trabalhador prejudicado. Ele destacou, ainda, que o trabalho é um “ palco propício” para a discriminação. “Existe uma relação de poder, acompanhada de uma desigualdade econômica. E pode haver uma dominação, confundida com subordinação. Mas o que precisa ficar claro é que: o contrato de trabalho não autoriza o empregador a dispor da pessoa do trabalhador. ”

Realizado em Brasília, o simpósio é promovido pelo MPT em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e tem o apoio de várias instituições, movimentos e coletivos negros.

Produção

“O preconceito exclui força de trabalho. Isso limita a capacidade de produção e de crescimento de um país”, afirmou a oficial técnica de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Thaís Faria, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante o simpósio. Ela destacou a Convenção nº. 111, ratificada pelo Brasil. A norma estabelece a promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento por meio da criação de políticas contra a discriminação por motivos de raça, cor, sexo, religião ou origem social. “Salários menores. Dificuldade de ascensão e permanência no emprego: toda essa discriminação contra negros e negras é potencializada quando eles se declaram de religiões de matriz africana”.

O oficial de Geração e Análise de Dados para a Promoção do Trabalho Decente, José Ribeiro, também da OIT, lembrou que, em 2017, 117 milhões de pessoas se declararam pretas ou pardas. O que representa 56,4% da população brasileira. As regiões Norte (78,3%) e Nordeste (74,5%) apresentam os maiores percentuais de negros e pardos.

“Estudos mostram que, 71% das pessoas sentem que a cor influência nas relações de trabalho”. O dado está na Pesquisa das Características Étnico-Raciais da População, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2008.  O levantamento considerou a influência da cor ou raça nas áreas de inter-relação social, como casamento, escola, atendimento à saúde, convívio social e etc.

Thaís Faria citou a Convenção n° 169 como um instrumento para o respeito à diversidade racial e religiosa. A norma trata dos direitos dos povos indígenas e tribais. “As comunidades quilombolas e população de terreiro vivem sua ancestralidade. Têm costumes próprios e até uma relação sagrada com o território. Portanto, são povos tradicionais e devem se valer da convenção para defender o direito à propriedade, por exemplo”, ressaltou Thaís.

+ sobre o tema

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

para lembrar

Racismo e machismo saem do armário ante o próximo casamento real

O mundo todo ainda está falando do mais recente...

Pastor é preso por ofensa racista a funcionária de empresa aérea no PA

Polícia diz que ele se enfureceu após ser cobrado...

Imigrantes haitianos denunciam empresa gaúcha por más condições de trabalho e ameaças

Um grupo de dez imigrantes haitianos fez uma denúncia...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=