Racismo nos computadores da HP?

RIO – O sistema de reconhecimento de faces de uma nova webcam da HP não funcionaria com rostos de pessoas negras, segundo um vídeo postado no YouTube . A acusação é feita por Desi Cryer, um americano que gravou com uma colega de trabalho o vídeo que já foi visto por quase um milhão de pessoas.
A webcam vem integrada em computadores recém-lançados pela HP e tem um sistema de reconhecimento de faces que faz com que ela siga os movimentos do rosto do usuário. No vídeo, Cryer mostra como a câmera fica parada quando ele move o rosto, mas funciona quando o movimento é feito por sua colega de trabalho Wanda Zamen, que é branca.

” Eu acho que a minha negritude está interferindo com a capacidade do computador me seguir “

“Eu acho que a minha negritude está interferindo com a capacidade do computador me seguir”, ironiza Cryer em determinado momento do vídeo.
Um dia após a publicação do vídeo, a HP respondeu às críticas em seu blog oficial . A empresa agradece a Cryer e a “todos que comentaram no vídeo, por trazer o problema à nossa atenção”.
“A tecnologia utilizada é baseada em algoritimos que medem a diferença de contraste entre os olhos e o alto da bochecha e do nariz. Nós acreditamos que a câmera pode ter dificuldades em ‘ver’ o contraste em condições de pouca luz a frente do rosto”. Neste link a empresa fornece informações de como configurar o aparelho.
Zamen disse à CNN que ela e Cryer estavam testando um computador novo da HP no trabalho quando se depararam com a questão “racial” da webcam. Eles deram algumas risadas do problema e resolveram gravar um vídeo para compartilhar com amigos no YouTube e no Facebook e não esperavam toda a repercussão.
Os dois afirmam que não pretendiam acusar a HP de racismo com a publicação do vídeo, apesar do título no YouTube ser “HP computers are racist”. Zamen diz que gostou tanto da máquina que sugeriu a Cryer comprar uma para sua mulher.
– Nós gravamos (o vídeo) por diversão, mas se ele fizer com que a HP tenha um produto melhor, ótimo – disse ela à CNN.

Fonte: Verdade Absoluta

+ sobre o tema

Jovens entram em confronto com polícia no norte da França

Dezenas de carros, um centro de lazer e uma...

Condenado por corte internacional, Brasil terá de reabrir investigação e indenizar vítimas de chacinas

A Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização...

Denúncias contra racismo na web sobem 34,15% em 2014

O racismo existe sim. E o fenômeno das redes...

Brasil: onde racistas só se surpreendem com o racismo dos outros

Não dá pra ter indignação seletiva, revoltar-se com o...

para lembrar

Racismo e Solidão, precisamos falar sobre isso

Vamos falar sobre cor? Não, não vamos falar sobre...

Jovem é vítima de racismo por não aceitar namorar com rapaz

Após não ter interesse correspondido rapaz fez vários insultos...

“Calaram Marcos Vinícius, mas não vão me calar”

Bruna da Silva, mãe de estudante morto em junho...
spot_imgspot_img

Prisão de torcedores deveria servir de exemplo para o futebol brasileiro

A condenação de três torcedores racistas na Espanha demonstra que, apesar da demora, estamos avançando em termos de uma sociedade que quer viver livre...

Futuro da gestão escolar

A educação pública precisa de muitos parceiros para funcionar. É dever do Estado e da família, com colaboração da sociedade, promover a educação de todas as...

Educação para além dos muros da escola

Você pode fornecer escolas de qualidade para os mais pobres e, mesmo assim, talvez não veja a mudança na realidade do país que se...
-+=