Arquiteto é preso por racismo em Florianópolis

FLORIANÓPOLIS – Um arquiteto de 55 anos foi preso acusado de racismo após ofender seguranças de um shopping em Florianópolis, em Santa Catarina. A confusão começou depois que o prato dele foi retirado da mesa, na praça de alimentação, enquanto ele foi cumprimentar um amigo, na noite de terça-feira.

O homem queria ser ressarcido pelo alimento e foi orientado a procurar a central de segurança para resolver o problema. Ao chegar na central, houve discussão e os seguranças o imobilizaram. Foi então que o arquiteto os agrediu verbalmente com palavras de racismo.

Ele foi encaminhado à Central de Polícia da Capital e autuado em flagrante por injúria qualificada pelo ato de racismo. Como foi em local público, o arquiteto pode pegar até três anos de detenção.

Segundo a administração do shopping, toda a confusão poderia ter sido evitada se o arquiteto tivesse procurado o gerente do restaurante.

O crime é inafiançável. O arquiteto foi transferido para uma cela especial Central de Triagem do Departamento de Administração Prisional (Deap), que fica no bairro Capoeiras.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

“Filmes não são verdadeiros”, diz Halle Berry sobre racismo no cinema

Única negra a vencer o Oscar de melhor atriz...

Cliente agredido em mercado em SP deve passar por cirurgia nesta semana

O vigilante Januário Alves de Santana, 39 --que acusa...

Em Twitter, deputado pastor diz que africanos descendem de ancestral amaldiçoado

O deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), que é...

para lembrar

Brasil, um país genocida

“Recebi um telefonema de um policial da família às...

Uma biblioteca contra a indiferença

Em janeiro de 1937, Carolina Maria de Jesus saltou...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=