Racismo protagonizado por Arthur Nory é relembrado no dia em que ginasta conquista ouro em Mundial

O hoje campeão mundial chegou a ser suspenso após “brincadeiras” contra Ângelo Assumpção, único negro da seleção de ginástica em 2015. “O saco do supermercado é branco, o de lixo é preto por quê?”, questionava Nory ao colega em vídeo

Por Wanderson Trindade, no O Povo

O hoje campeão mundial chegou a ser suspenso após caso de racismo contra Ângelo Assumpção, único negro da seleção de ginástica em 2015 (Foto: Instagram / Reprodução)

O título de campeão mundial conquistado neste domingo, 13, por Arthur Nory fez usuários das redes sociais celebrarem a vitória, mas também relembrarem caso polêmico envolvendo o atleta em 2015. Naquele ano, o hoje medalhista de ouro na barra fixa havia participado de “brincadeiras” de cunho racista contra seu colega de seleção brasileira, Ângelo Assumpção.

À época, Arthur e grupo de outros atletas gravaram vídeos fazendo comentários racistas sobre a cor da pele de Ângelo, único negro da equipe brasileira. Até então conhecido como Arthur Mariano, Nory questionava a Ângelo: “O saco do supermercado é branco, o de lixo é preto por quê?”. Em meio a risos, o garoto de 20 anos, naquele momento, estava ao lado dos também ginastas Felipe Arawaka e Henrique Flores.

Com repercussão negativa, os atletas foram suspensos pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Eles ainda chegaram a gravar vídeo pedindo desculpas a Assunção. Depois da suspensão, Arthur adotou o sobrenome Nory e seguiu carreira no esporte.

Após conquistar medalha de bronze no solo durante as Olimpíadas Rio 2016, no entanto, as redes sociais se dividiram entre a celebração do título e o episódio de racismo. Fato similar acontece neste domingo.

Com a notícia do ouro no Mundial, usuários utilizaram as redes sociais para apontar o passado do ginasta. “Aquele lembrete toda vez que esse cara é exaltado: Arthur Nory é racista”, escreveu uma seguidora no Twitter.

“O Ângelo, vítima do racismo desse rapaz da foto, perdeu patrocínio. O racista mudou o nome e conquistou medalha. Em 2016, conquistou medalha de bronze no solo”, apontou outra.

O termo “racista” permaneceu entre os primeiro da rede social durante a tarde deste domingo.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

Sociologia e o mundo das leis: racismo, desigualdades e violência

Foi com muita satisfação que recebi o convite do Justificando para...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

Ele perguntou se eu preferia maçã, conta vítima de racismo em Confins

Preso em flagrante por injúria racial, advogado terá que...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=