Estudante dá queixa por prática de racismo

Em menos de um mês, um novo episódio de suposto racismo volta a envolver estudantes de Direito da PUC-Campinas

Por Alenita Ramirez, Do Correio

Imagem ilustrativa com a frase 'racismo é crime, denuncie"
Imagem Geledés

Em menos de um mês, um novo episódio de suposto racismo volta a envolver estudantes de Direito da PUC-Campinas. Nesta semana, um aluno de 23 anos da Unicamp registrou Boletim de Ocorrência (BO) contra um grupo de universitários torcedores do time Direito PUC-Campinas que assistiam uma partida pela Liga Campineira de Universitários (LCU), em um clube recreativo no Jardim São Carlos, em Campinas. Segundo relatos da vítima para a polícia, houve xingamentos raciais e que em razão das ofensas o jogo foi paralisado e seu time se retirou do campo. O caso foi registrado como injúria e será investigado pelo 13º Distrito Policial (DP).

O fato teria acontecido no dia 30 de setembro. O aluno integra a Liga das Humanas da Unicamp (LHU) e disputava o campeonato com o time da Associação Atlética Acadêmica XVI de Abril – Direito PUC-Campinas.

Segundo consta no BO, as ofensas teriam ocorrido no segundo tempo do jogo, quando o estudante entrou em campo. Um grupo de torcedores que estava na arquibancada passou a insultar o universitário “dizendo que o cabelo da vítima era duro e feio” e também o chamando de maconheiro, “com ofensas relacionadas a drogas e ao tráfico”. Ainda conforme o documento, o estudante afirmou que “apenas integrava a arquibancada da torcida”.

Entendo de se tratar de mais um ataque racista, centro acadêmicos e os coletivos Negro Rute de Souza e LGBT Marcha e P. Jonhson agendaram para o próximo dia 21, um protesto no Campus I da PUC-Campinas.

Outro lado

Em nota, a PUC-Campinas informou que “condena atitudes de teor racista e discriminatório praticadas por quaisquer cidadãos, inclusive por integrantes da comunidade interna da Universidade, que reforcem estereótipos ou promovam divisões baseadas nas diferenças entre as pessoas”. “A Instituição tem suas atividades orientadas pelo propósito de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Com base nisso, a PUC-Campinas se solidariza com todas as vítimas de atos de natureza preconceituosa e, sempre que necessário, aplicará o Regimento Interno da Universidade”.

A Associação Atlética Acadêmica XVI de Abril – Direito também disse que repudia todos e qualquer ato de racismo ou discriminações em geral e que “infelizmente o esporte e seus recintos não são locais onde tais atos não ocorrem, pelo contrário, há enraizado em nossa sociedade uma banalização destes nos recintos desportivos.”

Já a assessoria da Unicamp informou que “não recebeu denúncia sobre o ocorrido”. E prosseguiu: “Em eventos acontecidos fora das dependências da Unicamp cabe queixa junto à delegacia local e junto à ouvidoria da instituição em questão. Caso seja feita denúncia junto à ouvidoria, procederemos a uma inquirição junto aos responsáveis pelo evento.”

+ sobre o tema

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Atleta grega é expulsa dos Jogos por racismo no Twitter

A saltadora grega Paraskevi Papahristou, de 23 anos,...

Justiça recebe denúncia por racismo contra professora da UFPR

O juiz Mauro Bley Pereira Junior, da 3ª Vara...

Professora negra vence processo de crime racial contra diretora de escola

A professora e pedagoga de Ciências Sociais, Neusa Maria...

Comissão da Uepa vai ‘julgar’ professora acusada de racismo

Em no máximo 30 dias, Universidade deverá divulgar a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=