Raissa Santana, a Miss Brasil 2016, quer mostrar que mulheres negras podem TUDO

Nascida na Bahia, Raissa Santana se mudou, aos seis anos, para o Paraná, sendo esse o estado que a Miss Brasil 2016 simbolizou na disputa, que aconteceu no dia 1° de outubro, em São Paulo. Com apenas 21 anos de idade, a modelo e estudante de marketing é a segunda negra a ser coroada em 62 anos de história do tradicional concurso (a primeira foi Deise Nunes, a Miss Brasil 1986). “Faz 30 anos que uma mulher negra não é eleita e eu me sinto muito orgulhosa e feliz em poder representar não só a beleza negra, mas todas as mulheres”, conta.

Apesar de, historicamente, o Miss Brasil não representar grande parte das brasileiras, neste ano, a diversidade esteve muito mais presente no concurso. Das 27 candidatas, seis eram belíssimas negras – e o número impressionou. Na opinião de Raissa, esse panorama foi extremamente positivo.

Raissa Santana, do Paraná, recebe a coroa de Miss Brasil 2016 em São Paulo (Foto: Celso Tavares/ EGO)

“O nosso país é muito miscigenado e mais da metade da população é negra. Acredito que esse padrão de beleza estava enraizado e esteja sendo quebrado, não só aqui, no Brasil, mas em outros países também”, opina. “Antes, você olhava para os concursos de beleza e sempre via os mesmos tipos de mulheres, eram todas muito parecidas. Hoje em dia, vemos meninas brancas, loiras, morenas, ruivas… Eu acredito e espero que, daqui pra frente, continue assim, com vários perfis bem distribuídos no concurso, com espaço para todas as raças e etnias”.

Além disso, a atual Miss Brasil ainda fez questão de reforçar a importância da representatividade em seu reinado.

“Eu acho que é muito significativo mostrar a diversidade que o Brasil tem, expor a importância de misturar raças e não ressaltar apenas um padrão de beleza para quem não tem uma referência”.

Sobre meninas e mulheres que, anteriormente, não se viam representadas, a coroada é categórica:

“Eu vou fazer com que elas se inspirem e se aceitem mais. Hoje, muitas delas ainda não têm um parâmetro. Agora, por eu ser a Miss Brasil, vou ter o poder de incentivar cada uma e mostrar que elas podem, sim, conquistar qualquer coisa: um concurso de beleza, uma carreira, o que quiserem!”.

Deise D’anne, do Maranhão, Raissa Santana, do Paraná, e Danielle Marion, do Rio Grande do Norte, no Miss Brasil 2016 em São Paulo (Foto: Celso Tavares/ EGO)

Raissa será a representante brasileira no Miss Universo, que acontecerá no dia 30 de janeiro, nas Filipinas. Danielle Marion, do Rio Grande do Norte, e Deise D’anne, do Maranhão, ficaram, respectivamente, em segundo e em terceiro lugar na disputa pela coroa.

+ sobre o tema

Carnaval Salvador 2012 BA – Bloco Ilê Aiyê com Arlindo Cruz

O próximo sábado (28) vai ser marcado pela Noite...

21 de Março – Toda beleza veio para ficar!

Para comemorar o  21 de Março - Dia Internacional...

Brasileira eleita miss Italia nel Mondo incentiva misses negras: “Nunca desistam!”

Silvia Novais, 25, é uma miss vitoriosa: foi miss...

Akim Camara um virtuose do violino na Holanda

O Maestro Andre Rieu apresentou Akim Camara um violinista...

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=