Raissa Santana, a Miss Brasil 2016, quer mostrar que mulheres negras podem TUDO

Nascida na Bahia, Raissa Santana se mudou, aos seis anos, para o Paraná, sendo esse o estado que a Miss Brasil 2016 simbolizou na disputa, que aconteceu no dia 1° de outubro, em São Paulo. Com apenas 21 anos de idade, a modelo e estudante de marketing é a segunda negra a ser coroada em 62 anos de história do tradicional concurso (a primeira foi Deise Nunes, a Miss Brasil 1986). “Faz 30 anos que uma mulher negra não é eleita e eu me sinto muito orgulhosa e feliz em poder representar não só a beleza negra, mas todas as mulheres”, conta.

Apesar de, historicamente, o Miss Brasil não representar grande parte das brasileiras, neste ano, a diversidade esteve muito mais presente no concurso. Das 27 candidatas, seis eram belíssimas negras – e o número impressionou. Na opinião de Raissa, esse panorama foi extremamente positivo.

Raissa Santana, do Paraná, recebe a coroa de Miss Brasil 2016 em São Paulo (Foto: Celso Tavares/ EGO)

“O nosso país é muito miscigenado e mais da metade da população é negra. Acredito que esse padrão de beleza estava enraizado e esteja sendo quebrado, não só aqui, no Brasil, mas em outros países também”, opina. “Antes, você olhava para os concursos de beleza e sempre via os mesmos tipos de mulheres, eram todas muito parecidas. Hoje em dia, vemos meninas brancas, loiras, morenas, ruivas… Eu acredito e espero que, daqui pra frente, continue assim, com vários perfis bem distribuídos no concurso, com espaço para todas as raças e etnias”.

Além disso, a atual Miss Brasil ainda fez questão de reforçar a importância da representatividade em seu reinado.

“Eu acho que é muito significativo mostrar a diversidade que o Brasil tem, expor a importância de misturar raças e não ressaltar apenas um padrão de beleza para quem não tem uma referência”.

Sobre meninas e mulheres que, anteriormente, não se viam representadas, a coroada é categórica:

“Eu vou fazer com que elas se inspirem e se aceitem mais. Hoje, muitas delas ainda não têm um parâmetro. Agora, por eu ser a Miss Brasil, vou ter o poder de incentivar cada uma e mostrar que elas podem, sim, conquistar qualquer coisa: um concurso de beleza, uma carreira, o que quiserem!”.

Deise D’anne, do Maranhão, Raissa Santana, do Paraná, e Danielle Marion, do Rio Grande do Norte, no Miss Brasil 2016 em São Paulo (Foto: Celso Tavares/ EGO)

Raissa será a representante brasileira no Miss Universo, que acontecerá no dia 30 de janeiro, nas Filipinas. Danielle Marion, do Rio Grande do Norte, e Deise D’anne, do Maranhão, ficaram, respectivamente, em segundo e em terceiro lugar na disputa pela coroa.

+ sobre o tema

Feira quilombola debate a igualdade racial

Negra Li, Sandra de Sá e o rapper MV...

Will Smith diz que não imaginava ser indicado ao Oscar por ‘King Richard’

Will Smith estava acabando de acordar, "bem cedinho" na...

Negras podem falar de outras coisas além de racismo e feminismo, diz Karol Conka

Cantora paranaense abarca múltiplos temas em novo disco, 'Ambulante',...

Transição capilar resgata as raízes de homens e mulheres

"Eu vim aqui para você devolver a minha negritude"....

para lembrar

Como Lázaro Ramos quer usar a internet e a criatividade do público para contar boas histórias na TV

Lázaro Ramos não para. Ator, produtor, escritor e apresentador,...

Maioria dos miseráveis brasileiros é jovem, negra e nordestina

  A maioria dos brasileiros que são considerados miseráveis é...

Morre aos 60 anos o ex-deputado estadual Paulo Anunciação

O ex-deputado estadual e ex-vereador Paulo Anunciação faleceu na...

Shirley Verrett

Nascida em 31 de maio de 1931 em New...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=