Rapaz negro é acusado de roubar a própria jaqueta e desabafa nas redes

A primeira reação do jovem foi rir, pois ele “não acreditava no que estava ouvindo”

Por Heloisa Caixeta Do Metrópoles

Foto: Facebook

Um caso de humilhação e racismo em uma loja de roupas nos Estados Unidos está tomando conta das redes sociais e indignando muita gente. James Conley, de 29 anos, foi acusado de roubar o próprio casaco. O rapaz usou o Facebook para desabafar.

“Hoje, eu fui racialmente identificado pela loja da Old Navy em West Des Moines, em Iowa. Fui acusado de não pagar pela jaqueta azul que eu comprei no Natal e estava usando dentro do estabelecimento”, narrou.

“Fui questionado se eu também estava interessado em comprar a jaqueta que eu estava usando”, relembrou James sobre a situação. A primeira reação do jovem foi rir, pois ele “não acreditava no que estava ouvindo”.

O gerente da loja, Beau Carter, não foi profissional e me julgou a partir de um estereótipo porque eu sou um homem negro. Ele disse que toda vez que alguém está usando uma roupa da Old Navy na loja, eles precisam escanear a roupa do cliente para garantir que a peça foi comprada anteriormente (onde eles fazem isso?).

Sempre que eu vou à Old Navy estou vestindo essa mesma jaqueta azul de inverno e os funcionários nunca me pediram para escanear as minhas roupas. Alguns consumidores que não eram negros tinham peças idênticas à minha, mas não pediram para escanear a roupa deles.

Eles tentaram me fazer pagar novamente pela roupa. Finalmente, a gerente do distrito, Shannon (que se recusou a dar seu sobrenome) chegou e eu a fiz checar as câmeras de segurança para provar que ela e seus colegas de trabalho estavam errados ao fazer um perfil racial meu por causa da cor da minha pele. Assim que ela confirmou que eu estava certo (após assistir à fita), ela não me pediu desculpas — assim como o gerente da loja, Beau Carter, como você pode ver nos vídeos.

O relato foi compartilhado mais de 150 mil vezes no Facebook e fez com que o estabelecimento se posicionasse sobre o acontecido.

“No começo desta semana, um cliente da Old Navy, James Conley, teve uma experiência inaceitável na nossa loja em Iowa. A situação foi uma violação das nossas políticas e valores, e nós pedimos desculpas ao senhor Conley e aos consumidores que desapontamos”.

“Todos os nossos clientes merecem ser tratados com respeito. Seguindo uma investigação do incidente, três funcionários que estavam envolvidos foram demitidos. Nós levamos essa questão — e qualquer outra conversa sobre igualdade — muito a sério. A Old Navy está comprometida para garantir que as nossas lojas sejam um ambiente onde todos se sintam bem-vindos”, diz o comunicado, publicado no Facebook da empresa.

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

para lembrar

Atleta grega é expulsa dos Jogos por racismo no Twitter

A saltadora grega Paraskevi Papahristou, de 23 anos,...

Justiça recebe denúncia por racismo contra professora da UFPR

O juiz Mauro Bley Pereira Junior, da 3ª Vara...

Professora negra vence processo de crime racial contra diretora de escola

A professora e pedagoga de Ciências Sociais, Neusa Maria...

Comissão da Uepa vai ‘julgar’ professora acusada de racismo

Em no máximo 30 dias, Universidade deverá divulgar a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=