Rapper ganha 50 mil de indenização por racismo

Por Antonio Carlos Arruda da Silva – advogado.

JAMES, o rapper detido pela Polícia e processado por crime que não cometeu, depois de absolvido na esfera criminal, ganha mais de R$ 50 mil de indenização do Estado de São Paulo.

O Estado de São Paulo foi condenado pelo Juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública a pagar mais de R$ 50 mil pelos danos morais praticados pela Polícia Civil do Estado de São Paulo contra esse jovem negro.

Em 7/8/2000 o jovem negro James Lino Nogueira Lima, por volta do meio-dia, quando se dirigia para o estúdio da Trama, onde a sua banda Potencial 3, que integra juntamente com seus dois irmãos gravava um cd, foi abordado por uma viatura da Polícia Civil em Diadema e, muito embora portasse a cédula de identidade foi conduzido, fotografado e depois dispensado.

Tempos depois soube que estava sendo procurado e processado pela Polícia por roubo.

Procurou-me para defendê-lo e apurei que a base da acusação era a fotografia obtida de forma ilegal pela Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Decidimos então enfrentar o problema com a tese de que James só estava sendo processado porque, além da violência cometida pela Polícia Civil do Estado de São Paulo que o deteve e o fotografou, o Ministério Publico, também de forma racista o denunciara com uma fragilidade de provas, que se fosse um jovem branco de bairro de classe média, o inquérito seria arquivado na primeira manifestação do Promotor Público.

A Ouvidoria da Polícia, como tem sido desde a saída do primeiro Ouvidor, transformou-se um órgão débil, insípido e inodoro, nada fez. Somente agora nos comunicou que a Corregedoria da Polícia nada apurou. Seria uma piada caso não envolvesse a dignidade e a liberdade de uma pessoa.

Aliás, quem ouve falar na Ouvidoria da Polícia hoje ou no seu Ouvidor?

Seu trabalho é tão ruim quanto o da Polícia Civil do Estado de São Paulo, que tem uma Corregedoria de Polícia instalada em um edifício inteiro, mais de 15 andares, entulhada de dezenas de delegados; centenas de investigadores, outros tantos de escrivães, motoristas policiais, servidores, viaturas etc. só para investigar a própria polícia, enquanto a população sofre a falta de investigação de uma série de outros crimes que as vitimiza em todo o Estado. A Corregedoria da Policia, entretanto, quando o caso é contra negros, não apura nada.

Na esfera criminal, James foi absolvido em 1ª e 2ª Instância do crime do qual foi acusado.

Ainda na esfera criminal, agora como autor e em processo movido contra o Delegado de Polícia do distrito onde ele foi fotografado, exigimos que a sua fotografia e a de todas as demais pessoas ilegalmente detidas e identificadas criminosamente como James houvera sido, fossem excluídas do álbum e obtivemos nova sentença favorável que determinou a retirada das fotografias dos álbuns.

Ao final daqueles procedimentos criminais, ajuizamos a ação de indenização que foi julgada procedente pelo Juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública.

A sentença reparadora que reconhece o dano moral, não só é um alívio para James, mas, uma justa recompensa pelos períodos de angústia em que viveu.

Serve igualmente, como uma lição ao Estado, que parece que não vai aprender nunca que o racismo precisa acabar, mas um ensinamento e incentivo para todos os jovens negros que são vítimas da Polícia, seja ela civil ou militar, e que, ao invés de cumprir o seu papel constitucional de defesa da cidadania, prende e mata especialmente os jovens negros.

Reaja a violência racial! Exija o cumprimento das obrigações do Estado e busque a justa reparação sempre! Não tenha medo, não se omita!

 

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

Band humilha garis outra vez. Hélio Costa não vai fazer nada ?

Carta aberta à população (do Sindicato dos Garis e...

RACISMO NA ITÁLIA: Berlusconi: “Menos imigrantes igual a menos crimes”

Polémica em Itália após declarações de Silvio Berlusconi. Para...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=