Recife – O Racismo e as Mulheres Negras

Promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, o evento acontece nesta quinta-feira (17), em comemoração ao Mês da Consciência Negra

Dentro da programação do Mês da Consciência Negra, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, promove, nesta quinta-feira (17), a roda de diálogo “O Racismo e as Mulheres Negras”. O evento é aberto ao público e acontece das 8h às 13h, no auditório Capiba, no 15º andar do edifício-sede da Prefeitura (Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife). São esperadas aproximadamente 150 mulheres no evento.

A idéia da roda de diálogo é chamar a atenção do público presente para como as mulheres negras têm lidado com a questão do racismo. Os debates serão intermediados pelas convidadas Ana Paula Maravalho, representante da ONG Observatório Negro, e pela pesquisadora e ativista Claudilene Rodrigues. “A mulher negra faz parte da construção histórica do Recife, na medida em que 56% da população feminina é de afrodescendentes, de acordo com dados do Dieese em 2005. No entanto, essa parcela da população, apesar de numerosa, ainda se encontra em situação de trabalho precarizado, onde o racismo ainda é muito presente na estrutura social. Estamos no Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, então é pertinente colocar a questão do racismo em evidência”, analisa a secretrária da Mulher, Rejane Pereira.

Ainda dentro da programação em torno do Mês da Consciência Negra, a Prefeitura do Recife promoverá, entre os dias 22 e 23, uma capacitação para mulheres conselheiras e gestoras em relação ao Plano de Políticas para as Mulheres. Apesar de aberto ao público, os cursos serão específicos para servidoras da administração municipal. O evento acontecerá das 9h às 17h, no Centro Educacional Paulo freire (Rua Real da Torre, 299, Madalena). Todos os participantes receberão certificado ao término dos cursos.

Fonte: Pref de Recife

+ sobre o tema

Protegida dos Hypolitos, “nova Daiane” aumenta fenômeno teen da ginástica

Diego Hypolito estava em São Bernardo, na grande São...

Moa do Katendê é revivido em um segundo disco que inclui Russo Passapusso e Margareth Menezes

♪ Além de ter vida e obra celebradas no álbum Raiz...

Eliana Pittman

Eliana Leite da Silva ,nasceu no Rio de Janeiro(RJ) em...

para lembrar

‘Sou um Brasil que o Brasil não conhece’, diz Naná Vasconcelos

“Um bicho estranho”, assim se define o músico Naná...

Hillary defende melhor integração da população negra no Brasil

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, defendeu uma...

Milton Cunha: Semiologia de pele negra

A importância de ver o povo negro manipulando os...
spot_imgspot_img
-+=