Rede americana diz que apagão no Brasil foi causado por hackers

Fonte: Diário do Grande ABC –

Os dois apagões elétricos que afetaram milhões de brasileiros em 2005 e 2007 foram causados por ataques de hackers contra os sistemas de controle da rede de fornecimento, informou neste domingo a rede de televisão americana CBC. O programa “60 Minutes” indicou que o apagão de 2007 no Espírito Santo, que prejudicou mais de três milhões de pessoas, e o apagão de 2005 no Rio de Janeiro foram causados por hackers.

O programa revela informações colhidas em uma investigação sobre a ameaça de ataques virtuais nos Estados Unidos. O ex-chefe da inteligência americana Mike McConnell declarou ao “60 Minutes” que acredita na possibilidade de um ataque semelhante nos Estados Unidos.

Se um grupo de hackers conseguir se inflitrar no sistema elétrico americano, “os Estados Unidos não estarão preparados para enfrentar semelhante ataque”, estimou.

Apenas em 2009, os sites da Casa Branca, do Departamento de Estado e do Pentágono já foram alvo de hackers, em meio a suspeitas de que a Coreia do Norte fosse um dos responsáveis.

A Coreia do Sul e os EUA fecharam em maio um acordo de cooperação para combater ataques virtuais contra seus sistemas de defesa.

Jim Lewis, diretor do Center for Strategic and International Studies, disse ao “60 Minutes” que a segurança virtual dos Estados Unidos tem sido atacada a partir de outros países com frequência nos últimos anos, incluindo o comando das guerras no Afeganistão e no Iraque.

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

Livro discute os 40 anos de redemocratização do Brasil

Um amplo debate sobre a Nova República, período iniciado...

Condenação de Bolsonaro aponta para um Brasil menos passivo diante do absurdo

“O que há de inédito nesta ação penal é...

Renda baixa e racismo impedem conclusão do ensino básico, diz pesquisa

O racismo estrutural e a necessidade de garantir renda são...

Cineastas negras reivindicam mais ações afirmativas para audiovisual

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) promoveu nesta semana uma audiência no Congresso Nacional para debater o futuro das políticas afirmativas no setor...

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) participa de audiência pública em Brasília para debater o...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por exploração de trabalho análogo à escravidão em uma fazenda no Pará, nas décadas de 70...