Rede americana é criticada por propaganda com modelo branca

Anúncio da campanha: Nova linha de roupas da rede é inspirada em um filme estrelado por uma atriz negra em sua nova versão

por Marília Almeida no Exame

A Target é criticada por realizar uma campanha com uma modelo branca para promover uma linha de roupas inspirada no filme Annie. A personagem principal é interpretada por uma atriz negra na nova versão da comédia musical, segundo informações do site Business Insider.

Usuários de redes sociais como o Twitter ficaram surpresos com a escolha da modelo para a campanha. Apesar de opiniões divididas sobre se há ou não racismo na campanha, diversas pessoas pedem para compartilhar a foto de um dos anúncios, tirada em uma das lojas da rede, até que a empresa explique a escolha da modelo.

A americana LaSean Rinique criou uma petição no site Change.org para pedir que a Target “retire imediatamente” os anúncios e também peça desculpas à estrela do filme, Quvenzhané Wallis.

Rinique decidiu tomar a iniciativa após ser questionada por sua filha de oito anos. Ao ver o anúncio, a garota constatou que a modelo não se parecia com a atriz do filme.

A garota perguntou à mãe por que a atriz negra não era boa o suficiente para estrelar a campanha, e se ela também não era boa o suficiente para isso.

Rinique argumenta que, enquanto os anúncios no site da Target têm maior diversidade racial, dentro das lojas os espaços publicitários da que anunciam a coleção são ilustrados apenas por garotas brancas.

annie_movie_2014-t2

A petição, que tem 10 mil apoiadores, pergunta por quê um ator americano afrodescendente tem de implorar por respeito, especialmente no mercado publicitário.

“Ao contrário do que se pensa, americanos afrodescendentes são capazes de interpretar mais do que traficantes de drogas, cafetões e outros retratos degradantes”, diz Rinique no documento.

+ sobre o tema

Funcionário da Gol vítima de racismo no aeroporto de Aracaju não comparece a depoimento

Fonte: ClikSergipe-   O funcionário da empresa área Gol, Diego José...

Reflexão sobre o racismo

Depois da grande mobilização do #somostodosmaju o que mudou,...

Estudante negra é proibida de entrar na escola por não ter cabelo liso

Por causa dos cabelos crespos, a estudante Eloah Monique...

A era do reconhecimento

“Entre a esquerda e a direita, continuo preta”. A...

para lembrar

Jornalista húngara que agrediu refugiados é indiciada e pode ficar 5 anos na prisão

A cinegrafista que foi flagrada chutando e empurrando imigrantes...

“Odeio pretos e pardos”, diz professor do Instituto Federal de São Paulo

José Guilherme de Almeida, docente na área Geografia do...

Justiça confirma demissão por justa causa de funcionária que teve atitude racista em academia

Recepcionista chamou prestador de serviços de “macaco e negro fedido” Do...

O sol é para todos X Racismo

O texto visa comparar o filme O sol é...
spot_imgspot_img

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...

Três policiais são considerados culpados no caso de espancamento e morte de homem negro nos EUA

Três policiais acusados ​​de espancar o jovem afro-americano Tire Nichols, em 2023, foram considerados culpados por um tribunal federal, nessa quinta-feira, por manipulação de...

Juízes não seguem o STF e barram cotistas em concursos de universidades com três vagas ou menos

Instituída há dez anos, a lei que reservou a negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos ainda enfrenta obstáculos para ser aplicada em...
-+=