Rede apresenta relatório sobre racismo socioambiental no país

Fonte Envolverde

 

A Rede de Ação pelos Direitos Humanos (RADA) vai apresentar, em Genebra, um relatório sobre o racismo socioambiental no Chile ao Comitê de Eliminação do Racismo (CEDR) das Organizações das Nações Unidas (ONU). O documento compila o trabalho de diversos representantes de Comunidades Mapuches e servirá de base para o julgamento do Estado chileno no comitê.

O comunicado da RADA aponta que, desde a década de 1990, 26 depósitos de lixo foram instalados nas regiões próximas das comunidades Mapuche, 13 dentro e 4 nas proximidades. Segundo a RADA, mais de 65% deles afetam cerca de 50 comunidades, que recebem cerca de 9.220 toneladas de resíduos ao mês, 58,8% do total regional.

No local de La Araucanía, vive a maior proporção da população indígena do Chile, majoritariamente do povo Mapuche. A região é a que conta com maiores índices de pobreza do país, e é a região em que menos tem diminuído a pobreza nas últimas décadas.
Os dados atualizam a denúncia apresentada em 2007 ao CEDR pela Coordenadora de Comunidades em conflitos ambientais na região da Araucanía. A coordenação ajudou a RADA na produção do documento. Para a confecção do informe, as comunidades e a RADA realizaram vários encontros preparativos e trabalhos na região.

Os povos da região concluíram que o Estado deve reconhecer e reparar o dano que tem causado às comunidades pela instalação desses projetos. Até agora, não houve mudanças concretas a favor das comunidades afetadas. RADA pediu que o Estado busque uma solução específica para os casos de racismo ambiental na região de Araucanía.

O integrante da RADA Mauricio Peñailillo disse que a entidade espera que, a partir das denúncias, o Estado chileno comece tratar com seriedade o racismo e a discriminação contra centenas de famílias Mapuches e campesinos chilenos na Região de Araucanía. Peñailillo viajará junto como r epresentante das Comunidades Mapuches, Manuel Curilen, para presenciar o exame ao qual será submetido o Estado chileno.

As Comunidades Mapuches ordenaram e prepararam as informações com o apoio de técnicos, como o prevensor de riscos, Claudio Sandoval; os biólogos Enrique Pizarro e Alejandra Parra; o psicólogo e integrante do Grupo de Trabalho por Direitos Mapuches Coletivos, Ronny Leiva e o psicólogo Oscar Allaire.

Matéria original: Rede apresenta relatório sobre racismo socioambiental no país

+ sobre o tema

Resistência e Construção da Cidadania é tema de palestra em museu de Salvador

A programação do 2º Seminário Painel Memória do...

Defender os que defendem os direitos humanos deve ser uma prioridade

Laisa Sampaio, defensora dos direitos humanos brasileira, recebe...

Fundo Brasil seleciona projetos voltados aos impactos da Copa

  Fundo doará até 30 mil reais para...

para lembrar

Ação na Cracolândia chega à ONU

Entidades pedem que relatores especiais nas áreas de saúde,...

De Hannah Arendt a Paul Gilroy, cinco livros que buscam as raízes do ódio contemporâneo

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é clara: todos...

Enem: Procuradora quer de volta regra para zerar redação que desrespeita direitos humanos

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recorreu da decisão da...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=