Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal CORREIO lançou o caderno especial ‘BahiÁfrica – sonho presente’ que traz artigos envolvendo literatura, esportes e humanidades sobre o continente africano e o reflexo no nosso dia-a-dia e na Bahia. Confira na íntegra o artigo do doutorando em cultura e sociedade, Paulo Leandro.

Por Paulo Leandro, do Correio 24 Horas 

Getty Images

QUEM É ‘NEGRO’ NO FUTEBOL BRASILEIRO?

Este paper tem propositalmente seu título inspirado e até decalcado na tradução do título de um texto do pesquisador jamaicano Stuart Hal, referência para os estudos culturais. O objetivo é realizar uma transposição de algumas das idéias, conceitos e questionamentos de Hall, tomando como base uma manifestação da cultura popular brasileira, talvez a que mobilize um maior número de pessoas durante todo o ano e que a academia, antes avessa a temas tidos como de baixa cultura , vinha negligenciando, mas já se torna possível trabalhar em um ambiente de pós-graduação: o futebol.

Crianças brincam de bola no bairro de Batho, em Bloemfontein, África do Sul

 

Tendo como cenário este jogo importado da Grã-Bretanha em fins do século XIX, vamos pensar como se percebe o negro dentro deste ambiente. Antes de tudo, aproveitando ainda os ecos da discussão em classe orientada pelas professoras Eneida Leal Cunha e Florentina Souza, vamos pensar o negro não como um ser essencial ou essencializado.

Rejeitamos a idéia de considerar o negro pelo fenótipo, mas sim pela construção que se produz do afro-descendente ou afro-brasileiro com a bola no pé. O futebol é um cenário de como o jogo das culturas, a hegemônica e a popular, pode ser visto em uma constante disputa, na qual as apropriações, deslizamentos de sentido e interpenetrações levam a um resultado fugaz, em constante reconfiguração, a depender da relação de poder que advém da contínua refrega.

O esporte, como toda manifestação cultural, se constrói em um contexto híbrido, no sentido da impossibilidade de se determinar com exatidão os limites de uma e outra instância. O ‘nobre esporte bretão’, como o futebol era chamado nos primórdios, começou como alta cultura, praticada pelos brancos hegemônicos integrantes da burguesia.

O brinquedo caiu no gosto popular 3 quando a bola saía dos primeiros ‘fields’ e os negros pobres apanhavam o chamado ‘balão de couro’ do lado de fora e começavam a bater pontinho, como se diz do ato de manter a redonda equilibrada no ar, sem cair ao chão, enquanto a pessoa toca suavemente com o pé ou a cabeça, em lances sucessivos.

Era vedado aos ex-escravos e seus descendentes a delícia de jogar futebol. Quando o esporte, dentro do campo cultural, necessitou de difusão para se estabelecer, já não era possível deter a vontade desta população que era obrigada a se divertir no improviso de bolas de meia ou bexigas de boi costuradas com algum recheio para dar peso.

Como nova demonstração de como a relação entre culturas hegemônica e popular é intensa e móvel, foi um clube formado por pessoas de pele branca, o Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, quem se dispõs a contratar os primeiros negros.

Fundado e mantido por ricos portugueses emigrantes, o Vasco tornou-se popular ao rejeitar o racismo, enquanto, no mesmo período, os anos 1910/1920, o Fluminense Football Club, era ridicularizado pelos torcedores de outros clubes, com o apelido de ‘Pó-de-arroz’, ainda vigente hoje, por exigir que um jogador mulato chamado Carlos Alberto reduzisse a intensidade do tom escuro de sua pele, ao aplicar doses exageradas de talco, além de usar um gorro estratégico para esconder o cabelo impossível de pentear como o de seus colegas brancos do bairro classe média das Laranjeiras.

Em Salvador, neste mesmo período, o Esporte Clube Ypiranga acolhe artesãos, soldados, comerciários e estivadores negros: escandaliza a alta sociedade baiana do Corredor da Vitória, reduto dos primórdios do futebol baiano.

O resultado é uma crise que culmina na retirada do Sport Club Victoria, representante da alta burguesia, e o fim da primeira Liga de Futebol, chamada ‘Liga dos Brancos’, por alusão à cor da pele dos atletas pioneiros, jovens que resolveram fundar os times baianos para se opor às equipes formadas pelos ingleses, fechados em suas chácaras ou ‘cantonments’.

O primeiro ídolo do futebol baiano, como se convencionou chamar o jogador que se destaca em campo e é capaz de atrair torcedores, foi o negro Apolinário Santan a 5, um dos raros futebolistas homenageados com nome de rua, no bairro do Engenho Velho da Federação, um dos maiores agrupamentos de afro-descendentes de Salvador.

A fama de Popó Baiano, como era conhecido, ultrapassou as fronteiras da Bahia, por sua capacidade de realizar difíceis manobras com a bola nos pés, além de jogar em diversas posições das equipes em que atuou, com destaque para o Ypiranga, tido como o ‘clube do povo’, em conseqüência da adesão dos trabalhadores negros a sua torcida, a maior do Campo da Graça, estádio onde eram realizados os jogos.

O Vitória manteve-se oito anos afastado, por causa da ‘mistura étnica’, enquanto o Esporte Clube Bahia, fundado em 19316, sucede o Ypiranga como o time de maior apelo popular, e acaba por assumir a proposta de tornar-se multiétnico.

No plano nacional, neste jogo de concessões e avanços entre os negros em busca de afirmação e os brancos que se tornavam dirigentes dos clubes, prevalecendo no espaço social de poder, surgiu um craque reverenciado como o maior da época amadorista: Friedenreich, chamado de El Tigre, por sua garra, velocidade e senso de oportunismo.

Filho de uma cozinheira negra com um alemão, escondia o cabelo com uma touca para não deixar que sua etnia fosse reconhecida com facilidade, o que poderia contrariar o mito da eugenia da raça pelo esporte, muito em voga nesta época.

Nos anos 1930/1940, o principal craque do País é um negro, Leônidas da Silva, tido como o maior divulgador da acrobacia chamada ‘bicicleta’, lance espalhafatoso, típico do que se construiu como marca da afro-brasilidade.

A bola vem pelo alto, Leônidas se atira na horizontal, em pleno ar, e estica uma das pernas para a frente, enquanto a outra vem em seguida e alcança a bola com maior força, como se estivesse pedalando ao desafiar a gravidade.

Leônidas é rebelde e torna-se líder dos jogadores, na luta pela afirmação do profissionalismo no futebol. Por jogar apenas por dinheiro, é chamado de mercenário na imprensa e sua vida pessoal vira assunto constante, associado à etnia, como aquele ‘pretinho abusado’, que chegou a ser preso pelo Exército por falsificar a carteira de reservista.

Na busca por construir uma identidade para o País, ou buscar um perfil de nação, autores como Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda tentam dar sua contribuição para identificar o que é Brasil.

No ambiente futebolístico, este papel é desempenhado pelo jornalista Mario Filho, autor de ‘O negro no futebol brasileiro’, um marco na literatura esportiva brasileira, por tentar reconhecer aos afro-descendentes o seu papel na construção da popularidade daquele jogo que já empolga multidões, cria um mercado consistente de produtos e serviços amparado por uma mídia crescente e ensaia dar sua grande contribuição para a construção de uma idéia do que é ser brasileiro.

Esta fantasia tem contra si o mito da mestiçagem como um traço de fraqueza, que o futebol ajudou a construir, graças às seguidas derrotas da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo.

O adolescente negro Pelé e o mestiço Garrincha, portador de uma deficiência física por ter uma perna maior que a outra, um herói que representava bem a idéia de um povo sofrido e ‘ misturado’ etnicamente, foram entronizados como os principais responsáveis por ajudar o Brasil a reforçar sua auto-estima e construir o sentimento de nação capaz de vencer suas dificuldades históricas.

A conquista das Copas de 1958 e 1962 fez o Brasil acreditar, como cantavam as multidões, que ‘com brasileiro não há quem possa’. O negro e o mestiço bateram os louros suecos, os branquíssimos russos e os pálidos franceses, além de terem reinventado o jogo que os ingleses exportaram para o mundo, na bagagem de seus construtores de estradas de ferro e das companhias de gás e energia.

As crônicas de José Lins do Rego, Mario Filho e de Nelson Rodrigue s 9 fortalecem no imaginário do brasileiro a proeza da ‘pátria em chuteiras’, enaltecendo a competência do negro.

Como problemática deste contexto sinuoso, o jeito peculiar de jogar mais alegre, criativo e artístico, associado aos negros, não permaneceu como exclusividade dos mais bem-dotados de melanina.

Os jogadores de pele mais clara também adotaram este estilo, como os exemplos extremos de Tostão, Rivelino, Zico e Falcão, exibindo-se de forma tão ‘negra’ quanto os craques pioneiros, no sentido cultural, prático, vivencial, construído durante os jogos, e não essencialista, de um ‘negro’ original, cuja atribuição criativa, artística, espetacularizada de jogar futebol seria determinada pela cor da pele.

Atualmente, já se observa a aceitação em larga escala, embora não sem ressalvas racistas, de jogadores africanos e brasileiros nos clubes e até seleções da Europa, como a da França, que ganhou a Copa de 1998 com a maioria de jogadores imigrantes de ex-colônias, fortalecendo outra perspectiva oferecida por Hall, quando defende que o pós-colonialismo continua ressignificando situações vivenciadas na época do domínio político dos países do centro do mundo sobre a periferia.

Para se ter uma idéia da expansão do negro nos campos eurocêntricos, grande parte dos contratados para a Liga dos Campeões da Europa deste ano é de países periféricos. O Brasil contribui com 103 jogadores, o que daria para formar 9 dos 32 times. Esta vitória do futebol-arte originalmente ‘negro’, em contraponto ao antes hegemônico futebol-força ‘branco’ da Europa não permite estabelecer com segurança, quem é negro e quem é branco.

O futebol demonstra que não há formas culturais puras: a fórmula é ‘uma e outra’ e não ‘uma ou outra’. Prevalece o hibridismo no espaço social em que os significantes vivem em permanente estado de reelaboração. O resultado é a vitória da diversidade sobre a idéia etnocêntrica de homogeneidade ou autenticidade do ‘negro’ ou do ‘branco’.

Matéria original

+ sobre o tema

Gil, 45 anos depois do AI-5 e prisão: ‘foram momentos de agonia’

Neste dezembro de 2013, os 45 anos do AI-5....

Livro “12 Anos de Escravidão” será lançado no Brasil!

A Editora Companhia das Letras divulgou hoje que publicará...

Mano Brown mostra novidades sobre seu primeiro disco solo

por Mandrake Mano Brown apresenta pela primeira vez,...

Árbitros cruzam os braços contra racismo

Durante partidas pelo Campeonato Gaúcho, árbitros cruzam os braços...

para lembrar

Como transformar Carolina Maria de Jesus em quadrinhos

Entrevista com os autores conta a história do projeto...

A primeira mulher negra a escrever um romance no Brasil

No âmbito das comemorações do Mês da Consciência Negra,...

Série de fotos impressionante retrata o balé empoderando crianças no Quênia

Contra a brutalidade da realidade, a leveza e graça...

Serena Williams ganha e fica a três vitórias de voltar ao n.º1

A tenista norte-americana Serena Williams qualificou-se esta segunda-feira para...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=