Religiosos criticam novo órgão da prefeitura do Rio

Coordenadoria da Diversidade Religiosa tem 19 cargos comissionados

POR DANDARA TINOCO, do O Globo 

Uma Coordenadoria Especial de Respeito à Diversidade Religiosa, ligada à Secretaria municipal da Casa Civil, virou motivo de descrença de alguns líderes religiosos no Rio. Decreto, publicado no Diário Oficial do Município no dia 7, prevê que o órgão atue na “promoção de uma cultura de respeito à livre orientação religiosa” com uma estrutura de 19 cargos comissionados e funções gratificadas, dos quais sete já foram preenchidos. Integrantes da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), organização da sociedade civil, questionam a experiência dos indicados e a falta de diálogo do Executivo com entidades ligadas à área.

Nomeado como coordenador, Erinaldo Almeida Peixoto afirma ter sido escolhido “por uma questão técnica”. Ele é apresentador de um programa da rádio sobre a Baixada Fluminense e era presidente do Partido Republicano Progressista (PRP) de Mesquita até a semana passada. De acordo com o Portal da Transparência da Câmara, o vencimento bruto do cargo é de R$ 10.879,75.

Em carta enviada ao prefeito Eduardo Paes, a CCIR solicita uma audiência para esclarecer alguns pontos do decreto que criou a coordenadoria. No texto, a comissão questiona a formação profissional dos membros escolhidos, suas qualificações para o desempenho das funções e o porquê de não ter havido discussão que “legitimasse a iniciativa”.— Criar uma coordenadoria como essa é positivo, mas estamos preocupados com a forma com que essa política será executada. Não fomos procurados para dialogar. As pessoas cujos nomes já foram publicados não têm histórico de atuação na área — critica o babalaô Ivanir dos Santos.

Em entrevista por e-mail, Peixoto defendeu-se e citou sua formação em ciências sociais pela UFF, com especialização em sociologia e pós-graduação em gestão de recursos humanos. Disse ainda que nunca exerceu cargos políticos e é filiado a um partido “como qualquer brasileiro militante”. Nas redes sociais, Peixoto aparece em fotos saudando integrantes do partido, gravando programas eleitorais, convidando para reuniões.

Coordenador da Comissão Arquidiocesana pelo Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, o padre Fábio de Souza informou que a Arquidiocese do Rio não sabia da criação da coordenadoria.

— Para nós, é um fato novo. Só é importante que possamos coordenar nossos trabalhos, embora ninguém seja obrigado a caminhar junto.

+ sobre o tema

Os orixás protegem

A mãe de santo Conceição d’Lissá resiste à intolerância...

Brasileira muçulmana é atacada com pedrada em São Paulo

Pernambucana foi atingida na perna enquanto andava na rua por...

para lembrar

Mapa da Intolerância Religiosa

O Mapa da Intolerância Religiosa - Violação ao Direito...

Protesto contra decisão de juiz do Rio acontece em Salvador

O Movimento Negro da Bahia realiza, nesta quarta-feira (21/5),...

Fiéis achavam que era encosto. E era asma

Uma mulher de 55 anos morreu após passar mal...
spot_imgspot_img

Ivanir dos Santos é convidado para ser membro do Conselho de Organização no G20 Interfaith Fórum

O Babalawô Ivanir dos Santos, professor e orientador no Programa de Pós-graduação em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ), fundador do...

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=