Renascimento do continente africano em debate no 50. aniversário da UA

Um debate sobre o “Pan-africanismo e renascimento africano” é uma das actividades agendadas para sábado, 25 de maio, em Addis Abeba, no quadro das comemorações do 50º aniversário da criação da Organização da Unidade Africana (OUA), que deu lugar à União Africana (UA).

Um debate sobre o “Pan-africanismo e renascimento africano” é uma das actividades agendadas para sábado, 25 de maio, em Addis Abeba, no quadro das comemorações do 50º aniversário da criação da Organização da Unidade Africana (OUA), que deu lugar à União Africana (UA).

De acordo com o programa, o ponto mais alto da comemoração dos 50 anos da OUA-UA tem lugar esta tarde no Millennium Hall, mas no período da manhã, no Novo Centro de Conferências da União Africana, decorre um debate sobre o “Pan-africanismo e o renascimento africano”, o tema central das actividades alusivas à efeméride.

Antes do acto comemorativo dos 50 anos de existência da União Africana, a presidente da Comissão da organização, a sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma, oferece um almoço aos Chefes de Estado e de Governo presentes e convidados.

Domingo, antes do início da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, decorre a reunião inaugural do Mecanismo de Supervisão da Plataforma de Paz, Segurança e Cooperação para a República Democrática do Congo e a Região dos Grandes Lagos.

O programa inscreve ainda para domingo um “almoço de trabalho de alto nível” sobre o Observatório Africano da SIDA (Aids), enquanto à noite o primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariem Desalegn, oferece um jantar aos Chefes de Estado e de Governo presentes e convidados.

Para as festas dos 50 anos da União Africana estão convidados alguns chefes de Estado e de Governo de países de outros continentes, assim como responsáveis de organizações internacionais.

Cimeira homenageia líderes históricos do pan-africanismo

Panafricanismo na figura de Agostinho Neto

Leia mais sobre os Líderes Africanos

Fonte: Africa 21

+ sobre o tema

Cia Étnica estreia espetáculo inspirado no mito Chica da Silva

No mês em que se comemora a Abolição da...

Beyoncé e Jay-Z lançam novo vídeo “Run” surpresa com participação de astros de Hollywood

Beyoncé e Jay-Z lançam novo vídeo “Run” surpresa com...

OLINDA: Rebele-se contra o Racismo

OLINDA: Rebele-se contra o Racismo

Fesman no Brasil ressalta luta de negros

- Matéria publicada: 19-05-2009 - Fonte: Ministério da Cultura...

para lembrar

Lázaro Ramos viverá guru pop em nova novela

Longe das novelas desde Lado a Lado (Globo, 2012), Lázaro Ramos voltará à...

ABRIL MES DE LA HERENCIA AFRICANA EN HONDURAS DECRETO 330-2002

  INVITACION   La Organización de Desarrollo Étnico...

Propaganda para o Festival de Cacao em Gana

Essa música foi feita para o festival do cacau,...

‘Na África, indaguei rei da minha etnia por que nos venderam como escravos’

"Somos o único grupo populacional no Brasil que não...
spot_imgspot_img

Geledés lamenta o falecimento da promotora e militante Dora Lúcia de Lima Bertulio

A advogada e procuradora Dora Lúcia Bertulio, referência na luta contra o racismo e pelas ações afirmativas no Brasil, fez sua passagem para o...
-+=