Repórter se demite do SBT após fala racista de apresentador

O repórter Rafael Martins, que trabalhava no telejornal Alterosa Alerta, do SBT, pediu demissão nesta quarta-feira após ser constrangido ao vivo pelo apresentador Stanley Gusman, autor de uma fala racista durante o programa.

Do Terra

 

O apresentador Stanley Gusman e o repórter Rafael Martins (Foto: Reprodução/ TV Alterosa/ SBT )

Durante a edição de terça do telejornal, Gusman se referiu ao presidente do instituto Ibope Inteligência, Carlos Augusto Montenegro, fazendo um trocadilho com o sobrenome. “O dono do Ibope se chama Montenegro. Se ele fosse do bem, ia chamar ‘monte branco'”, afirmou.

Visivelmente constrangido, Rafael apenas deu um sorriso sem graça seguido de um “Nossa mãe!”. Em seguida ainda entraram algumas vinhetas “humorísticas” da produção do programa – uma voz gritando “uepa!”, além de um som de bateria, conhecido por ser tocado após uma piada.

Um dia depois, Rafael, que também é deputado estadual, se posicionou e optou pelo desligamento. Veja o comunicado na íntegra:

“Venho a público me manifestar na condição de jornalista e deputado estadual eleito por Minas Gerais. Em 18 anos de carreira na televisão, nunca me senti tão constrangido e desconfortável como na edição desta terça-feira, 09, do Alterosa Alerta, exibido na TV Alterosa, afiliada do SBT. Afirmações racistas, ainda que em tom jocoso, devem ser repudiadas com veemência por todos aqueles que defendem uma sociedade inclusiva, na qual os direitos alcancem indistintamente os cidadãos, e em me encontro entre esses. Em função das declarações do apresentador Stanley Gusman, DECIDI DEIXAR O PROGRAMA ALTEROSA ALERTA no qual atuava como repórter há quase 4 anos. Essa decisão irrevogável é uma clara manifestação de solidariedade a todos os que se sentiram ofendidos pela declaração, entre os quais eu me incluo”.

Vale lembrar que Gusman já havia pedido desculpas pelo episódio anteriormente. o que não evitou a decisão do repórter. Segundo o jornal O Tempo, o apresentador afirmou: “Eu preciso me manifestar sobre o erro que cometi ao comentar o resultado da audiência no início do programa de ontem. Peço humildemente desculpas a quem eu tenha ofendido, estou extremamente constrangido e o episódio tem me feito refletir muito”.

+ sobre o tema

para lembrar

“Só lamento que tenha sido em Manchester e não na Bahia”

Internautas denunciaram, na manhã desta terça-feira (23), o perfil...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

Metade dos casos de racismo acontece onde a vítima trabalha ou mora

Metade dos casos de racismo acontece onde a vítima...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=