Após sucessos de bilheteria como Ray(2004), Bohemian Rhapsody (2018) e Rocketman (2019), chegou a vez de Aretha Franklin ganhar uma cinebiografia musical. A Rainha do Soul foi interpretada por Jennifer Hudson, ganhadora do Oscar e do Grammy, e chega aos cinemas brasileiros em 9 de setembro de 2021.
Usando como plano de fundo o turbulento cenário social e político dos EUA de 1960, o longa acompanha a ascensão da carreira de Aretha Franklin. A história retrata a vida da artista desde criança, quando cantava no coro da igreja, até se tornar um ícone da música, dos direitos civis e dos movimentos em prol das mulheres – trajetória que lhe rendeu 8 Grammy Awards e o título de primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock.
Respect foi escrito e dirigido pela estreante no cinema Liesl Tommy (Mrs. Fletcher, Jessica Jones e Insecure). O elenco inclui Forest Whitaker (Pantera Negra), Marlon Wayans (As Branquelas), Audra McDonald (The Good Fight), Marc Maron (Coringa), Tituss Burgess (Unbreakable Kimmy Schmidt) e Mary J. Blige.
Jennifer Hudson é uma das vozes mais influentes da música contemporânea. Ganhadora de dois Grammys, um Oscar e um Globo de Ouro, Hudson foi escolhida pela própria Aretha para retratá-la no filme da MGM, como contou a atriz em filmagens dos bastidores: “Quando olho para trás em minha carreira, Aretha era minha modelo para tudo. Foi como o destino, de certa forma.”
A trilha sonora do filme saiu em 13 de agosto (data de estreia do longa nos Estados Unidos) e apresentou a abordagem de Hudson em 17 clássicos de Franklin, além da nova canção “Here I Am (Singing My Way Home),” escrita por Jennifer, Carole King e Jamie Hartman; Will.i.am produziu a faixa. As versões da artista estão nos principais serviços de streaming. Veja e ouça a trilha de Respect: A História de Aretha Franklin:
- “There Is A Fountain Filled With Blood”
- “Ac-cent-tchu-ate The Positive”
- “Nature Boy”
- “I Never Loved A Man (The Way I Love You)”
- “Do Right Woman, Do Right Man”
- “Feelgood”
- “Respect”
- “Sweet Sweet Baby (Since You’ve Been Gone)”
- “Ain’t No Way”
- “(You Make Me Feel Like A) Natural Woman”
- “Chain of Fools”
- “Think”
- “Take My Hand, Precious Lord”
- “Spanish Harlem”
- “I Say A Little Prayer”
- “Precious Memories”
- “Amazing Grace”
- “Here I Am (Singing My Way Home)”
A respeito da nova canção, Hudson afirmou: “A música é um personagem vivo neste filme, assim como era na vida da Sra. Franklin. O processo de criação foi como construir a maior homenagem que poderia oferecer ao espírito dela. Foi a última respiração deste projeto extraordinário, feito com total satisfação.”
A música “Respect” utilizada como título do longa, foi lançada em 1967 e é considerada o maior hit da cantora Aretha Franklin. Na época, os movimentos pelos direitos das mulheres ganhavam força no Estados Unidos, e a canção rapidamente conquistou status de hino feminista.
Assista a performance de Jennifer Hudson em Respect: A História de Aretha Franklin:
“Respect” foi originalmente cantado por Otis Redding em 1965, mas com apenas 24 anos Aretha resignificou a mensagem proposta pela música, afirmando que as mulheres eram as desrespeitadas dentro das casas, não os homens. Em 2017, quando o hit completou 50 anos do lançamento, Franklin declarou ao Detroit Free Press: “Não acho ousada [a mensagem da música]. Acho bem natural o fato de todas nós queremos respeito – e deveríamos tê-lo.”
Serviço
Data de estreia: 9 de setembro de 2021
Título: Respect: A História de Aretha Franklin
Duração: 100 min
Gênero: Biografia
Distribuidora: Universal
Assista ao trailer de Respect: A História de Aretha Franklin: