Respect: A História de Aretha Franklin – estreia, elenco, trailer, escolhas e tudo que você precisa saber

Cinebiografia Respect: A História de Aretha Franklin chega aos cinemas brasileiros em 9 de setembro de 2021

Após sucessos de bilheteria como Ray(2004), Bohemian Rhapsody (2018) e Rocketman (2019), chegou a vez de Aretha Franklin ganhar uma cinebiografia musical. A Rainha do Soul foi interpretada por Jennifer Hudson, ganhadora do Oscar e do Grammy, e chega aos cinemas brasileiros em 9 de setembro de 2021.

Usando como plano de fundo o turbulento cenário social e político dos EUA de 1960, o longa acompanha a ascensão da carreira de Aretha Franklin. A história retrata a vida da artista desde criança, quando cantava no coro da igreja, até se tornar um ícone da música, dos direitos civis e dos movimentos em prol das mulheres – trajetória que lhe rendeu 8 Grammy Awards e o título de primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock.

Respect foi escrito e dirigido pela estreante no cinema Liesl Tommy (Mrs. Fletcher, Jessica Jones e Insecure). O elenco inclui Forest Whitaker (Pantera Negra), Marlon Wayans (As Branquelas), Audra McDonald (The Good Fight), Marc Maron (Coringa), Tituss Burgess (Unbreakable Kimmy Schmidt) e Mary J. Blige.

Jennifer Hudson é uma das vozes mais influentes da música contemporânea. Ganhadora de dois Grammys, um Oscar e um Globo de OuroHudson foi escolhida pela própria Aretha para retratá-la no filme da MGM, como contou a atriz em filmagens dos bastidores: “Quando olho para trás em minha carreira, Aretha era minha modelo para tudo. Foi como o destino, de certa forma.”

A trilha sonora do filme saiu em 13 de agosto (data de estreia do longa nos Estados Unidos) e apresentou a abordagem de Hudson em 17 clássicos de Franklin, além da nova canção “Here I Am (Singing My Way Home),” escrita por JenniferCarole King e Jamie HartmanWill.i.am produziu a faixa. As versões da artista estão nos principais serviços de streaming. Veja e ouça a trilha de Respect: A História de Aretha Franklin:

  1. “There Is A Fountain Filled With Blood”
  2. “Ac-cent-tchu-ate The Positive”
  3. “Nature Boy”
  4. “I Never Loved A Man (The Way I Love You)”
  5. “Do Right Woman, Do Right Man”
  6. “Feelgood”
  7. “Respect”
  8. “Sweet Sweet Baby (Since You’ve Been Gone)”
  9. “Ain’t No Way”
  10. “(You Make Me Feel Like A) Natural Woman”
  11. “Chain of Fools”
  12. “Think”
  13. “Take My Hand, Precious Lord”
  14. “Spanish Harlem”
  15. “I Say A Little Prayer”
  16. “Precious Memories”
  17. “Amazing Grace”
  18. “Here I Am (Singing My Way Home)”

A respeito da nova canção, Hudson afirmou: “A música é um personagem vivo neste filme, assim como era na vida da Sra. Franklin. O processo de criação foi como construir a maior homenagem que poderia oferecer ao espírito dela. Foi a última respiração deste projeto extraordinário, feito com total satisfação.”

A música “Respect” utilizada como título do longa, foi lançada em 1967 e é considerada o maior hit da cantora Aretha Franklin. Na época, os movimentos pelos direitos das mulheres ganhavam força no Estados Unidos, e a canção rapidamente conquistou status de hino feminista.

Assista a performance de Jennifer Hudson em Respect: A História de Aretha Franklin:

“Respect” foi originalmente cantado por Otis Redding em 1965, mas com apenas 24 anos Aretha resignificou a mensagem proposta pela música, afirmando que as mulheres eram as desrespeitadas dentro das casas, não os homens. Em 2017, quando o hit completou 50 anos do lançamento, Franklin declarou ao Detroit Free Press: “Não acho ousada [a mensagem da música]. Acho bem natural o fato de todas nós queremos respeito – e deveríamos tê-lo.” 

Serviço

Data de estreia: 9 de setembro de 2021
Título: Respect: A História de Aretha Franklin
Duração: 100 min
Gênero: Biografia
Distribuidora: Universal

Assista ao trailer de Respect: A História de Aretha Franklin:

+ sobre o tema

Mano Brown responde a Lobão

Lançando o livro Manifesto do Nada na Terra do...

Mulher nigeriana lança rede de TV de entretenimento

Uma mulher que pode ser considerada a Oprah Winfrey africana...

Representação de negros nos quadrinhos segue estereótipos, revela pesquisa

Existe estereotipização na forma como os negros são retratados...

‘No Brasil, o preconceito aparece como um vírus’, declara Taís Araújo para revista

O jornalista Lauro Jardim escreveu há uma semana na Veja que a Fifa teria preterido Camila...

para lembrar

Kathleen Battle

Kathleen Battle nasceu em 13 de agosto de 1948...

A iluminada Billie Holiday e outros jazzistas lendários

"Se eu for cantar como outra pessoa, então eu...

Valeu Demais – Leci Brandão

Leci Brandão nasceu no dia 12 de setembro de...
spot_imgspot_img

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...

Conselho Universitário da Unicamp aprova título de Doutores Honoris Causa para Racionais MC’s no marco dos 50 anos do Hip-hop

No marco dos 50 anos do Hip-hop, este movimento que vem transformando as perspectivas da juventude negra, pobre e periférica em todo o mundo,...

Reggae: ritmo jamaicano sofreu preconceito até ter reconhecimento

A cidade de São Luís tem motivos para comemorar: aos 411 anos, a capital maranhense foi agraciada com o título de capital nacional do reggae, concedida por lei. Mas...
-+=