domingo, novembro 27, 2022
InícioQuestão RacialCasos de RacismoResposta social contundente contra o racismo

Resposta social contundente contra o racismo

 

 

A mensagem em Twitter dum dirigente racista provoca uma grande e imediata resposta popular nas redes sociais: “Eu sou uma nova catalã: Sr Anglada, pode ir embora quando quiser”.


Os comentários racistas de Josep Anglada, líder da polémica Plataforma per Catalunya (PxC) e vereador da câmara municipal de Vic, na passada quinta-feira (2), geram uma contundente resposta nas redes sociais e meios de comunicação. Na sua mensagem, junto à foto duma criança preta vestindo a bandeira da Catalunha, disse “Estamos feitos. Se estes hão ser os novos catalães, eu vou embora da Catalunha. Primeiro os da casa!”.

Como resposta, diferentes imagens de crianças catalãs pretas, mães e pais, com o texto “Eu sou uma nova catalã: Sr Anglada, pode ir embora quando quisser” (e similares), espalharam com rapidez na rede e deixaram em ridículo o responsável do partido xenófobo.

O político de extrema-direita já tinha feito um chio racista 24 horas antes quando escreveu (tradução literal) “É foda! Dous dos quatro primeiros bebés do ano na Catalunha são imigrantes. Primeiro os de casa!”. As mensagens racistas foram rapidamente criticadas e outro político, Àngel Colon (CDC) expressou a sua vontade de investigar formalmente se Anglada tinha cometido algum delito com essas palavras.

A família e amigos da criança na foto inicial encetaram de imediato uma campanha que tem feito circular de forma maciça respostas contra Anglada através da etiqueta #socunnoucatala

O portal de notícias Vilaweb indicou no domingo (5) que Mireia Riera, mãe do rapaz fotografado, explicava as suas impressões olhando o seu filho no chio de Anglada e a decisão de denunciar os factos perante a justiça “para mostrar, mais uma vez, que há razões avondo para ilegalizar este partido”. Mireia Riera inclui, aliás, uma carta aberta no seu perfil de Facebook.

 

 

Fonte: Diário Liberdade

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench