Resposta social contundente contra o racismo

 

 

A mensagem em Twitter dum dirigente racista provoca uma grande e imediata resposta popular nas redes sociais: “Eu sou uma nova catalã: Sr Anglada, pode ir embora quando quiser”.


Os comentários racistas de Josep Anglada, líder da polémica Plataforma per Catalunya (PxC) e vereador da câmara municipal de Vic, na passada quinta-feira (2), geram uma contundente resposta nas redes sociais e meios de comunicação. Na sua mensagem, junto à foto duma criança preta vestindo a bandeira da Catalunha, disse “Estamos feitos. Se estes hão ser os novos catalães, eu vou embora da Catalunha. Primeiro os da casa!”.

Como resposta, diferentes imagens de crianças catalãs pretas, mães e pais, com o texto “Eu sou uma nova catalã: Sr Anglada, pode ir embora quando quisser” (e similares), espalharam com rapidez na rede e deixaram em ridículo o responsável do partido xenófobo.

O político de extrema-direita já tinha feito um chio racista 24 horas antes quando escreveu (tradução literal) “É foda! Dous dos quatro primeiros bebés do ano na Catalunha são imigrantes. Primeiro os de casa!”. As mensagens racistas foram rapidamente criticadas e outro político, Àngel Colon (CDC) expressou a sua vontade de investigar formalmente se Anglada tinha cometido algum delito com essas palavras.

A família e amigos da criança na foto inicial encetaram de imediato uma campanha que tem feito circular de forma maciça respostas contra Anglada através da etiqueta #socunnoucatala

O portal de notícias Vilaweb indicou no domingo (5) que Mireia Riera, mãe do rapaz fotografado, explicava as suas impressões olhando o seu filho no chio de Anglada e a decisão de denunciar os factos perante a justiça “para mostrar, mais uma vez, que há razões avondo para ilegalizar este partido”. Mireia Riera inclui, aliás, uma carta aberta no seu perfil de Facebook.

 

 

Fonte: Diário Liberdade

 

+ sobre o tema

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da...

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=