Resultado do Prêmio da Igualdade Racial

Fonte: CriarBrasil –

Foram quase dois meses de inscrição para o Prêmio da Igualdade Racial, promovido pelo Criar Brasil e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir. Projetos de todo o país puderam se inscrever e contar um pouco sobre sua iniciativa de combate às desigualdades raciais, de luta pela cidadania e por melhores condições de vida da população negra.

 

Foram 75 inscrições de 13 estados mais o Distrito Federal, contemplando as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. O estado com maior representatividade foi o Rio de Janeiro com 27 iniciativas, seguido de Bahia, com 10 e São Paulo, também com 10. O Rio Grande do Sul teve 7 inscrições; Minas Gerais, 5; Mato Grosso, 3; Alagoas, 3; Goiás, 2; Ceará, 2; Santa Catarina, 2; Espírito Santo, 1; Rio Grande do Norte, 1; Tocantins, 1 e Distrito Federal, 1.

 

Tantos projetos, tantas histórias, tantos movimentos representados. A qualidade do material recebido impressiona. Foram iniciativas de inúmeras naturezas, com diferentes enfoques atuando nas mais diversas áreas. Os jurados, indicados pela Seppir – Lúcia Xavier, Edialeda Salgado Nascimento e Walter Silvério – tiveram a difícil tarefa de escolher as cinco iniciativas que melhor atendiam aos critérios indicados no edital. Em reunião conjunta realizada na sede do Criar Brasil, no dia 23 de julho de 2009, o corpo de jurados decidiu por consenso as seguintes vencedoras, em ordem de inscrição:


* Centro Aplicado de Pesquisa em Educação Multi-étnica – Capem – Duque de Caxias – RJ
* Ori Inu – A cabeça de Dentro – Porto Alegre – RS
* Família Alcântara Coral – João Monlevade – MG
* Pré -Vestibular Quilombola – Vitória da Conquista – BA
* Projeto Criança Capoeira Esporte e Cultura – Arraias – TO

 

Os jurados ainda indicaram três menções honrosas. Essas iniciativas, apesar de não receberem premiação em dinheiro, vão ganhar um espaço especial no material impresso, a ser publicado no final do projeto. São elas:


* Projeto Oku Abo – Rio de Janeiro – RJ
* República do Samba – Rio de Janeiro – RJ
* Pré-Vestibular Steve Biko – Salvador – BA

 

O próximo passo é ir a campo. Entre agosto e setembro uma equipe do Criar Brasil vai visitar os projetos vencedores para colher material em áudio, foto, texto e vídeo sobre as iniciativas. Esse material vai servir de base para que os jurados possam definir a classificação dos vencedores, que será divulgada no site do Criar Brasil no dia 27 de outubro de 2009.

 

As informações também serão utilizadas para a produção de cinco programas de rádio sobre cada uma das iniciativas escolhidas e para compor uma cartilha com o objetivo de documentar e dar visibilidade às iniciativas que buscam a igualdade racial em todo o país.

A premiação, o lançamento dos programas de rádio e da cartilha vão acontecer num evento a ser realizado no fim do projeto, com data e local a serem definidos pela equipe do Prêmio.

 

Queremos agradecer a todos os projetos que participaram dessa iniciativa. Nosso mais sincero agradecimento e votos de sucesso para vocês que lutam diariamente por um Brasil mais justo e de igualdade racial.

 

 

Saiba mais sobre o projeto

 

Divulgar e premiar iniciativas que auxiliam na redução das desigualdades raciais e desempenhem papel de luta pela cidadania e por melhores condições de vida da população negra: esse é o objetivo do Prêmio da Igualdade Racial, promovido pelo Criar Brasil e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir.

 

A ideia é divulgar e, com isso, auxiliar na replicação de iniciativas que promovam uma cultura não-discriminatória através de atividades que assegurem à população, independente de sua cor, o exercício pleno de cidadania. Para isso foi realizado um mapeamento prévio sobre projetos e ações que buscam a igualdade racial no Brasil com foco na população negra. Além disso, foram abertas inscrições para uma seleção que vai escolher os cinco projetos mais expressivos na redução das desigualdades raciais. As inscrições aconteceram do dia 27 de abril a 15 junho. Além da ficha de inscrição, os candidatos enviaram um portfólio, através de CD ou DVD, contendo material de texto, áudio, fotos ou vídeos sobre o perfil da iniciativa. O resultado da seleção sairá no dia 27 de julho. As iniciativas estão em fase de análise e serão escolhidas por um corpo de jurados que representa o movimento negro, indicado pela Seppir: Lúcia Xavier, Edialeda Salgado Nascimento e Walter Silvério.

 

Após a divulgação do resultado, o Criar Brasil vai visitar esses projetos para fazer o registro em foto, vídeo e áudio. O material servirá como base para a produção de programas radiofônicos, que serão distribuídos para 400 rádios comunitárias e educativas e disponibilizados pela internet. Além disso, os registros vão endossar uma publicação impressa, que tem como objetivo documentar e dar visibilidade às iniciativas que buscam a igualdade racial em todo o país. Os cinco escolhidos receberão ainda um prêmio em dinheiro, que varia entre dois e três mil reais.

 

Ao final do projeto será realizado um evento no Rio de Janeiro onde os vencedores receberão os prêmios e serão lançados os programas de rádio e a publicação impressa.

 

Matéria original: Resultado do Prêmio da Igualdade Racial

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Por conta de impasse, entre o MEC e Secretária da Educação, aluno pode perder vaga na universidade

      Um impasse entre o Ministério da Educação (MEC) e...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=