A gripe suína sem black-tie exige velhos acertos de contas

Fonte: O Tempo –

Há leitos inativos suficientes para suprir a demanda

por: Fátima de Oliveira

O governo Lula navega bem na atenção à gripe suína. Preparou-se para tanto: Plano de Contingência para a Pandemia Influenza (2005). A PBH tem sido exemplar no gerenciamento local da pandemia, mas há muita quilometragem a vencer.

Do lugar de cumpridora de normas sanitárias, coordenando o plantão de 27 de abril, quando a biossegurança da UFMG comunicou, na metade da manhã, que receberíamos os dois primeiros casos suspeitos de gripe suína, não tive dúvidas: acionei o jamais usado “protocolo gripe aviária”. Foi automático, parecia rotina!

O protocolo de atenção à gripe aviária foi definido pelo Ministério da Saúde (MS) em 2005. Investiu uma fortuna numa anunciada epidemia, que não veio. Dinheiro jogado fora? Desde quando prevenção não é investimento responsável? Foi uma cartada de mestre do MS, e Beagá respondeu com prontidão ao investimento preventivo.

Neurônios a mil, consultei o gerente administrativo. Convictos de que “quem não tem cão caça com gato”, acionamos a portaria e o andar reservados à gripe aviária. Relembramos o fluxo aos funcionários e ao Samu. Eis a diferença do investimento numa instituição que tem lastro, memória, convicção e honra de ser um patrimônio do povo mineiro: enquanto o MS na TV anunciava reunião para estabelecer condutas, o Hospital das Clínicas da UFMG agia de modo acertado, o mesmo definido depois pelo MS: acionou o protocolo de gripe aviária para abrigar gripe suína.

O cotidiano de urgências e emergências é mais ágil que os níveis centrais de decisão. Tem o papel de responder com prontidão ao inesperado, segundo os cânones da biossegurança. O MS podia esperar até um dia. Não chegam doentes à sua porta! No olho do furacão, defendemos que só a autoridade sanitária municipal autorizasse uma internação. Não se justificava transformar a epidemia num palco de egos. BH tem gestão plena do SUS, detém autoridade moral e política para responder às epidemias!

Reeditando o conceito de cordão sanitário, pronto-atendimentos e pronto-socorros não são locais de eleição para atender a epidemia no estágio em que ela se encontrava: sem transmissão sustentada. Para que instalar o pânico e aprofundar o caos das urgências e emergências? Cabia à PBH fazer o que fez, com rara competência: equipes volantes de triagem e atenção domiciliar, que receberam reforços e nova feição com os ambulatórios de H1N1 influenza A do Hospital das Clínicas e Eduardo de Menezes, de domingo a domingo. E novas medidas similares virão.

Com absoluta honestidade intelectual: a Secretaria de Saúde de BH e a de Minas pautaram a diferença numa epidemia que rapidamente virou pandemia, cuja evolução é uma incógnita. Os vírus da gripe são capazes de mutações inimagináveis. Surfamos bem na primeira onda. Superar as outras (e elas virão!) exige que urgências e emergências tenham retaguarda para drenar casos, de qualquer doença, que exigem internação. Beagá – desde pimentéis eras – e seu entorno, a Grande BH, com muitas prefeituras abaixo da crítica, vivem um déficit abissal de leitos de apoio hospitalar para a demanda das urgências e emergências. Eis o gargalo que pode nos abater na epidemia!

Em Beagá há leitos inativos suficientes para suprir a demanda; concretamente existem, mas não estão credenciados pelo SUS! É hora de o Conselho Municipal de Saúde agir com brios e autonomia: definir prioridades segundo as circunstâncias, desde já. É o seu papel. Ou vai amarelar na epidemia?

Matéria original: A gripe suína sem black-tie exige velhos acertos de contas

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

PV veta candidatura de João Jorge

O diretor do Olodum e mestre em Direito pela...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

O que diz um jovem líder dos protestos que a Veja identificou e depois esqueceu

Matheus Pries, do MPL, falou do espírito das manifestações...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=