RETRATO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO E RAÇA – IPEA

RETRATO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO E RAÇA – 3ª EDIÇÃO

Análise preliminar dos dados

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

 Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher

Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

 

Apresentação

O presente documento apresenta uma análise preliminar de dados da 3ª edição do Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, estudo elaborado pelo Ipea desde 2005 com informações sobre a situação social brasileira sob a ótica dos dois determinantes principais das desigualdades existentes em nosso país.

A terceira edição completa apresentará os dados das Pnads de 1993 a 20071 sobre diferentes temáticas, com o recorte de sexo e de raça. Desta forma, será produzida uma série de cerca de 200 tabelas, disponibilizadas em Microsoft Excel, que retratam a realidade de brancos, negros, homens e mulheres em nosso país, e as mudanças ocorridas na última década. Os temas abordados são:

População; Chefia de família; Educação; Saúde; Previdência e assistência social; Mercado de trabalho;

Trabalho doméstico remunerado; Habitação e saneamento; Acesso a bens duráveis e exclusão digital;

Pobreza, distribuição e desigualdade de renda; e Uso do tempo.

Neste documento preliminar, os números se referem até a PNAD 2006 e faz um recorte inédito nos microdados para traçar um perfil das desigualdades brasileiras a partir das variáveis gênero e raça/cor.

As duas maiores novidades da 3ª edição – além de uma nova seleção de tabelas e de aprimoramentos na apresentação dos dados – são a inserção das tabelas sobre assistência social, que trazem informações sobre os benefícios assistenciais recebidos pelas famílias brasileiras; e o bloco sobre uso do tempo, com informações sobre afazeres domésticos e tempo gasto no percurso para o trabalho2.

Este é um tema já abrangentemente pesquisado em outros países e que começa a ser incorporado à agenda pública no Brasil, sendo uma das questões a serem pesquisadas pelo IBGE nos próximos anos, após a reformatação das pesquisas domiciliares.

-+=
Sair da versão mobile