Reunião debate ensino da cultura afro-brasileira nesta terça-feira em Londrina

Por: Pauline Almeida

Uma reunião será realizada para debater a melhoria e a concreta implementação do estudo da cultura afro-brasileira pelos alunos de Londrina. O Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo vai realizar o quinto encontro de 2012 nesta terça-feira (18), às 9h, na sala de reuniões da Central de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público do Estado do Paraná.

O objetivo é debater as ações de implementação da Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação com intuito de incluir no currículo da rede de ensino a história e cultura afro-brasileira. De acordo com a gestora pública de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fátima Beraldo, a prefeitura de Londrina realizou, em março deste ano, o primeiro debate sobre as ações de combate à discriminação racial.

“Após o encontro de enfrentamento ao racismo, o Ministério Público criou o GT Racismo do qual a prefeitura faz parte. Na próxima reunião, escolas municipais e estaduais vão expor os trabalhos que estão sendo feitos com o propósito de divulgar a cultura e a história afro-brasileira e vamos debater novas ações contra o racismo. É importante lembrar que em 2013 a lei completa dez anos e o grupo encaminhará o balanço sobre os desafios e os avanços realizados nessa área”, disse.

Haverá também exposição dos trabalhos realizados pelo Colégio Estadual Marcelino Champagnat; pelo Centro Municipal de Educação Infantil Marizia Carli Loures e pela Escola Municipal Zumbi dos Palmares.

A reunião vai acontecer na Avenida Duquede Caxias, 620, no Centro Cívico.

 

Fonte: Londrina.odiario

+ sobre o tema

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV

Truvada, do laboratório Gilead Sciences, foi autorizado por agência...

Livro sobre espetáculo Cabaré da Raça é lançado

Cartão de visita da companhia negra de maior...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

UFMG promove colóquio sobre quilombos e educação

Conversas sobre quilombos e educação é o tema...

Reaja ou será morta! Uma Campanha para além da conjuntura.

  Com palavras fortes e posturas sem vacilações,...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=