Reveillon da crise

por, Mauricio Pestana enviado pra o Portal Geledes

Diz um velho amigo baiano Zulu Araújo, que uma das verdades mais absolutas deste país e que tudo começa na Bahia ou como diz Gilberto Gil em verso e prosa primeira missa, primeiro pelourinho , primeiro índio abatido também que Deus sei que Deus dá.

Ouso discordar e dizer que principalmente nossas maiores mazelas contemporâneas começam na segunda capital do Brasil, Rio de Janeiro: primeiro arrastão , primeira organização criminosa em presídios, primeiro governador encarcerado e agora primeiro prefeito de uma grande capital da universal  que Deus deu que Deus dá.
Essa entrada de ano me rendi as encantadoras propagandas globais e fui assisti de perto os fogos de artifício mais badalados do país, os da areia de Copacabana onde pude reforçar minha tese.
No reveillon da crise o palco principal e único, foi montado é claro na praia ao lado do Copacabana Palace paraíso da elite nacional e estrangeira que podiam assistir de camarote além dos shows os fogos lançados principalmente de um transatlântico ancorado mar a dentro .
Do outro lado da rua na praia uma burguesia decadente eram atendidos por serviçais e ambulantes quase todos negros como nos 380 anos de escravização, a aparente calma e falsa alegria regada a muita bebida alcoólica só era interrompida quando um ou outro arrastão de moleques quase todos pretos corriam em meio a turistas quase todos brancos, cenas de um reveillon longe de passar nos “dóceis e pacíficos lares globais “no reveillon da crise moral, econômica e política brasileira.

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

para lembrar

Número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno aumenta 31,5% no país

Candidatas alcançaram posto em 663 cidades, mas apenas uma...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Michelle Obama faz discurso de despedida emotivo na Casa Branca

'Ser primeira-dama foi a maior honra da minha vida',...

Mano Brown e Iceblue gravam com Fernando Haddad

por Walber Silva O candidato a prefeitura de São...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=