Rindo do quê?

A morte se anuncia quando paramos de rir. Meu pai foi um sujeito de várias risadas. Ele tinha o humor da provocação. Quando tudo soava calmo ou careta demais, ele soltava uma frase ou fazia um gesto para bagunçar o coreto. Mesmo sem ter lido o poeta Torquato Neto (1944 -1972), papai fazia acontecer os versos: Vai bicho desafinar / o coro dos contentes. Só quando a doença se apossou é que seu riso desapareceu. O fim do humor foi o sinal inequívoco de que ele estava indo.

Por  Fernanda Pompeu, do Yahoo 

No meu círculo de amigos, há muitos naturalmente engraçados, da estirpe que abre a boca e já estamos rindo. Divertidos na hora que contam qualquer coisa, no momento que observam pequenos e grandes fatos do mundo. No entanto, acho que a maioria das pessoas tem humor mais discreto. Semelhante ao meu. Ninguém me descreve A Fernanda é uma pessoa engraçada. Ao primeiro contato, sou do tipo sério, para evitar dizer sisuda ou casmurra.

Na medida que rolaa convivência, consigo até provocar boas risadas. O que me faz pensar que passamos, de fato, a conhecer alguém quando percebemos seu humor. O primeiro riso desmonta opé-atrás. Talvez porque o humor nos humaniza. Ele nos recorda que somos relativos, contraditórios e fundamentalmente finitos. Entre os meus sobrinhos, um deles, descaradamente o mais reservado, tem um humor fino e arguto. Pois os humores, como as piadas, têm suas classificações.

Assim, há o humor de botequim, de salão, do Congresso Nacional, de esquina, de programa de TV, de livro. Até humor de velório. Mas o mais certeiro deles, na minha observação, é o auto-humor. Rir de si mesmo é sábio, terapêutico e divertido! Pois a gente costuma praticá-lo ao reconhecer um erro. Quando nos enganamos, trocamos nomes, embaralhamos intinerários. São situações em que a culpa se torna risível.

No início deste ano, cheguei ansiosa e esbaforida para dar uma oficina de escrita. Dei de cara com o Centro Cultural fechado. O segurança se espantou Nunca abrimos às segundas-feiras! Fiz cara indignada Mas estava marcado para hoje, dia 26! O segurança Impossível, senhora! Daí resolvi conferir na programação afixada na porta. Havia me atrapalhado. Minha oficina estava agendada para o 26 do mês seguinte.

Meu corpo relaxou, o espírito desarmou: Ah, seu guarda, errei. A oficina é daqui 30 dias. Deveria ter trazido uma mochila com roupas, cobertor e escova de dentes. Voltei para pegar o carro às gargalhadas. Lembrei que a correria do dia e o trânsito insano haviam sido em vão. Que erro, Fernanda! Que história ridícula! Ótima para compartilhar.

+ sobre o tema

Inatividade contra o racismo pode custar caro ao Facebook

A falta de atividade contra o racismo e o...

O Brasil visto através da MPB

A professora Liv Sovik lança "Aqui Ninguém É Branco",...

Copie você mesmo – Por: Fernanda Pompeu

Começo esta crônica para o Mente Aberta citando...

Quem está pior, a economia ou o jornalismo?

Quem acompanha a situação da economia pelos jornais vê...

para lembrar

A vida feita a lápis

Por: Fernanda Pompeu Ter opiniões fortes é apreciável. Uma pessoa com...

Sem depois

Passados os 50 anos do golpe militar a coluna...

Cheguei!

Neste outubro de 2015, completo 60 anos. Ou os 60...

Saias educadas

Por séculos predominou no mundo a concepção de que...

Fátima Oliveira dos 1000 Legados

Temos trabalho e prazer para muitas gerações Por Fernanda Pompeu em seu blog  Em 2005, tive a honra e o prazer de entrevistar a médica Fátima Oliveira (1953-2017)....

A vida é raçuda

Alvorada Acordar cedo é fonte de sofrimento para Celina Macunis. Toda vez que é obrigada a sair da cama antes das 10, vivencia a espantosa...

Luiza Bairros (1953-2016)

Morreu no 12 de julho 2016 a grande Luiza Bairros. Ela foi de tudo: ativista, professora, ministra. Gaúcha e baiana. O texto que segue...
-+=