RIO DE JANEIRO: Rio antecipa comemorações do Dia da Consciência Negra

Fonte: Terra –

 

As comemorações do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) começam hoje (16), no Rio de Janeiro, com uma série de eventos musicais, palestras, exibição de filmes e apresentações de dança. As atividades se estendem até o fim do mês, em pontos da zona norte e do centro, e marcam a data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o mais conhecido núcleo de resistência negra à escravidão no país.

O Centro Coreográfico da Cidade, na Tijuca, abre a semana com exibições de filmes, aulas de dança afro e debates com professores da casa. Além da participação do dançarino Delegado, conhecido passista da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, o ponto alto da agenda é o 1º Fórum de Dança e Cultura Afro-brasileira, de quinta (19) à sábado (21), que trará personalidades e especialistas da temática.

Para quem se interessa por fotografia, o Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola, também na Tijuca, abre amanhã (17) a mostra Nossa Gente, do fotógrafo negro Januário Garcia. Paralelamente, o espaço estreia a série Depoimentos Cariocas, que entrevista o cantor e compositor Arlindo Cruz. Para este evento, os ingressos custam R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia.

Para os amantes de cinema, a sugestão é conferir a “trilogia negra”, de Cacá Diegues no Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa, no centro, a partir da sexta-feira (20). Os filmes Gamba Zumba, Quilombo e Xica da Silva serão exibidos em três sessões diárias, até o domingo (29). A mostra marca a inauguração da sala de cinema do centro com 80 lugares e tem entrada franca.

Um dos organizadores das atividades, Carlos Alberto Medeiros, à frente da Coordenadoria da Igualdade Racial do município diz que o objetivo das atividades é lembrar a contribuição de africanos e de afrodescendentes na sociedade brasileira. “É preciso colocar isso em relevo”, afirmou. Para o próximo ano, ele promete ampliar os eventos para mais bairros da capital.

Outras mostras, debates e apresentações na capital e em comunidades quilombolas do estado são realizadas com apoio do governo estadual desde o início do mês. No Dia da Consciência Negra, a programação começa às 6h30 com a lavagem do Busto de Zumbi, na Praça 11, no centro do Rio, por integrantes do afoxé Filhos de Gandhi, e se estende até as 19h, com shows de Arlindo Cruz, da bateria da Mangueira e da Acadêmicos do Cubango.

Matéria original

+ sobre o tema

Militantes relembram escravidão no maior ponto de tráfico de pessoas na África

Ato ocorreu na abertura da conferência pan-africanista, realizada por...

Contos Valentes – Histórias infantis pretas

“Contos Valentes – Histórias infantis pretas”, é um projeto...

Will Smith diz que não imaginava ser indicado ao Oscar por ‘King Richard’

Will Smith estava acabando de acordar, "bem cedinho" na...

para lembrar

Zenaide Zen – Olorun Kosi pu re. Que Olorun mantenha seu espírito em paz

É com grande tristeza que recebemos a notícia do...

Filme – I Wanna Dance With Somebody: A História de Whitney Houston (2022)

I Wanna Dance with Somebody: A História de Whitney Houston é...

O Jovem Mandela: Jardineiros e suas searas

No 95º aniversário de Nelson Mandela, um presente da...
spot_imgspot_img

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...
-+=